i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Edifícios Institucionais
  4. Dinamarca
  5. CF Moller
  6. 2015
  7. Complexo Bestseller Aarhus / CF Moller

Complexo Bestseller Aarhus / CF Moller

Complexo Bestseller Aarhus / CF Moller
Complexo Bestseller Aarhus / CF Moller, © Adam Mork
© Adam Mork

© Adam Mork © Adam Mork © Adam Mork © Adam Mork +76

  • Paisagismo

    C.F. Møller Landscape
  • Engenheiros

    COWI
  • Cliente

    Bestseller A/S
  • Tamanho

    22,000 m² de escritórios comerciais e 24,000 m² jardins, estacionamentos e área de entrega
  • Premiações

    Aarhus Municipality Architecture Award 2015
  • Mais informaçõesMenos informações
© Adam Mork
© Adam Mork

Do arquiteto. O complexo de escritórios com capacidade para aproximadamente 800 funcionários se assemelha a uma variada flotilha de edifícios em diferentes níveis que estão conectados por uma série de espaços ao ar livre como átrios, pátios, terraços e jardins de cobertura.

© Adam Mork
© Adam Mork

A mistura de edifícios de escritórios e espaços ao ar livre criam a impressão de que esta é uma cidade dentro de outra cidade. O complexo, rodeado de canais e lagos em todas as suas laterais forma a entrada no novo distrito urbano na orla marítima de Aarhus, Dinamarca.

© Adam Mork
© Adam Mork

Simples e elegante

Os edifícios individuais variam de altura, de térreos a doze pavimentos, O complexo contém espaços para escritórios, salas de exposição, estúdios de filme e fotografia, um auditório e uma generosa área de alimentação. Além disto, há um estacionamento com três pavimentos com espaço para 450 automóveis, 400 racks de bicicletas e uma área de recepção no térreo.

© Adam Mork
© Adam Mork

As fachadas norte e sul possuem relevos distintos, criados em pedra natural da Sicília, que demarcam os profundos nichos das aberturas. Estas fachadas contrastam com as fachadas simples e transparentes de vidro emolduradas com pedra natural à leste e a oeste. A pedra está presente também nos interiores - nas escadarias e nos pisos, incluindo o revestimento de paredes e alguns móveis. É combinada com o carvalho escuro e superfícies metálicas leves para criar um refinado jogo de cores e texturas. 

Corte
Corte

O complexo de escritórios utiliza refrigeração pela água do mar e energia solar. Foi projetado como edifício de baixo consumo energético, o que representa um consumo de energia 50% menor que os requisitos mínimos estabelecidos nas normas construtivas. 

© Adam Mork
© Adam Mork

Diversidade de espaços

O ponto central do complexo é uma 'rua' interna com uma praça central coberta colocada sobre uma passagem que divide o térreo em duas partes. Desta praça é possível aceder a um auditório comunal, diferentes instalações, ambientes experimentais para lojas e pontos de encontro. Aproximadamente entre 500 e 1000 pessoas podem reunir-se nos platôs, escadarias e varandas disponíveis para assistir grandes desfiles de moda e reuniões. 

© Adam Mork
© Adam Mork
Planta Térreo
Planta Térreo
© Adam Mork
© Adam Mork

A entrada possui formato como uma ponte, da qual é possível enxergar os três pavimentos subterrâneos do edifício. A rua interna proporciona existem diferentes visões nos terraços verdes externas e o jardins de cobertura - totalizando 10 espaços verdes diferentes ao ar livre. Esta rua leva à área de restaurantes, que se subdivide em muitas seções com diferentes ambientes, tamanhos e graus de intimidade, dos quais há um acesso direto nos terraços e um novo canal do outro lado do Píer 2.

© Adam Mork
© Adam Mork
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Complexo Bestseller Aarhus / CF Moller" [Bestseller Aarhus / CF Moller] 31 Jul 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <http://www.archdaily.com.br/br/792244/complexo-bestseller-aarhus-cf-moller>
Ler comentários
Ler comentários