Sophia van den Hoek

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

Efeito Borboleta: 4 dicas que permitem que o projeto arquitetônico ajude a combater problemas globais

Em um mundo majoritariamente urbano, que constantemente precisa lidar com questões complexas como geração de resíduos sólidos, desabastecimento de água, desastres naturais, poluição atmosférica, e mesmo com a disseminação de doenças, é impossível ignorar o impacto das atividades humanas no meio ambiente. A mudança climática é dos maiores desafios do nosso tempo e torna-se urgente buscar formas de, ao menos, desacelerar esse processo dramático. Para contribuir efetivamente nisso, nossos hábitos de produção, consumo e construção terão de ser modificados, ou a degradação do meio ambiente e mudanças climáticas continuarão diminuindo a qualidade e a duração de nossa vida e das gerações futuras.

Mesmo parecendo inatingíveis e distantes, as diversas questões de ineficiências e desperdícios estão muito mais próximos do que podemos imaginar e presentes nos edifícios que usamos no cotidiano. Como arquitetos, essa questão é ainda mais amplificada, pois lidamos com decisões projetuais e especificação de materiais diariamente. Em outras palavras, nossas decisões realmente têm um impacto em nível global. Como podemos usar o 'efeito borboleta' para um futuro saudável para o nosso mundo?

A impressão 3D pode ser considerada artesanal?

A impressão 3D pode ser considerada artesanal? - Image 1 of 4A impressão 3D pode ser considerada artesanal? - Image 2 of 4A impressão 3D pode ser considerada artesanal? - Image 3 of 4A impressão 3D pode ser considerada artesanal? - Image 4 of 4A impressão 3D pode ser considerada artesanal? - Mais Imagens+ 8

O artesanal está de volta. Uma reivindicação dos ofícios frente à produção industrial em massa que caracterizou o século XX, refletida em uma nova sensibilidade às matérias-primas, na recuperação de técnicas locais e na defesa dos pequenos comércios. Materiais como a terra e a cerâmica, os têxteis e a madeira têm sido revalorizados por designers, artistas e arquitetos ao redor do mundo, em busca de seu próprio estilo e da representação da nostalgia coletiva.

Cabana Urbana / DUS Architects

Cabana Urbana / DUS Architects - SustentabilidadeCabana Urbana / DUS Architects - SustentabilidadeCabana Urbana / DUS Architects - SustentabilidadeCabana Urbana / DUS Architects - SustentabilidadeCabana Urbana / DUS Architects - Mais Imagens+ 21

  • Arquitetos: DUS Architects; DUS Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  8
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Agorex Pro-line, Boomkwekerij Ebben, Borre, Ceresit, Heijmans, +3