Casa na Mata / studio mk27

Casa na Mata / studio mk27

Casa na Mata / studio mk27 - Imagem 2 de 62Casa na Mata / studio mk27 - Imagem 8 de 62Casa na Mata / studio mk27 - Imagem 9 de 62Casa na Mata / studio mk27 - Imagem 3 de 62Casa na Mata / studio mk27 - Mais Imagens+ 57

Guarujá, Brasil
  • Arquitetos: Diana Radomysler, Samanta Cafardo, Studio MK27 - Marcio Kogan
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  805
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Accoya, Antonangeli Illuminazione, B&B Italia, Baxter, Estudio Campana, Eumenes, Gervasoni, INNTEC, Knoll International, Paola Lenti, R&R Company, Roll & Hill
  • Equipe De Projeto: Carlos Costa, Eline Ostyn, Laura Guedes, Mariana Ruzante, Mariana Simas, Oswaldo Pessano, Fernanda Neiva
  • Paisagismo: Isabel Duprat
  • Engenharia Estrutural: Leão Associados, Eng. João Rubens Leão
  • Instalações Elétricas E Hidráulicas: Grau Engenharia
  • Construtor: Eng. Rogerio Biral
  • Cidade: Guarujá
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa na Mata / studio mk27 - Imagem 16 de 62
© Fernando Guerra | FG+SG

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado no litoral paulista na região da Mata Atlântica e seu terreno tem uma topografia acidentada com vegetação local densa. A implantação da casa nessa paisagem teve o objetivo de potencializar a conexão entre a arquitetura e a natureza, privilegiando a vista para o mar e a incidência de luz solar nos espaços internos. Além disso, o posicionamento da casa no terreno obedeceu a área já aberta anteriormente na vegetação.

Casa na Mata / studio mk27 - Imagem 22 de 62
© Fernando Guerra | FG+SG

O volume principal da casa eleva-se do solo e parece engastado na topografia. A casa assim se projeta para fora da montanha. Os elementos de contato entre o aclive e a construção – como por exemplo os decks de madeira – foram moldados para respeitar o terreno existente, criando uma interação orgânica entre a natureza e os elementos arquitetônicos. Na parte que lança para fora da montanha, a estrutura toca o solo em apenas dois pilares.

Casa na Mata / studio mk27 - Imagem 19 de 62
© Fernando Guerra | FG+SG

Os 3 andares da Casa da Mata criam uma divisão programática clara para o projeto: o térreo abriga um grande deck de madeira, coberto, conectado a uma sala destinada às crianças; no primeiro andar estão os seis quartos – cinco deles com pequenas varandas com redes – e uma sala de televisão; no terceiro e último piso fica a área social da casa, incluindo a piscina, sala e a cozinha.

Casa na Mata / studio mk27 - Imagem 3 de 62
© Fernando Guerra | FG+SG
Casa na Mata / studio mk27 - Imagem 61 de 62
Planta Baixa
Casa na Mata / studio mk27 - Imagem 32 de 62
© Fernando Guerra | FG+SG

Dessa forma, a arquitetura definiu uma organização vertical do programa invertida em relação ao que é usualmente desenhado em casas unifamiliares: enquanto a piscina e as áreas sociais estão na cobertura; dormitórios ficam no pavimento inferior. Já o deck no térreo - protegido pela projeção da casa - é um espaço amplo e generoso que molda um abrigo de sombra para as brincadeira infantis. Nesse pavimento, ficam também os serviços.

Casa na Mata / studio mk27 - Imagem 43 de 62
© Fernando Guerra | FG+SG

Do deck de madeira do térreo sai a escada de acesso ao volume da casa que rompe a laje de concreto. Antes de adentrar ao espaço fechado, passa-se por um espaço intermediário, envolvido por concreto e que abriga uma obra luminosa do artista Olafur Eliasson. O projeto de interiores procurou criar uma atmosfera moderna, que ofereça uma sensação de aconchego necessária para a permanência nesse ambiente tropical.

Casa na Mata / studio mk27 - Imagem 31 de 62
© Fernando Guerra | FG+SG
Casa na Mata / studio mk27 - Imagem 34 de 62
© Fernando Guerra | FG+SG

O paisagismo recompôs as espécies nativas. Quando se está na casa, a relação com a vegetação ao redor ocorre tanto pela vista como por meio das plantas que envolvem os decks de madeira. No térreo, pode-se passear em meio as árvores; no primeiro pavimento, a luz entra filtrada pelas copas; já na cobertura, há a vista para a vegetação tendo como pano de fundo o mar.

Casa na Mata / studio mk27 - Imagem 35 de 62
© Fernando Guerra | FG+SG

A arquitetura da casa privilegiou o uso de concreto aparente e madeira, tanto nos espaços interiores quanto exteriores. Os quartos tem painéis de proteção solar feitos de madeira, pequenos brises-soleil, montados em portãos-camarão que podem ser manipulados pelos usuários conforme as necessidades climáticas.

Casa na Mata / studio mk27 - Imagem 42 de 62
© Fernando Guerra | FG+SG

Na Casa da Mata, o projeto a partir do corte transversal permitiu posicionar a piscina semi-embutida na laje sem que fosse necessário perder qualquer área no andar de baixo. Além disso, tanto o fundo infinito quanto a borda elevada em relação a altura do deck faz com a vista e a paisagem funcione como extensão da linha d’água da piscina. Para diminuir a altura do último andar e assim conseguir uma proporção externa mais horizontal desse volume, o piso da sala foi rebaixado em 27cm em relação ao deck de madeira externo.

Casa na Mata / studio mk27 - Imagem 55 de 62
© Fernando Guerra | FG+SG

Esse último andar oferece uma sensação espacial que sintetiza os princípios da casa: de um lado, há um deck – que abriga um ofurô e uma sauna – onde se tem uma intensa relação da arquitetura com a montanha e sua vegetação; do outro lado, há um fogo de chão e a piscina; no centro – entre esses dois espaços livres – fica a sala aberta para os dos lados e com ventilação cruzada. Esse espaço social tem uma radical relação com a natureza, tanto por meio da vista para o mar como na proximidade com a mata da montanha.

Casa na Mata / studio mk27 - Imagem 15 de 62
© Fernando Guerra | FG+SG

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa na Mata / studio mk27" [Jungle House / studio mk27] 16 Jun 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/791014/casa-na-mata-studiomk27-marcio-kogan-plus-samanta-cafardo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.