The Luchtsingel / ZUS

The Luchtsingel / ZUS - Mais Imagens+ 14

© Ossip van Duivenbode

Descrição enviada pela equipe de projeto. Primeira infraestrutura pública financiada por crowdfunding.

A ponte The Luchtsingel está aberta. Décadas após sua separação, a ponte de pedestres com 400 metros de comprimento reconectou três distritos no coração de Rotterdam. A Luchtsingel foi iniciada e projetada pelo escritório de arquitetura ZUS, com sede em Rotterdam, e é a primeira peça de infraestrutura pública do mundo a ser realizada principalmente através de crowdfunding (financiamento coletivo). Juntamente com os novos espaços públicos, incluindo o Delftsehof, Dakakker, Parque Pompenburg Park, e o Parque na Cobertura da Estação Hofplein, uma "paisagem urbana tridimensional" surgiu.

© Ossip van Duivenbode

"Baseado na ideia de temporalidade permanente, o Luchtsingel introduz uma nova forma de fazer cidade. Isso significa utilizar o caráter evolutivo da cidade e as formas existentes como ponto de partida. Por isso, desenvolvemos novos instrumentos de projeto, financiamento e planejamento", diz Elma van Boxel, sócia do ZUS.

© Ossip van Duivenbode

Quando, em 2011, foi anunciado que um empreendimento de escritórios no distrito central de Rotterdam havia sido cancelado, deixando muitos espaços de escritórios existentes vagos como resultado, o ZUS decidiu tomar o assunto em suas próprias mãos. Eles utilizaram um antigo edifício de escritórios, o Schieblock, para desenvolver um laboratório da cidade, que atualmente atua como uma incubadora importante para jovens empreendedores. Com comércio no piso térreo, bar, aulas de culinária, centro de informações, e sua cobertura chamada de Dakakker, a primeira da Europa com agricultura urbana, ele tornou-se um protótipo para o desenvolvimento sustentável.

© Fred Ernst

Depois, surgiu o Delftsehof, que se tornou uma das mais vibrantes áreas de entretenimento noturno da cidade, e após, o Parque Pompenburg para crianças, onde uma horta funciona de paisagismo ao lado do parque infantil. A cobertura da antiga Estação Hofplein está sendo desenvolvida como um espaço verde e local para eventos. Além disso, o Hofpoort, uma enorme torre de escritórios vazia na área, será trabalhada pelo ZUS nos próximos dois anos. Estes variados espaços públicos novos retornam à cidade esse antigo coração, tornando-o verde e habitável, com a ponte Luchtsingel funcionando como um elemento unificador. Simplesmente ao aumentar a acessibilidade para pedestres, a passarela de 400 metros de comprimento irá assegurar a sinergia entre os vários locais. Agora é possível caminhar desde a Estação Quarter ao norte, e para o Laurenskwartier via o Pompenburg. Essas conexões distintas conferem à área uma posição única no tecido urbano da cidade.

Diagrama

"A Luchtsingel, juntamente com os edifícios transformados e novos espaços públicos, conformam uma nova paisagem arquitetônica tridimensional", diz Kristian Koreman, sócio da ZUS.

© Fred Ernst

O Processo

ZUS elaborou o plano Luchtsingel em 2011. No ano seguinte, como cocuradores da Bienal Internacional de Arquitetura de Rotterdam (IABR), a área da estação foi renomeada para 'Terreno Teste de Rotterdam'. Consistia de dezoito intervenções, todas ligadas por uma rota contínua: a Luchtsingel. Para o financiamento, a campanha de financiamento coletivo "I Make Rotterdam" foi iniciada; por € 25 qualquer um poderia comprar uma placa inscrita com seu nome, e mais de 8000 delas foram vendidas. Em 2012, a 'Luchtsingel' recebeu o Rotterdam City Initiative, que permitiu a continuação do financiamento do projeto.

© Ossip van Duivenbode

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Rotterdam, Holanda

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "The Luchtsingel / ZUS" [The Luchtsingel / ZUS] 28 Jul 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/770933/the-luchtsingel-zus> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.