-
Arquitetos: Partizan Architecture
- Área: 660 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Balázs Danyi
-
Fabricantes: AGROB BUCHTAL, Forbo Flooring Systems, PRTZN, SLV, Tilka
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Hostel FLOW ocupa o segundo pavimento de um edifício histórico com mais de 100 anos no centro histórico de Budapeste, capital da Hungria. Nossa equipe foi solicitada para transformar toda a área numa hospedagem com 98 leitos para jovens turistas que procuram a experiência de hostel. Além de quartos com capacidade de 4 a 8 pessoas, uma série de áreas comuns foram projetadas compreendendo o hall de entrada, recepção, lounge, cantina com cozinha e área de mídia.
Uma experiência espacial ao invés de circulações sem iluminação do século XX; a disposição espacial e função do imóvel mudou ao longo dos anos. Antes de nossa equipe ser chamada para este projeto em 2015, costumava ser um escritório, um dormitório estudantil e recentemente um teatro alternativo.
O edifício tem disposição longitudinal com paredes autoportantes que dividem a planta em duas seções, e demais paredes perpendiculares à fachada. Estas paredes criam uma série de generosos espaços interligados.
Como o edifício já abrigou várias funções, vários corredores surgiram que permitiam que os quartos operassem de forma independente, mas, ao mesmo tempo, tornaram-se espaços de circulação longos, escuros e estreitos.
Durante o projeto, não queríamos eliminar tais áreas mas queríamos transformar os deslocamentos internos de um hóspede dentro de um hostel em uma experiência espacial empolgante com brilho, cor e espaços generosos.
Aprendendo com o passado do local, também queríamos preparar para mudanças futuras ao descobrir os significados arquitetônicos que permitem modificações funcionais ao máximo com o custo mínimo.
Cadeia de espaços de atividade pública: Estruturas versáteis e neutras
Tínhamos a ideia de utilizar a continuidade de funções para evitar o monótono no espaço, e ao invés de ambientes separados, projetamos estas funções como uma cadeia de espaços que unem todo o pavimento.
Com piso contínuo em linóleo, a uniformidade das paredes brancas e a disposição das instalações fizeram a infraestrutura neutra que pode ser facilmente adaptada para usos e adaptações futuras.
Nesta base neutra, cada área foi denotada com um caráter único através do desenho do mobiliário e outros elementos facilmente modificáveis.
Quando os visitantes querem chegar em seu quarto, caminham por esta mescla de espaços com características físicas heterogêneas que proporcionam atividades versáteis ao invés de corredores monótonos e escuros.