Espaço de Exposição de Arte Contemporânea em um Convento / Sol89

Espaço de Exposição de Arte Contemporânea em um Convento / Sol89 - Mais Imagens+ 11

  • Arquitetos: Sol89; Sol89
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  830
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Fernando Alda
  • Instalações: Alejandro Cabanas
  • Estudantes De Arquitetura: Andrés Pino, George Smudge
  • Construtora: Cotracom
  • Promotor: Centro de Iniciativas Culturais da Universidade de Sevilha
  • Autores: María González e Juanjo López de la Cruz
  • Cidade: Sevilha
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© Fernando Alda

Descrição enviada pela equipe de projeto. A intervenção interpreta o antigo convento do século XVI, que se insere em um contexto em constante mudança ao longo dos séculos, um espaço mutante, produto das transformações ocorridas no tempo que foram caracterizando o lugar com diversas marcas e cicatrizes.

© Fernando Alda
Planta de Intervenção e Corte 11
© Fernando Alda

Além do interesse historiográfico, toda essa sucessão de alterações sugere uma metamorfose contínua que transcende estilos e dilui certezas patrimoniais. A aproximação ao edifício surge, então, da busca por uma materialidade mais crua e verdadeira que suspeitamos estar, como no pentimento, oculta pelos revestimentos da antiga escola universitária que ocupou o edifício até finais do século XX.

© Fernando Alda
© Fernando Alda

Assim, em um entorno tão alterado e diante da extrema limitação orçamentária, a ação de desvelar ativa o projeto, transformando a destruição em algo tão natural como a própria construção, o que nos sugeriu uma conversa fortuita mantida com El Tono, artista urbano que, naquelas primeiras semanas de trabalho, rasgava os revestimentos existentes descobrindo por trás deles um edifício oculto e latente.

Axonométrica

Depois de revelar pisos, paredes e tetos, executamos alguns reparos em aberturas apagadas pelo tempo e um novo trabalho de marcenaria no claustro, que recupera sua relação transparente com o pátio como o ambulatório que outrora foi. O resultado é uma intervenção áspera que não pretende ser conclusiva e que oferece, como um relato inacabado, um momento intermediário que teve que acontecer para que então, mais uma vez, todas as opções fossem possíveis, um espaço em pontos suspensos à espera de que cada exposição artística venha completá-lo.

© Fernando Alda

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Calle San José, 4, 41004 Sevilha, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Espaço de Exposição de Arte Contemporânea em um Convento / Sol89" [Espacio de Exposición de Arte Contemporáneo en un Convento / Sol89] 07 Set 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/901019/espaco-de-exposicao-de-arte-contemporanea-em-um-convento-sol89> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.