David Chipperfield Architects venceu o concurso de arquitetura para projetar a Elbtower, aquela que será a estrutura mais alta da cidade de Hamburgo com 230 metros. Implantada no limite leste da Hafencity, a torre escultural será um novo marco urbano na orla do rio Elba, em contraponto com a Filarmônica de Hamburgo de Herzog & Meuron localizada no limite oeste. Enquanto que a estrutura vertical da torre abriga uma série de espaços para escritórios, o pódio horizontal acomodará um bar, hotel, restaurante, lojas comerciais além de um espaço expositivo.
A partir deste volume horizontal, uma série de pavimentos escalonados vão criando uma elegante estrutura vertical de vidro. Uma torre que pouco a pouco vai marcando sua poderosa silhueta no skyline de Hamburgo. Através de sua base, o edifício se conecta diretamente com o espaço urbano, permitindo acesso direto às linhas de trem e à estação subterrâneo do metrô, além de uma ponte para bicicletas que atravessa o canal do lado norte. Um pátio central acolhe todos os visitantes a partir destas múltiplas entradas, configurando um novo espaço público intimamente conectado com o edifício.
A fachada de vidro é protegida por uma estrutura de painéis coloridos criando um efeito óptico devido à superfície curva da fachada. Além disso, o projeto de iluminação desenvolvido pelo Studio Other Spaces em colaboração com Olafur Eliasson e Sebastian Behmann transformará o edifício em uma "escultura cinética de luz" na paisagem noturna de Hamburgo.
"Nos alegra muito ter vencido esta concorrência pelo projeto da Elbtower em parceria com a SIGNA, é uma alegria enorme voltar a trabalhar na cidade de Hamburgo, especialmente em um lugar tão importante", disse David Chipperfield. "Como arquitetos, estamos cada vez mais conscientes de que a cidade também depende da qualidade dos projetos privados para fortalecer a sua dimensão cívica, engajando a arquitetura com a complexidade do espaço urbano. Assumimos esta responsabilidade e esperamos alcançar resultados bastante positivos com o projeto da Elbtower".
A construção do projeto deverá ser iniciada em 2021, com a conclusão prevista para 2025.
Arquitetos
Localização
Elbbrücken, Hamburgo, AlemanhaSócios
David Chipperfield, Christoph Felger (líder de projeto), Harald MüllerArquitetos do projeto
Barbara Koller (concurso fase 1), Thomas Pyschny (concurso fase 2)Equipe do concurso
Konrad Basan, Kerstin Bigalke, Andrew Davis, Ivan Dimitrov, Emmi Frank, Fadi Kilani, Dalia Liksaite, Pascal Maas, Carthage Murphy, André Silva Oliveira, Ken Polster, Franziska Rusch, Diana Schaffrannek, Matthijs Sioen, Simon Wiesmaier, Julienne ZuernEngenharia
Arup Ltd., LondresConsultoria de incêndio
brand+Brandschutz Planbar, BerlimArquitetura da paisagem
Wirtz International nv, SchotenProjeto luminotécnico
Studio Other Spaces, Berlim com Olafur Eliasson e Sebastian BehmannCliente
SIGNA Prime Selection AG, InnsbruckÁrea
104000.0 m2Ano do projeto
2018Fotografias
Courtesy of David Chipperfield Architects