-
Arquitetos: Gabriel Orozco
- Ano: 2016
-
Fotografias:Andy Stagg
Descrição enviada pela equipe de projeto. Criados nas últimas duas décadas pelo artista, com apoio de 6aarchitects e horticultores do Royal Botanic Gardens, Kew, este jardim extraordinário será aberto ao público todo final de semana e utilizado por grupos convidados durante a semana, introduzindo uma novo entrada ajardinada ao jardim para os residentes de Sceaux Gardens, onde o South London Gallery (SLG) abriga um programa de arte por anos. A abertura dos jardins marcam o momento pivotante na história de SLG no trabalho com artistas em projetos ambiciosos e desafiadores que procuram inspirar, atrair e conectar públicos diversos e cada vez maiores.
Estabelecendo uma tensão entre simetria e assimetria, a geometria de círculos se conectam destacados por tijolos que sutilmente mapeiam uma série de espaços discretos e ambientes mais abertos. Cada um confere seu caráter distintivo através de pequenas mudanças na sua forma, ou por estar em níveis levemente diferentes, por sua vegetação diferente ou ainda por ter elementos como bancos, fontes, água ou uma concha de boas vindas construídas de pedra york.
Os diferentes espaços e níveis podem ser utilizados para sentar, comer, brincar ou exibir obras de outros artistas, refletindo as diferentes atividades em que o jardim será utilizado. A escolha de materiais foi feita a partir da linguagem da galeria do edifício vitoriano e inclui tijolos da fachada posterior recentemente aberta. Brincando com a ideia de ruína urbana, os jardins irão gradualmente evoluir para se tornar gradualmente desconexo e coberto por diferentes espécies gramíneas, trepadeiras e plantas aromáticas escolhidas com o acompanhamento de horticultores do Royal Botanic Gardens.
O convite para criar um jardim na SLG como uma obra de arte permanente foi uma oportunidade única de estender meu trabalho em um novo território. Desde a primeira visita eu fiquei impressionado com o compromisso da SLG com sua comunidade e intrigado pela relação entre o espaço de jardim e seus diferentes públicos, e a ideia de criar algo que poderia proporcionar uma plataforma inspiradora para todos eles. Comecei a pensar em várias geometrias diferentes emergindo da arquitetura do entorno e como estes elementos poderiam ser reintegrados na base do projeto. Foi um processo fascinante que ocorreu diretamente com a galeria, arquitetos e horticultores para desenvolver os planos para a obra.