Salas de Aulas do Campus Juan Gomez Millas, Universidade do Chile / Marsino Arquitectos Asociados

Salas de Aulas do Campus Juan Gomez Millas, Universidade do Chile / Marsino Arquitectos Asociados - Mais Imagens+ 29

  • Arquitetos: Marsino Arquitectura; Marsino Arquitectura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  17787
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2012
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  CHC
  • Arquitetos Colaboradores: Alejandra Powditch A., Vallerie Haquin F.
  • Cálculos Do Projeto: Claudio Hinojosa T., Hinojosa Ingeniería Asociados Ltda.
  • Projeto Luminotécnico: Oriana Ponzini G-H.
  • Projeto Elétrico: Mario Pulleghini R., Proacom Ltda.
  • Fiscalização Técnica: IDIEM Universidade do Chile
  • Arquitetos Responsáveis: Jorge Marsino P., María Inés Buzzoni G., Diego Achurra Q.
  • Cidade: Nunoa
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
© Felipe Díaz Contardo

Encomenda | Vínculo

O projeto Aularios surge de um concurso público de Anteprojetos organizado pela Universidade do Chile, cujo objetivo foi elaborar o desenho de um protótipo de edifício de salas de aulas, que fosse capaz de resolver uma carência em infraestrutura educacional, que em sua repetição, permitiria organizar formalmente a heterogeneidade das edificações existentes no Campus Juan Gomez Millas, além de dar solução ao crescente aumento de alunos das diversas faculdades da universidade.

© Felipe Díaz Contardo

Propõe-se assim um modelo repetitivo; um artefato palíndromo, sem fundos, que consegue se relacionar de maneira harmônica com o entorno existente e se integra ao espaço público do Campus sem interromper os percursos existentes.

© Felipe Díaz Contardo

Contexto | Localização

Este módulo repetitivo, denominado aulario, está localizados em espaços intersticiais do Campus, gerando um circuito contínuo em um sistema transversal comum a todas as faculdades, integrando todas elas um novo espaço público.

Planta Primeiro Pavimento

Conceito | Desenvolvimento

Seguindo os critérios de acessibilidade universal e conectividade, as principais estratégias são voltadas para a integração dos espaço públicos das salas de aulas com o campus, através de uma circulação contínua e a conexão de diferentes níveis sem segregação. Desta maneira, o edifício estabelece uma dialética que em seu desenvolvimento longitudinal tem origem na disposição da planta nobre do Campus ao primeiro e segundo pavimento, permitindo a continuidade no sentido transversal em sua base, onde estão a cafeteria e um pátio coberto com áreas de estar para os alunos.

© Felipe Díaz Contardo

Projeto

Cada aulario conta com 14 salas de uso flexível, com capacidades de 45 a 120 alunos, que permitem disposições diferentes, como o uso concêntrico para o debate ou o linear tradicional para aulas expositivas. Além disso, em cada aulario existem duas salas de aula duplas, tipo auditório, que podem ser unidas ou separadas por um painel acústico móvel.

© Felipe Díaz Contardo

A disposição interna das salas considera as superfícies reflexivas e absorventes em um desenho verificado com simulações digitais. 

© Felipe Díaz Contardo

Material | Ambiente

O projeto, abordado na íntegra sob os conceitos de eficiência energética e sustentabilidade, conta com economia de água potável, ventilação e iluminação natural e recuperação de calor/frio nos estacionamentos subterrâneos, isolamento na envoltória do edifício e uma segunda pele que outorga um fator adequado de sombra nas fachadas e circulações.

© Felipe Díaz Contardo

Sistemas eficientes de controle centralizado para o acesso, ar condicionado, calefação, ventilação e iluminação foto-sensível, entre outros, contribuem a atingir as melhores condições de habitabilidade interna e externa para o desenvolvimento das atividades de graduação e pós-graduação do Campus.

© Felipe Díaz Contardo

Inovação | Ícone

O sentido do projeto e o enfoque na inovação proposta é a exploração da conectividade, obtendo um volume palíndromo, a expressão máxima da integração, já que desenvolve volumétrica e programaticamente da mesma forma em ambos os sentidos, alcançando além disso que a cobertura e fachada se integrem em uma envoltória contínua. 

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Las Palmeras, Ñuñoa, Região Metropolitana, Chile

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Salas de Aulas do Campus Juan Gomez Millas, Universidade do Chile / Marsino Arquitectos Asociados" [Aularios Campus Juan Gomez Millas Universidad de Chile / Marsino Arquitectura] 24 Abr 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/765829/aularios-campus-juan-gomez-millas-universidad-de-chile-marsino-arquitectos-asociados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.