Descrição enviada pela equipe de projeto. O colégio Camilo Mora Carrasquilla, localizado no Bairro Fuente Clara, ao leste da cidade de Medellín, numa área com dificuldades de acessibilidade pedonal e veicular, e com pouca presença de equipamentos e espaços públicos. Motivo pelo qual sua construção teve um grande impacto social nos habitantes, se convertendo num marco transformador de seu entorno.
Para o desenvolvimento do projeto destinou-se um prédio, que ao adotar as fortes normas vigentes na zona, apenas 38% da área do prédio se tornava útil para edificação, levando a duas considerações: aproveitar o máximo da superfície, ajustando a forma à geometria da área útil do prédio, e crescer em altura para cumprir com o programa escolar requerido.
Como resultado, o projeto é consolidado em dois volumes, um de planta trapezoidal, que contém os usos de caráter coletivo, como biblioteca, salas de informática e áreas administrativas. Enquanto as classes e banheiros são agrupados em outro volume, mais longo e retangular. Com o fim de cumprir com as áreas livres exigidas, opta-se por criar terraços no último nível do edifício, acompanhados de usos desportivos como uma quadra poliesportiva e um ginásio ao ar livre.
Uma estrutura reticular de brises foi incorporada na fachada oeste a fim de minimizar o impacto da luz do sol poente nas classes. Enquanto que no lado leste, uma grande rampa se desdobra abrindo-se lateralmente para conformar um pátio.