Como os arquitetos podem contribuir com a reconstrução após o terremoto do México?

Depois do terremoto de magnitude 7,1 que sacudiu o centro e sul do México na última terça-feira 19 de setembro, arquitetos e engenheiros fizeram mobilizações nas áreas atingidas pelo desastre para analisar a situação dos edifícios danificados.

1.

via Facebook

Industrial19 é um projeto sem fins lucrativos criado por alunos do Centro de Pesquisas em Desenho Industrial da UNAM. O projeto busca apoio de pessoas que queiram contribuir com projetos de curto, médio e longo prazo relacionados ao projeto de produtos, que proporcionem dignidade às vítimas do terremoto de 19 de setembro. 

2.

Na Cidade do México, o Colégio de Arquitetos se uniu com a SEDUVI (Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Moradia) para coordenar os esforços da comunidade profissional. Estão localizados na Rua Veracruz 24, Delegação Cuauhtémoc, Bairro Roma Norte, 06700. No dia 20 de setembro, socorreram mais de mil voluntários, entretanto ainda não são suficientes pois a quantidade de imóveis que necessitam avaliação urgente é enorme. A equipe local da Google está trabalhando em conjunto para realizar um levantamento georreferenciado. Mande um e-mail para colaborar ou solicitar uma avaliação para brigadacdmx@gmail.com e brigadacdmx2@gmail.com. É importante copiar ambos endereços porque o primeiro está saturado. 

3.

via Salva Tu Casa Mx

Por outro lado, Salva Tu Casa Mx é uma plataforma colaborativa que põe arquitetos e engenheiros em contato com os cidadãos que foram afetados pelo abalo sísmico do dia 19 de setembro de 2017. O objetivo deste projeto é centralizar a informação dos edifícios afetados e fornecê-los ao governo Mexicano para que os voluntários visitem os edifícios danificados o quanto antes, e assim informar as autoridades competentes. Acesse aqui para completar o formulário de avaliação dos danos no seu imóvel ou para inscrever-se como arquiteto ou engenheiro voluntário.

4.

No dia 22 de setembro houve uma capacitação promovida pelo CENAPRED (Centro Nacional de Prevenção de Desastres) na Faculdade de Arquitectura da UNAM.

5.

via Facebook

Em Pachuca de Soto, Hidalgo, México, a Universidade La Salle Pachuca Campus La Luz convoca os arquitetos, engenheiros e pessoas afins de participar como voluntários em projetos de moradias temporárias para as pessoas afetadas pelo abalo sísmico nos estados do sudeste do país. De acordo com sua página no Facebook, "é necessário disposição para desenvolver propostas de baixo custo, fáceis de construir, com materiais disponíveis e respeitando os sistemas construtivos da zona, em um tempo breve." Quem não pode comparecer na reunião da última quinta-feira 21 de setembro, deve entrar em contato clicando aqui.

Pedimos que todos os arquitetos que estiveram trabalhando por conta própria se somem a estas iniciativas ou transfira os dados que puderam compilar até agora dos imóveis danificados severamente ou daqueles que não encontram-se em risco.

Se trabalhas com, ou conheces a uma organização fora da Cidade do México que está fornecendo apoio similar, contata-nos aqui para dar maior visibilidade a seus esforços através da nossa plataforma. 

Acesse aqui uma lista de recomendações das ações que arquitetos podem tomar depois de um terremoto.

Sobre este autor
Cita: Zatarain, Karina. "Como os arquitetos podem contribuir com a reconstrução após o terremoto do México?" [Arquitectos en México: ¿cómo pueden ayudar tras el temblor del 19 de septiembre? ] 26 Set 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/880234/como-os-arquitetos-podem-contribuir-com-a-reconstrucao-apos-o-terremoto-do-mexico> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.