Jardim de Infância Frederiksvej / Cobe

Jardim de Infância Frederiksvej / Cobe - Mais Imagens+ 16

  • Arquitetos: COBE
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1700
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Rasmus Hjortshøj
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Troldtekt
  • Paisagismo: Preben Skaarup Landskab
  • Engenharia: Søren Jensen Rådgivende Ingeniør rma
  • Consultoria: Learning Spaces
  • Contato: Mads Laybourn
  • Cidade: Frederiksberg
  • País: Dinamarca
Mais informaçõesMenos informações
© Rasmus Hjortshøj

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Jardim de Infância Frederiksvej iniciou em 2011 com um concurso em que o escritório COB - em colaboração com os arquitetos paisagistas Preben Skaarup, os engenheiros de  Søren Jensen e os consultores de Learning Spaces - ganhou o primeiro lugar. O projeto foi inaugurado oficialmente pelo prefeito da cidade no dia 4 de fevereiro de 2016.

© Rasmus Hjortshøj

O projeto tem como objetivo simular de uma pequena cidade para as crianças, rompendo com o ambiente em grande escala das creches tradicionais. A atmosfera de cidade em miniatura é feita dividindo o edifício em 11 pequenas casas ajuntas com orientações diferentes. Os diversos programas de jogos centram-se ao redor de dois jardins de inverno que deram lugar a estes pequenos espaços individualizados onde as crianças podem estabelecer seus próprios nichos de brincadeiras dentro do edifício.

Planta baixa - térreo
Corte

“Queríamos criar um jardim de infância de uma categoria única. Um lugar que ofereça os melhores ajustes possíveis para que cresçam nossas crianças e promova sua aprendizagem e criatividade. As crianças são nosso recurso mais valioso e é importante que tenham uma infância feliz e segura. Hoje em dia existe uma tendência à construção de instituições cada vez maiores, mas é importante para nós, criarmos intimidade e espaço para os pequenos mundos das crianças, em um lugar onde passam uma grande parte do seu dia.

© Rasmus Hjortshøj

A diversidade foi uma palavra-chave para o desenho e criamos uma variedade de habitações que apoiam diversos tipos de atividades para as crianças em todas as estações", disse Dan Stubbergaard, fundador e diretor criativo de COBE.

© Rasmus Hjortshøj

O jardim de infância oferece às crianças a oportunidade de estabelecer pequenos espaços de brincadeiras individualizados, mas ao mesmo tempo, uma organização da instituição, coerente e clara, foi altamente priorizada. Os dois átrios em cada extremo da construção conectam os diferentes pisos e salas. Os átrios também funcionam como pontos de reunião central, onde as reuniões informais entre as crianças, funcionários e pais podem acontecer. Um desenho simples e contínuo foi a chave para o conceito do edifício. 

Courtesy of Adam Mørk

“Trabalhamos para criar uma expressão simples como uma caricatura da maneira em que uma criança poderia desenhar uma casa. A linha do teto, por exemplo, mantem-se lisa por meio de drenos ocultos e precisas conexões entre materiais e as janelas foram cuidadosamente desenhadas para parecer sem esquadrias, como uma criança talvez desenharia", continua Dan Stubbergaard. 

© Rasmus Hjortshøj

Rodeando o volume principal, seis casas adicionais menores localizadas na área de jogos são utilizadas para o armazenamento de brinquedos e ferramentas. Dentro do edifício principal da creche, estruturas pequenas em forma de casas são utilizadas para espaços fechados, tais como cozinha, berçários, salas de jogos e fraldários. Tudo isso dentro do conceito principal de um entorno de uma pequena cidade. 

© Rasmus Hjortshøj

As 11 casas estão levemente deslocadas umas das outras para dividir o programa da creche. Desde o exterior as compensações das fachadas dividem o espaço em setores exteriores menores e áreas de jogos, permitindo ao mesmo tempo a iluminação natural dentro do edifício. No interior, como resultado do deslocamento, vários tamanhos e tipos de habitações são criadas para os usuários. O projeto consta de dois a três plantas com salas grupais que possuem acesso individual ao espaço exterior em cada nível. 

Courtesy of Adam Mørk

O jardim de infância é nomeado assim pela rua em que se encontra, onde edifícios de apartamentos, vilas e pequenos jardins estão localizados. A nova creche adapta-se as diferentes escalas da comunidade local e reflete as coberturas inclinadas vizinhas que variam em diferentes alturas e inclinações. O jardim de infância Frederiksvej foi inaugurado em maio de 2015 e atualmente possui capacidade para 182 crianças desde berçário até seis anos de idade. 

© Rasmus Hjortshøj

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Frederiksberg, Dinamarca

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Jardim de Infância Frederiksvej / Cobe" [Frederiksvej Kindergarten / Cobe] 01 Mai 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/786581/jardim-de-infancia-frederiksvej-cobe> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.