wonderWALL / LIKEarchitects

wonderWALL / LIKEarchitects - Mais Imagens+ 15

  • Arquitetos: LIKEarchitects; LIKEarchitects
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Curadoria: Emília Tavares
  • Produção: State of the Art
  • Cliente: Sonae Sierra
  • Equipe De Projeto : Diogo Aguiar, Teresa Otto, João Jesus and João Salgueiro, Daniel Mudrak
  • Cidade: Lisboa
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
© Fernando Guerra | FG+SG

Descrição enviada pela equipe de projeto. wonderWALL é espaço expositivo concebido para receber a obra The Pool da artista norte americana Jen Lewin, no Centro Comercial Colombo, em Lisboa, Portugal, construído com cerca de 20.000 tiras de tecido branco e preto.

Corte

Trata-se de uma estrutura suspensa desde a clarabóia da praça central, com cerca de 14 metros de diâmetro e 4 metros de altura, que define espaço – exterior e interior - pela (des)multiplicação de inúmeras tiras de tecido, igualmente suspensas, e que assim nunca toca o chão do próprio shopping - onde está exposta a obra da artista - , permitindo que desde fora se veja uma linha contínua da luz colorida vinda do interior, e que, desde dentro, se veja uma linha ininterrupta da luz vinda do exterior.

© Fernando Guerra | FG+SG

A estrutura museológica apresenta uma pele abstrata, uma fachada têxtil construída em listas de tecido negro, totalmente apreensível pelos visitantes e contínua em toda a sua superfície, que oscila com os fluxos de ar. A aposta num espaço cilíndrico procura enfatizar a centralidade da obra exposta, que assumiu uma importância crucial no desenho do espaço, reforçada pela anulação de uma entrada principal em detrimento de uma fachada totalmente permeável que dissolve a entrada ao longo de toda a periferia da instalação espacial.

© Fernando Guerra | FG+SG

Por questões de controlo luminosidade, a obra de Jen Lewin não é visível desde o exterior. Ao contrário do ano anterior, o interior do espaço expositivo também não será perceptível desde as galerias superiores do shopping. Ao invés, a cobertura apresentar-se-á como uma grande tela de tecelagem circular que destaca o processo manual que caracteriza a construção deste espaço, fazendo sobressair uma singular textura têxtil.

Planta Baixa

Procurou criar-se um espaço imersivo, que consciencializa o ato de entrar através da vontade em descobrir um espaço que não é completamente perceptível desde o exterior. Ao mesmo tempo, a ausência de barreiras físicas procura libertar a movimentação dos visitantes na apropriação do espaço, preparando-os para a interação com a obra de Jen Lewin.

© Fernando Guerra | FG+SG

Protegido da luz do shopping, o interior do espaço expositivo é uma enorme cúpula totalmente branca que procura fazer sobressair The Pool, ao refletir, na sua imensa superfície, as sucessivas variações cromáticas que caracterizam a obra da artista. Ao mesmo tempo, a continuidade material e a ausência de referências espaciais ajudaram os visitantes a perder-se, por momentos, naquele espaço colorido.

© Fernando Guerra | FG+SG

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Lisboa, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "wonderWALL / LIKEarchitects" [wonderWALL / LIKEarchitects] 19 Fev 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/762184/wonderwall-likearchitects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.