- Área: 1962 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Adrià Goula
-
Fabricantes: Artigo, Cortizo, Lamp Lighting, RAUMAN, ULMA Architectural Solutions
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta delegacia de polícia está localizada em um terreno municipal próximo ao centro da cidade. Ela forma parte de um projeto unitário conjuntamente com a biblioteca municipal e a urbanização do espaço exterior adjacente. A colocação dos dois edifícios resolve a conectividade entre os diferentes espaços livres do entorno e permite criar uma praça em frente, desde a qual gera-se o acesso público.
Os dois equipamentos são entendidos como uma peça unitária que é rompida para abrir caminho ao verde e à luz. O edifício da delegacia, como o da biblioteca, é fechado em relação à rua, com fachadas mais opacas e abre-se ao novo espaço público com uma fachada envidraçadas e diáfana. Os espaços de trabalho aproximam-se do parque e dispõem de um sistema de brises para melhorar o controle solar e lumínico. Em contraposição à imagem tradicional da delegacia como uma edificação institucional sóbria e hermética, o novo projeto é apresentado como um edifício amável e aberto à cidade e à cidadania.
O desnível do terreno permite resolver um duplo acesso. Pelo nível intermediário resolve-se o acesso público desde a nova praça e pelo nível inferior cria-se o acesso restringido de polícias e veículos oficiais, com conexão direta com as áreas internas. O corredor central abre-se às vistas em seus extremos e no nível superior uma claraboia linear otimiza a entrada de luz no vão central e facilita a ventilação natural.
As fachadas ventiladas de concreto polímero, a cobertura vegetal, a instalação de placas solares térmicas, a otimização dos envidraçamentos e os sistemas passivos permitem reduzir 49% o consumo energético em relação a um edifício terciário equivalente.