Sala de Conferências Naman Retreat / Vo Trong Nghia Architects

Sala de Conferências Naman Retreat / Vo Trong Nghia Architects - Mais Imagens+ 14

  • Arquitetos: VTN Architects; VTN Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  773
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Hiroyuki Oki
© Hiroyuki Oki

Descrição enviada pela equipe de projeto. Ao lado da principal estrada de ligação entre a cidade de Da Nang e a antiga vila de Hoi An, localiza-se o Resort Naman, um qualificado resort costeiro a 16 km de distância do aeroporto internacional de Da Nang.

© Hiroyuki Oki

Naman Retreat é concebido como um moderno complexo de resort tropical, ainda que pacífico. Numa área de 3,4 ha, a missão era harmonizar 80 bangalôs, hotéis, 20 residências, além de 6 de luxo. O conceito do resort é proporcionar tratamento físico e mental aos clientes num ambiente naturalmente amigável e com atividades saudáveis, como spa, yoga, e esportes de praia. Para alcançar uma atmosfera perfeita, que permite aos hóspedes o máximo de purificação do corpo e da mente, o resort foi projetado com uma mistura harmoniosa de vegetação, pedra natural e bambu.

© Hiroyuki Oki

A Sala de Conferências

A sala de conferências é o primeiro edifício de instalações do resort que os hóspedes podem enxergar ao se aproximarem-se da zona de recepção. O salão pode acomodar até 300 pessoas ao mesmo tempo e pode servir para ocasiões diferentes como conferências, palestras, concertos, reuniões, etc. É uma sala retangular com um teto inclinado assimétrico. A estrutura abobadada de bambu dá ao edifício uma aparência icônica e impressionante. Ele é composto por 2 espaços paralelos; o salão fechado e o corredor aberto. O corredor externo serve como um hall de entrada ao ar livre, bem como boas vindas aos hóspedes.

© Hiroyuki Oki

A estrutura de suporte principal é composta por quadros de bambu que superam uma extensão de 13,5 m no hall e 4 m no corredor, com altura do telhado de 9,5 m. A aparência de arco é criada pelas dobras do bambu que fazem parte da estrutura principal. Graças ao posicionamento da fachada de vidro que é recuada do volume, 3 quadros estruturais em arco estão no exterior, abrindo a entrada, com o espaço servindo como um hall de entrada para acolher os convidados.

Planta Baixa

Há 2 tipos de bambu usadas neste edifício. Para as colunas retas o bambu "Luong" foi escolhido por sua resistência e comprimento que pode chegar a até 8 metros. Para os arcos de bambu o "Tam Vong" foi usado graças às suas características de flexibilidade. O projeto segue as características de cada tipo, combinando-os da forma mais eficiente.

© Hiroyuki Oki

A razão de usar o bambu como material principal veio a partir dos requisitos dos clientes que queriam um grande espaço aberto e simples para fornecer flexibilidade a diferentes funções, com custos construtivos razoáveis e cronograma de construção reduzido. O bambu pode entregar todos esses recursos. É um material local e acessível e o tempo de construção foi extremamente rápido devido à pré-fabricação dos quadros no próprio terreno. Este método de construção foi provado ser muito eficiente e proporcionar melhor controle sobre a construção.

© Hiroyuki Oki

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Ngũ Hành Sơn, Da Nang, Vietnã

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Sala de Conferências Naman Retreat / Vo Trong Nghia Architects" [Naman Retreat Conference Hall / VTN Architects] 21 Out 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/775724/sala-de-conferencias-naman-retreat-vo-trong-nghia-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.