Hostel Tom & Jerry / DL Atelier

Hostel Tom & Jerry / DL Atelier - Fotografia de Exterior, CorrimãoHostel Tom & Jerry / DL Atelier - Fotografia de Exterior, Viga, Fachada, Pilar, Pátio, AidoHostel Tom & Jerry / DL Atelier - Fotografia de Exterior, Escada, Janela, Fachada, Corrimão, AidoHostel Tom & Jerry / DL Atelier - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, VigaHostel Tom & Jerry / DL Atelier - Mais Imagens+ 43

Beijing, China
  • Equipe De Projeto: Yang Liu, Qi Duan, Mohuai Hu
  • Projeto Estrutural: Xuemei Gao, Ping Li
  • Projeto Elétrico: Yanming Hou
  • Projeto De Climatização: Haifeng Guo
  • Cliente: Xiaoxi B&B
  • Cidade: Beijing
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Hostel Tom & Jerry / DL Atelier - Fotografia de Exterior, Janela, Jardim, Pátio
© Yumeng Zhu

B&B (bed and breakfast) e Jogos - No final de 2020, perto da Grande Muralha em Shuiguan, Beijing, criamos simultaneamente três projetos para o Xiaoxi B&B, sendo talvez mais apropriado chamá-los de hotéis rurais do que B&Bs. Já projetei e administrei esses hotéis antes e adorei a experiência de "romper com o cotidiano" através de um estilo de vida "aqui e agora". A arquitetura, por meio dessa concepção, não se torna apenas uma "construção volumétrica", mas se assemelha a um "parque temático" com as características de um jogo recíproco entre realidade e fantasia. Como é um jogo, deve haver regras. Os requisitos do proprietário são simples: manter as características das três casas existentes. E nós vamos criar as regras.

Hostel Tom & Jerry / DL Atelier - Fotografia de Exterior
Terreno Original
Hostel Tom & Jerry / DL Atelier - Imagem 44 de 48
Planta - Cobertura

A Grande Muralha e o Perigo - O local é único pois está próximo da Grande Muralha da Dinastia Ming. Essas características fortes se tornaram uma atração que não pode ser ignorada, o que me deixa mais ou menos relutante. Meu hábito é buscar a relação emocional entre as coisas e as pessoas. No entanto, como a Grande Muralha é tão tocante? Através de sua existência sobre-humana. Não se origina da vontade do ser humano de falar com o divino, como as pirâmides egípcias ou as linhas de Nasca. A Grande Muralha vem do "perigo". Por medo, escolhemos a montanha mais "perigosa". Essa energia e coragem são poderosas o suficiente para mudar algo tão grande quanto a terra, fantasiando essa surpresa ao enfrentá-la. Portanto, criar uma pequena provocação de "perigo" na construção de uma arquitetura me interessa. Isso trará algum estímulo e força diferentes? Não sei, mas estou curioso. Assim, definimos o jogo como três pequenas tentativas sobre "perigo".

Hostel Tom & Jerry / DL Atelier - Imagem 38 de 48
Conceito de Projeto
Hostel Tom & Jerry / DL Atelier - Fachada, Janela
© Yumeng Zhu

A segunda cena de "Tom e Jerry" - Biodiversidade: Passe pela cordilheira norte do Harrier Valley Castle e chegue à entrada da vila de Erdaoguan. As nogueiras que cobrem o céu fazem com que as pessoas relaxem, enquanto o pátio surge atrás das árvores. A primeira vez que pisamos no pátio, sete ou oito gatinhos estavam brincando e dois cachorros espreguiçavam-se ao sol. Algumas galinhas estavam bastante enérgicas, vagando de um lado para o outro sem fazer nada. Esta cena me lembra a imagem maravilhosa do filme de animação "Tom e Jerry", uma cena que parece perigosa, mas na verdade é cheia de vida. Em outras palavras, "biodiversidade". No entanto, o espaço habitacional dos jovens parece ter características semelhantes. A escala íntima, pública e privada, distante e próxima, atiça a perigosa relação entre si.

Hostel Tom & Jerry / DL Atelier - Fotografia de Exterior, Viga, Fachada, Pilar, Pátio, Aido
© Yumeng Zhu
Hostel Tom & Jerry / DL Atelier - Fotografia de Exterior, Corrimão
© Yumeng Zhu

Floresta Hutong: Como construir um ecossistema tão diverso e compartilhado? Talvez possamos aprender com os hutongs (becos) de Beijing. Neles, edifícios antigos de centenas de anos, edifícios ilegais de poucos anos e novos edifícios estão interligados; O homem que joga xadrez, o intelectual que estuda no trabalho e os influenciadores da internet que são fotografados nas lojas tornam-se a companhia um do outro. Todas as pessoas aqui parecem misturadas, mas se você realmente viver no local sentirá a tranquilidade sob a rica vitalidade, como a floresta ou o oceano. A escala do espaço residencial do Hutong é pequena, a sensação de distância e privacidade entre as pessoas é gradualmente esfumaçada, e a extroversão do espaço também torna as pessoas cada vez mais extrovertidas, formando lentamente um retrato de grupo característico de Beijing. Embora não seja absoluto, existem fatores que alteram o comportamento e até a personalidade deste espaço, e é exatamente com isso que contamos para construir um protótipo de espaço íntimo e acolhedor.

