- Área: 12218 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Lieya Ortega, Victor Westfalia
-
Fabricantes: Cortizo, ROCKWOOL
Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno do projeto encontra-se na rua Calatayud em frente a rua Irene Izárbez, na cidade de Huesca.
O edifício responde a um programa muito específico, com o fim de localizar as dependências da Audiência Provincial. Desenvolve-se em dois diferentes volumes: o primeiro de geometria mais estrita onde estão as dependências judiciais, os escritórios de fiscalização e a presidência da Audiência Provincial; e o segundo, o térreo, de natureza mais orgânica, onde estão os espaços mais públicos do edifício.
A estrutura de piso térreo é feita de concreto aparente com algumas aberturas. Os pavimentos superiores, no entanto, possuem um painel de alumínio duplo e uma curtain wall na orientação leste-oeste. A orientação norte-sul é completada com paredes de concreto expostas.
A nossa solução maximiza a superfície útil destes pisos colocando o sistema de ar condicionado entre as ripas e a fachada, garantindo uma manutenção mais simples e eficaz. O edifício incorpora outros sistemas de utilização de energia, tais como fachadas com controle solar com baseadas na suas orientações e painéis fotovoltaicos.
A entrada principal do edifício é um espaço urbano localizado no térreo. A outra entrada independente dá acesso ao Tribunal Sumário e será usada quando as salas restantes estiverem fechadas.
As salas de audiências e o salão principal, usado como hall de entrada e sala de espera, ocupam uma grande parte do térreo. O Registro Civil, o Tribunal de Polícia, os escritórios e uma sala polivalente para conferências, casamentos e cerimônias públicas estão localizados no espaço restante do edifício.
Este projeto foi um dos 100 projetos selecionados na XIII Bienal de Arquitetura e Urbanismo de Espanha.