Greenbuilding Brasil 2022

Conferência Internacional do Green Building Brasil tem inscrições gratuitas, começa no dia 21 e terá dezenas de conteúdos abertos aos participantes.

O movimento de green building, de construções sustentáveis, completa 15 anos no Brasil. Com números expressivos. Após crescer 20% durante a pandemia, em 2022 está previsto um crescimento de 25% a 30% comparado com o número de projetos do ano anterior. Conhecido pelo certificado LEED, voltado para empreendimentos comerciais de alto padrão, o Green Building Council Brasil (GBC) deve registrar mais de 200 empreendimentos em 2022. É o melhor ano para o LEED nos últimos 5 anos, assim como para a certificação na área residencial (GBC CASA&CONDOMÍNIO).

É neste contexto de expansão que será realizado a partir do dia 21 a Conferência Internacional Green Building Brasil. Serão 15 dias ininterruptos de palestras técnicas, máster series, entrevistas com especialistas e outras atividades. As inscrições são gratuitas e são esperados mais de 10 mil participantes.

“Inicialmente vencemos a percepção que sustentabilidade custa mais caro, demonstrando que há total viabilidade financeira quando se considera o longo prazo de operação das edificações”, diz Felipe Faria, CEO do GBC Brasil. “Depois tivemos a fase da comprovação que green building é mais que viável financeiramente, pois se tornou o melhor modelo de negócio do mercado. Hoje o movimento mostra que green building não é apenas sustentabilidade, é além disso eficiência e conforto”, completa Faria.

O grande destaque atual do movimento é o aumento do percentual das edificações certificadas no Brasil que estão alcançando o nível Platinum, o mais alto das certificações, atingindo por apenas 8% dos projetos no mundo. Em 2022, o Brasil é o país com o maior percentual de projetos certificados com nível Platinum, 26%. “Isso prova que o movimento está influenciando o investimento em inteligência de arquitetura e engenharia. Investindo em inteligência se obtém os melhores resultados em eficiência, conforto e sustentabilidade. Investindo em inteligência no projeto abre-se as portas para a inovação e tecnologia”, afirma Raul Penteado, Presidente do Conselho de Administração do GBC Brasil.

Na Conferência será mostrado o avanço da certificação no setor residencial, onde a proposta de valor é conforto, saúde e bem-estar, redução dos custos condominiais, melhor qualidade técnica, diferencial competitivo e consumo consciente. Também será mostrado o desempenho das edificações. Como projetos NET ZERO, caso das 22 escolas do Ensino Adventista União Sul, que operam com zero energia nos 3 Estados do Sul brasileiro.

A seguir alguns destaques das sessões técnicas:

O caso Cidade Matarazzo, na região da Avenida Paulista, com participação de Benedito Abbud, um dos responsáveis pelo exuberante projeto de paisagismo do empreendimento, e Patrícia Ellen, ex-secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo e atual sócia do Aya Earth Partners. Será apresentado o desafio do projeto (escala, tecnicidade, uso de novas tecnologias como irrigação eficiente e automatizada) até seu propósito maior, que visa criar ambientes de qualidade, restaurativos, abertos à cidade e que contribuem para uma economia de baixo carbono.

O Centro de Ensino e Pesquisa Einstein, com participação da Diretoria de Engenharia e Infraestrutura do Albert Einstein, no Morumbi, em São Paulo Será mostrado o desafio da implantação de outro projeto exuberante na questão paisagística, porém desta vez interna, e principalmente da operação de um edifício inteligente (smart building) de ensino e pesquisa, voltado a eficiência, resiliência, conforto e sustentabilidade, que abriga um oásis urbano.

Será apresentado também o caso da primeira casa certificada GBC Platina na cidade de São Paulo, mostrando desde as melhores práticas usadas no canteiro de obra, implicações e desafios de projetar uma residência completamente em BIM, aplicação de sistemas inteligentes de telemetria industriais em uma obra residencial e todos os detalhes que levaram o projeto a alcançar o nível mais alto da certificação para uma residência.

  • Título

    Greenbuilding Brasil 2022
  • Tipo

    Conferência
  • Website

  • Organizadores

    GBC Brasil
  • De

    21 de Novembro de 2022 10:00 AM
  • Até

    05 de Dezembro de 2022 06:00 PM
  • Onde

    Online
  • Endereço

E ainda o caso do Ediício B32, na Avenida Faria Lima, já conhecido como o prédio da Baleia.

Haverá muito mais: questões sobre a industrialização da construção civil residencial; tecnologias para redução de consumo de gás para fornecimento de água quente; o conceito de “District Heating”; e mais exemplos de excelência na gestão de instalações (facility management), com foco em redução de carbono e melhor qualidade dos ambientes, sem perder de vista os benefícios econômicos.

Nas sessões internacionais, talvez o maior destaque deve ser a apresentação do resultado brasileiro no principal “rating” de ESG para o mercado imobiliário global, onde participam mais de 1.500 grupos de investidores que somam mais de 100 mil ativos reportados, bem como o caso do McDonalds na China, que recentemente certificou o projeto de número 1600. Experts falarão de mudanças de políticas públicas federais nos Estados Unidos e seus impactos esperados nas construções sustentáveis. E conteúdos sobre o futuro da certificação GBC CASA&CONDOMÍNIO e o LEED.

As inscrições gratuitas para o evento podem ser feitas pelo site greenbuildingbrasil.org.br

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Greenbuilding Brasil 2022" 08 Nov 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/991891/greenbuilding-brasil-2022> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.