A orquestra mágica é formada por 14 tipos de brinquedos/instrumentos musicais, que além das brincadeiras tradicionais de playground que propiciam o desenvolvimento físico motor através da brincadeira, também incentivam a descoberta lúdica dos sons, timbres e gradações introduzindo as crianças no universo musical.
As formas dos brinquedos assemelham-se às dos instrumentos musicais convencionais, porém ampliadas e/ou redesenhadas.
Os dispositivos de acionamento são todos mecânicos, acionados diretamente pelas crianças que, em grupos, conseguem melhores respostas sonoras.
Os sistemas de sopro mecânico são compostos por foles bombeados através de alavancas equipadas com rolamentos e conjunto de molas de material sintético.
A concepção musical está baseada na escala pentatônica, composta por 5 tons, dos 12 normalmente existentes no universo musical. A escala escolhida é: RÉ, MI, SOL, LÁ, SI. Nesta escala a maioria das combinações são consonâncias sendo apenas 3 das 20 combinações dissonantes (RÉ/MI, SOL/LÁ e LÁ/SI).
A orquestra apresenta ampla gama de timbres de forma a ampliar o colorido sonoro e permitir inúmeras combinações. É composta por três famílias de instrumentos: sopros, cordas e percussão.
Sopros: flauta coletiva e órgão de pedaleira e instrumentos de palheta - trompete de treze pavilhões, contra fagote, trompa e trompa dos alpes
Cordas: harpas, violino e guitarra.
Percussão: surdo de alavanca, carrossel de reco-reco e matracas de vara e por instrumentos com notas – trepa-trepa do caribe e labirinto de sinos.
- Ano: 1994
-
Fotografias:Cristiano Mascaro