Casa na Bela Vista / RVdM Arquitectos

Casa na Bela Vista / RVdM Arquitectos - Imagem 2 de 26Casa na Bela Vista / RVdM Arquitectos - Imagem 3 de 26Casa na Bela Vista / RVdM Arquitectos - Imagem 4 de 26Casa na Bela Vista / RVdM Arquitectos - Imagem 5 de 26Casa na Bela Vista / RVdM Arquitectos - Mais Imagens+ 21

Gafanha da Encarnação, Portugal
  • Arquitetos: RVdM Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  269
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo
    Fotografias:José Campos
  • Autor: Ricardo Vieira de Melo
  • Equipe De Projeto: Ricardo Senos, Damião Santos, Ânia Abrantes, Nuno Marques
  • Especialidades: MN Engenheiros, Lda
  • Projeto: 2009
  • Cidade: Gafanha da Encarnação
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casa na Bela Vista / RVdM Arquitectos - Imagem 8 de 26
© José Campos

Descrição enviada pela equipe de projeto. A pequena largura do terreno disponível – menos de 6 metros, – e o desejo expresso pelo cliente de organizar o piso térreo apenas com espaços de serviço, exigiram uma resposta tipológica que organiza a habitação essencialmente nos dois pisos superiores. O volume habitacional flutua sobre os muros vizinhos.

Casa na Bela Vista / RVdM Arquitectos - Imagem 3 de 26
© José Campos

A casa tira partido das duas frentes, nascente e poente. De um lado o sol, do outro as magníficas vistas para a Ria de Aveiro. Nesse sentido, a partir do 1º andar, o programa é desenvolvido sempre de uma forma simétrica a partir da escada central.

Casa na Bela Vista / RVdM Arquitectos - Imagem 10 de 26
© José Campos

Uma certa axialidade, que domina a casa, a partir do centro de acessos verticais, propõe compartimentos para as extremidades. A sala comum estende-se entre os dois quadrantes, desde poente até nascente em parceria com a cozinha. Assumindo o seu posicionamento nuclear, a sala expande-se também na vertical, através de um duplo pé-direito, que ajuda a organizar o nível superior e confere unidade ao conjunto dos pisos.

Casa na Bela Vista / RVdM Arquitectos - Imagem 12 de 26
© José Campos

No piso superior desenhou-se o programa mais privado da casa. Dois quartos, um para cada quadrante, e dois espaços complementares unidos por uma ponte metálica que vence o vazio criado pela sala.

Casa na Bela Vista / RVdM Arquitectos - Imagem 20 de 26
Corte
Casa na Bela Vista / RVdM Arquitectos - Imagem 22 de 26
Corte

A articulação entre cheios e vazios, que acontece tanto no interior como no exterior, desmonta a aparente estabilidade que a forma estereotipada da casa apresenta. Conseguem-se assim espaços mais ricos e iluminações naturais inesperadas.

Casa na Bela Vista / RVdM Arquitectos - Imagem 7 de 26
© José Campos

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa na Bela Vista / RVdM Arquitectos" [House in Bela Vista / RVdM Arquitectos] 14 Out 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/775290/casa-na-bela-vista-rvdm-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.