Salvador María del Carril 3816 / MMCV

© Daniela Mac Adden
  • Arquitetos: MMCV; MMCV
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  680
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2012

Salvador María del Carril 3816 / MMCV - Mais Imagens+ 14

  • Diretor De Projetos: Andrés Gagliardi
  • Chefe De Obra: Patricia Barragan
  • Engenharia Estrutural: José A. Zaldua
  • Construção: KARPEL Hermanos S.R.L.
  • Arquitetos Responsáveis: Sergio Mizraji, Jacquelin Cicchinelli
  • Cidade: Buenos Aires
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
© Daniela Mac Adden

Descrição enviada pela equipe de projeto. O conceito para este edifício foi experimentar uma forma construtiva que pudesse ser transportada para outros projetos que o estúdio poderia realizar no futuro, sofrendo adaptações mas sem ser repetitivo. Assim foi o tom da forma de execução, as terminações e o desenvolvimento de um sistema, trabalhando sobre ideias abstratas e gerais como a geração de elementos em concreto para resolver a fachada.

Planta Baixa Térreo

Com uma resposta que foge ao tradicional para o lote retangular e de esquina, o edifício se afasta das duas linhas de fachada com maior profundidade no lado menor do que no lado maior do retângulo.

© Daniela Mac Adden

Esta é uma 'obra embrionária' em relação à prova e experimentação de uma técnica que logo daria lugar à uma forma de trabalho, como a adoção de uma altura geral de 2,6 m e um contrapiso de 0,40 m onde se concentram todas as instalações e o teto contínuo. Aqui começa a desenvolver-se a utilização de marcenaria interna e externa, do piso ao teto, evitando os vãos, e a resolução da estrutura de concreto como um material da obra, tanto no sentido clássico de sua textura, como em ser um elemento definidor. Ele também permite a conformação de uma planta baixa livre a partir de uma planta de transição, com vigas de 0,60 m de altura, que possibilitam variar a disposição e secção das colunas na base e o desenvolvimento do edifício.

© Daniela Mac Adden

Esta ideia de uma planta baixa livre "extrema" com colunas circulares - onde todo o teto está no mesmo nível e as luminárias foram incorporadas também nos corrimãos foram o ponto de partida para novos projetos que evoluíram a partir deste modelo.

© Daniela Mac Adden

A planta térrea contém o acesso, uma sala técnica, um elevador, e a área de serviço do apartamento do primeiro pavimento. A garagem possui diferença de altura, devido à modulação dos apartamentos, absorve a planta de transição que neste edifício também se adaptam para poder obter as proporções que se buscava na fachada.

Corte

No primeiro pavimento, há um apartamento em toda a planta, onde os ambientes principais se abrem em direção à frente e os serviços aos fundos. Acima estão as unidades duplex, espelhadas, que no nível inferior têm espaços mais públicos com a sala de estar/jantar com pé direito duplo e na parte superior as áreas mais privadas, com um pátio interno em cada unidade, que uma das proprietárias escolheu fechar para área de spa. No último pavimento, as unidades em duplex possuem um terraço dividido por uma parede de pedra com uma jacuzzi.

© Daniela Mac Adden

Esta obra é o ponto de partida onde começam a serem aplicados resoluções construtivas que logo vão formar parte da técnica e da forma de trabalhar do estúdio. 

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Villa Devoto, Buenos Aires, Argentina

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Salvador María del Carril 3816 / MMCV" [Salvador María del Carril 3816 / MMCV] 16 Mar 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/763538/salvador-maria-del-carril-3816-mmcv> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.