Casa Haras / Cinco Sólidos

Casa Haras / Cinco Sólidos - Imagem 2 de 29Casa Haras / Cinco Sólidos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, MadeiraCasa Haras / Cinco Sólidos - Imagem 4 de 29Casa Haras / Cinco Sólidos - Imagem 5 de 29Casa Haras / Cinco Sólidos - Mais Imagens+ 24

Rionegro, Colômbia
Mais informaçõesMenos informações
Casa Haras / Cinco Sólidos - Imagem 2 de 29
© Monica Barreneche

Nesta casa, a luz e a arquitetura dialogam diariamente. Um lugar onde materiais nobres e espacialidades generosas honram a beleza do simples.

Casa Haras / Cinco Sólidos - Imagem 4 de 29
© Monica Barreneche

Uma evidente admiração pela arquitetura monumental e brutalista abriu a conversa e a possibilidade criativa entre o estúdio de arquitetura antioqueño Cinco Sólidos e quem habita esta casa de campo de 780m2 nas montanhas colombianas. “Ficou claro desde o início que a intenção era que a própria casa funcionasse como uma escultura. Decidimos manter o desenho o mais limpo possível para que, ao ampliá-lo para grandes volumes, a materialidade não nos limitasse”, afirma María José Fernández, cofundadora do estúdio.

Casa Haras / Cinco Sólidos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Monica Barreneche

Embora a geometria do projeto seja percebida como básica ou elementar, não o é em sua dimensionalidade nem em seus detalhes construtivos. De uma perspectiva aérea, dois volumes retangulares se sobrepõem criando uma simetria em que os telhados são tratados com a mesma relevância de uma fachada frontal. "Poucas vezes se pensa o design de cima para baixo, o que pode resultar em descuidos tanto na visualização quanto nos acabamentos, por isso, quisemos revesti-los com pedras naturais de rio para dar a mesma relevância das suas outras quatro fachadas", acrescenta María José.

Casa Haras / Cinco Sólidos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Madeira
© Monica Barreneche

De baixo e de fora, o objetivo de manter um design simples se evidencia na seleção dos materiais: aço, alumínio nas fachadas e concreto. Uma proposta que delimita o interior do exterior, assegurando a intimidade da vida interna da casa. Essa privacidade desaparece ao cruzar o portal de entrada, onde a sensação de solidez volumétrica, própria da arquitetura de tons brutalistas, se desvanece dentro de um espaço etéreo.

Casa Haras / Cinco Sólidos - Imagem 5 de 29
© Monica Barreneche
Casa Haras / Cinco Sólidos - Imagem 13 de 29
© Monica Barreneche
Casa Haras / Cinco Sólidos - Fotografia de Interiores, Dormitório, Madeira, Iluminação, Cama
© Monica Barreneche

"A comunicação fluida entre todos estabeleceu uma base de confiança que se refletiu na integridade deste projeto. Nem todos se arriscam a viver entre muros, pisos e tetos de concreto”, afirma o estúdio de arquitetura. Nesse contexto, a decisão de revestir a imponente escada em caracol, o pilar adjacente, a porta e os closets ocultos da entrada com chapa de carvalho americano mostrou-se especialmente acertada: além de enquadrar os volumes paralelos, o material introduz uma sensação de acolhimento ao interior. Esse calor é intensificado pela curadoria de mobiliário do Studio KP2, em colaboração com Cinco Sólidos, bem como pelas texturas dos tapetes de grande formato em algodão e pelas cortinas de linho nos dormitórios.

Casa Haras / Cinco Sólidos - Fotografia de Interiores
© Monica Barreneche
Casa Haras / Cinco Sólidos - Imagem 22 de 29
© Monica Barreneche

No primeiro contato com o interior, uma ampla sala com pé-direito duplo se abre tanto para dentro quanto para fora, articulando toda a zona social. Esse espaço reúne diferentes momentos de convivência: uma sala de jantar para dez pessoas, a cozinha, a piscina e a sala de estar externa. Ao habitar essa área, torna-se impossível ignorar um elemento que, segundo seus criadores, funciona como o eixo central da casa: um pilar de concreto em formato de “V” que mergulha na piscina revestida com azulejos de pedra Bali negra. Além de sustentar a ala superior direita, essa estrutura confere identidade ao projeto. “Explorando a funcionalidade estrutural, rotacionamos a peça para tirar o máximo proveito dela”, acrescenta Daniel Correa, co-fundador do Cinco Sólidos.

Casa Haras / Cinco Sólidos - Fotografia de Interiores, Concreto
© Monica Barreneche
Casa Haras / Cinco Sólidos - Fotografia de Interiores, Concreto
© Monica Barreneche

Neste pavimento encontram-se também ambientes discretos, como uma academia integrada ao exterior, um banheiro social, uma sala de cinema, um quarto privado, uma cozinha auxiliar com dependências de serviço e, por fim, a garagem. Ao subir pela escada escultórica, alcança-se o segundo andar, onde o manejo preciso da luz natural envolve um hall que separa a suíte principal das quatro suítes secundárias. “A partir desse hall é possível observar a origem das colunas verticais, que se repetem como um padrão no interior da fachada principal. Esse elemento, além de conferir coerência ao volume, desempenha um papel essencial no controle da luminosidade”, acrescenta Fernández.

Casa Haras / Cinco Sólidos - Imagem 16 de 29
© Monica Barreneche

"A robustez desta casa gera uma sensação de segurança e, para mim, representa também o importante e o bonito que é estar localizado em seu próprio centro", afirma quem agora habita esta casa de exterior impenetrável e de interior amigável e acolhedor.

Casa Haras / Cinco Sólidos - Imagem 28 de 29
© Monica Barreneche

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Haras / Cinco Sólidos" [Casa Haras / Cinco Sólidos] 01 Dez 2025. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1036413/casa-haras-cinco-solidos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.