Casa Valtocado / Mathias Klotz + Rafael De Lacour

Casa Valtocado / Mathias Klotz + Rafael De Lacour - Mais Imagens+ 14

Mijas, Espanha
  • Arquiteto Colaborador: Diego Labbé
  • Cálculo: Karma global invest
  • Arquitetos Encarregados: Mathias Klotz + Rafael De Lacour
  • Cidade: Mijas
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© Roland Halbe

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Valtocado é a primeira residência que me foi encomendada na Europa. Os clientes, um casal de advogados suíços, tinham há anos um terreno em Valtocado, um bairro residencial vizinho de Mijas na Costa del Sol.

Ruth e Bernard, residentes em Zurique e Mônaco, decidiram procurar um arquiteto para desenvolver esta residência com o objetivo de passar temporadas nela, escapando do frio inverno suíço.

© Roland Halbe

Para isso, foram à biblioteca da cidade separadamente com a tarefa de que cada um trouxesse na volta uma lista de nomes com eventuais candidatos para desenvolver a proposta.

Modelo

Para minha sorte, esta semana havia chegado uma publicação da revista japonesa GA Houses, que incluía vários de meus trabalhos e que estava em exibição.

Por conta desta coincidência, o que aconteceu no fim do dia foi que os dois tinham meu nome em suas listas de possíveis arquitetos.

Eles entraram em contato comigo e eu viajei à Espanha para conhecer o casal e o terreno.

A encomenda foi criar algo muito confortável, com apenas dois dormitórios, fácil de limpar e simples em sua manutenção.

Planta

A casa é muito simples, trata-se de um volume único que olha para a costa africana.

Bosquejo

Uma abertura zenital ergue-se e percorre a fachada posterior, dando intimidade à varanda da cobertura.

Pela frente, uma varanda que incorpora a piscina, serve de mirante ao mar e à paisagem agrícola circundante.

A materialidade é concisa. Busca gerar um espaço tranquilo e limpo ao invés de quente.

Por tratar-se de uma obra na Espanha, solicitei a Javier García Solera que me recomendasse um arquiteto correspondente em Málaga que me desse uma mão para levar a proposta a diante.

Corte
Corte

Foi assim que conheci Rafael de Lacour, que me ajudou por anos nesta empresa. (Hoje mesmo, antes de escrever este texto, recebi um email de Rafael com a confirmação de que amanhã Roland Halbe, fotógrafo de todas estas obras, irá tirar as fotos. Comentou ainda que a licença de habitabilidade está pronta para ser emitida à prefeitura).

© Roland Halbe

Isso não é pouco, considerando que o primeiro contato para realizar esta obra foi a nove anos atrás, e desde então me aconteceram muitas coisas, mas, por sorte, Ruth jamais perdeu o interesse e a esperança de que finalmente poderíamos levantar a obra.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Valtocado / Mathias Klotz + Rafael De Lacour" [Casa Valtocado / Mathias Klotz + Rafael De Lacour] 29 Set 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/795781/casa-valtocado-mathias-klotz-plus-rafael-de-lacour> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.