Residência Huiini / S+ diseño

Residência Huiini / S+ diseño - Mais Imagens+ 40

  • Arquitetos: S+ diseño; S+ diseño
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  148
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo
    Fotografias:Mito Covarrubias
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  CASTEL, Construlita
  • Colaborações: Sofía Gómez Plasencia, Adriana del Muro, Susana Caloca
  • Design De Interior: Sara Tamez
  • Arquiteto Responsável: Sara Tamez
  • Cidade: Zapopan
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
© Mito Covarrubias

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto se situa em um lugar afastado da cidade, porém privilegiado, dentro do bosque da Primavera, onde a natureza funde-se com o projeto.

A residência surge como um espaço de retiro, levando em conta o fato de que a cliente é uma mulher solteira, recém aposentada, de ideias firmes, concretas e aventureiras.

Planta de Conjunto

Residência Huiini / S+ diseño - Mais Imagens+ 40

O projeto requer uma forma de 'caixas empilhadas' já que não deveria possuir formas curvas ou inclinadas, deste modo surge a ideia da casa-contêiner. 

A residência é composta por 4 contêineres HIGH CUBE (30m2), dois no térreo e dois no primeiro nível, deslocados para criar terraços, um em cada nível. A área total da residência é de 120 m2.

© Mito Covarrubias

O programa é dividido em: sala, sala de jantar, cozinha, lavabo, lavanderia, dormitório principal com banheiro, terraço e quarto de ferramentas. Já o primeiro andar divide-se em quarto de hóspedes com closet e banheiro, corredor-galeria, estúdio, terraço e o pé-direito duplo da sala e sala de jantar. 

O projeto tem a possibilidade de abrir-se completamente ou ficar hermético se assim se deseja. 

Devido à distância da cidade e a extensão do terreno agregou-se ao programa um último contêiner que abriga dois mini-estúdios com banheiro completo cada um para os hóspedes. 

© Mito Covarrubias

O contêineres possuem muitas vantagens como por exemplo, a estrutura reutilizada, a rapidez de construção, o traslado uma vez construído se seja necessário mudar a localização do projeto, poder ser ampliado pelo fato de ser modular, etc. 

© Mito Covarrubias

Entre os desafios estão o controle de temperatura (neste caso o projeto foi posicionado no eixo norte-sul), todo o interior encontra-se forrado com um isolante termo-acústico, não somente para o calor mas também para o frio. O movimento constante do metal com a mudança de temperatura, assim como o ruído com a chuva. 

Conta, além disso, com sistemas passivos como aquecimento solar e futuramente painéis solares. Uma forma inteligente de reciclar através de uma peça chamada lar.

© Mito Covarrubias

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Huiini / S+ diseño" [Casa Huiini / S+ diseño] 16 Nov 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/777216/residencia-huiini-s-plus-diseno> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.