Hostel Tom & Jerry / DL Atelier - Fotografia de Exterior, Porta, Fachada
© Yumeng Zhu
Hostel Tom & Jerry / DL Atelier - Fotografia de Exterior
© Yumeng Zhu

Redução: O pátio cobre uma área de quase 600 metros quadrados, e as casas originais estão todas reservadas. Após a adição das salas de atividades, a área construída é de mais de 400 metros quadrados. Este pequeno espaço foi subdividido em 13 pátios e 27 quartos para acomodar mais de 20 pessoas, tornando a densidade residencial próxima à relação de escala do típico hutong. Com base nisso, uma construção tipo "colagem" é usada para criar uma sensação de tempo incontrolável, enquanto múltiplos sistemas hierárquicos são aninhados uns com os outros, e a intimidade e tranquilidade sob uma certa relação complexa é a atmosfera espacial desejada após a operação cuidadosa.

Hostel Tom & Jerry / DL Atelier - Fotografia de Exterior, Porta, Fachada, Janela, Pátio, Aido
© Yumeng Zhu
Hostel Tom & Jerry / DL Atelier - Fotografia de Exterior, Fachada
© Yumeng Zhu

Construção da colagem: O primeiro nível abriga o refeitório público, cozinha, sala de jogos e pátio central. É a área mais pública que se conecta com a floresta de nogueiras. No segundo nível, o espaço de convivência é dividido em três grupos que podem ser desmontados e combinados, cada um com salas relativamente privadas, pequenos pátios, terraços e quartos. As diferentes salas estão abertas para o pátio central. Paredes de tijolo vermelho e placas de cimento; Tábuas de madeira e piso de tijolo vermelho; Estrutura de pilares de aço e vigas de madeira; Cobertura de chapas onduladas de alumínio, ou diferentes janelas para contemplar a paisagem, são características que formam uma imagem aberta e descontraída.

Hostel Tom & Jerry / DL Atelier - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Viga
© Yumeng Zhu
Hostel Tom & Jerry / DL Atelier - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Janela
© Yumeng Zhu

No terceiro nível existem cinco pequenos pátios espalhados pelo espaço central. Eles envolvem o quarto e geram níveis flexíveis e mutáveis de privacidade, como cortinas. Além da praticidade de manter a privacidade, esperamos que eles possam romper a ordem, evitar a tradição e criar uma atmosfera rica e livre. O quarto nível tem oito dormitórios de diferentes formas. As paredes adjacentes são revestidas de feltro cinza com isolamento de som, enquanto as paredes opostas são cobertas com placas de metal corrugado para introduzir luz e sombra variáveis. A parte inferior da parede, revestida com o painel de bétula, ajuda a neutralizar a temperatura, e um conjunto de móveis compostos de metal e vidro projetados sob medida volta-se para o estilo industrial, separando deliberadamente os limites internos e externos.

Hostel Tom & Jerry / DL Atelier - Fotografia de Interiores, Fachada, Viga
© Yumeng Zhu
Hostel Tom & Jerry / DL Atelier - Fotografia de Interiores, Madeira, Viga, Janela, Corrimão
© Yumeng Zhu

O quinto nível, o terraço da cobertura, é dividido em diferentes áreas por três partes de escadas e telhados espalhados no pátio. O céu cercado por montanhas é uma paisagem aberta comum. O pátio interno pequeno contrasta fortemente com o telhado pronunciado. A distância e as emoções das pessoas também são atualizadas durante essa mudança.

Hostel Tom & Jerry / DL Atelier - Fotografia de Interiores, Dormitório, Janela, Cama
© Yumeng Zhu
Hostel Tom & Jerry / DL Atelier - Imagem 43 de 48
Planta - Primeiro Pavimento

Contato visual: com o espaço circular semelhante a um labirinto, a sensação dos limites esfumaçados, a proximidade da escala e a construção aleatória dos caminhos, as emoções das pessoas parecem estar mudando constante e passivamente, recebendo estímulos, enquanto o relacionamento entre elas também muda ativamente o sentido de distância. Assim como a coragem que temos quando olhamos nos olhos uns dos outros e rompemos a estranheza.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Huairou, Beijing, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Hostel Tom & Jerry / DL Atelier" [Tom and Jerry Hostel / DL Atelier] 23 Mar 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/998325/hostel-tom-and-jerry-dl-atelier> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.