Grande Teatro Albir / Dominique Perrault Architecture

Grande Teatro Albir / Dominique Perrault Architecture - Mais Imagens+ 43

  • Arquitetos: Dominique Perrault Architecture; Dominique Perrault Architecture
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  34000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Alucobond, Vanceva
  • Arquiteto Local: Christian Astruc Architects
  • Estrutura: VP GREEN
  • Engenharia Mecânica: ETCO
  • Economista: RPO
  • Cenógrafo: Changement à vue
  • Acústica: Jean-Paul Lamoureux
  • Cidade: Albi
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
© Vincent Boutin

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Grande Teatro Albi vai transformar a textura da cidade, bem como a sua influência cultural.

© Vincent Boutin

Este edifício aparece como um símbolo arquitetônico excepcional, nos arredores do centro histórico.

© Georges Fessy

Temos dado prioridade à presença do Grande Teatro, em vez dos cinemas, a fim de organizar em torno dele uma rede de espaços públicos e de equipamentos culturais. O Grande Teatro será o seu centro.

© Georges Fessy
Implantação
© Georges Fessy

Ao longo do Beco da Cultura, diferentes espaços públicos vão se suceder, pontuando uma passarela que vai da catedral para o grande parque público Rochegude. Este caminho começa com a criação de uma praça no nível do Sibille Boulevard, em seguida, chega no lugar do teatro, e continua no lugar dos cinemas na frente do Athanor, para finalmente se abrir para o jardim público. Essa é a ideia de uma "passagem urbana" animada pela sucessão, a justaposição e a interação de vários edifícios culturais.

© Georges Fessy

Optamos por identificar claramente os diferentes edifícios com lugares que lhes dão um endereço na cidade. Portanto, a construção preservado do Athanor é modificado para criar a entrada dos cinemas. Ela se torna a parte visível deste «iceberg», oferecendo um grande hall de entrada, talvez com algumas lojas e um café no nível da quadra. No subsolo, encontramos todas as salas de exibição. Assim, a base do local do teatro está totalmente ocupada pelo complexo cinematográfico. Este layout permite libertar todo o espaço público e abrí-lo generosamente para a atividade urbana e para a população.

© Georges Fessy

A geometria muito simples do teatro permite a criação ao longo da avenida Général de Gaulle, em uma tentativa de continuidade urbana e proximidade com a biblioteca multimídia, gerando dois lugares mais ou menos triangulares no lado do "beco cultural". Esses dois espaços públicos, novos nesta infra-estrutura urbana, são colocados em torno do teatro: um é aberto para o centro histórico e o outro em direção ao bairro.

© Vincent Boutin

Nós procuramos um volume compacto que permite que a dimensão do teatro se ajuste da melhor maneira em seu entorno urbano. Nós também procuramos alguns princípios funcionais, simples, diretos e imediatos, especialmente para o acesso, pelo espaço público, dos caminhões, no mesmo nível do que o palco e os bastidores.

Isso não significa necessariamente que esta parte posterior do teatro é "morta", porque lá em cima podemos encontrar as caixas e a administração, e acima a sala experimental. Assim, os quatro lados do prisma são abertos e habitados.

© Vincent Boutin

É claro, a única abertura no lugar do teatro é totalmente envidraçada como uma grande janela para a cidade, saudando todos os lobbies, as galerias, as varandas e o grande auditório.

© Georges Fessy

A partir deste volume transparente, vamos chegar à sala experimental, por um lado e por outro lado o teto-terraço, onde será criado o jardim suspenso e seu restaurante. A partir desta altura, teremos uma visão aberta sobre o contorno da cidade de Albi e sobre a paisagem circundante.

© Vincent Boutin

O edifício é feito de concreto, coberto com tijolos. Vamos utilizar este material para o lado de fora, tanto quanto o interior, para os pisos, tanto quanto as paredes e os tetos, para criar uma arquitetura mono material.

© Georges Fessy

Para a solidez do tijolo, nós nos opomos, com uma cobertura suave e leve, que vai vestir o prisma do teatro. Esta cobertura de malha de metal, cobre vermelho colorido, que não enferruja, como roupas, vai assumir a verticalidade do edifício em dois lados, e vai tirar isso dos outros lados, para abrir como um pano grande no lugar do teatro e nos cinemas.

© Vincent Boutin

As curvas e contra-curvas foram necessárias para esta malha estática criar uma arquitetura livre, feliz e lírica. Veremos também que há a metáfora do pano ou a evocação de um projeto de palco de ópera.

© Georges Fessy

Mas acima de tudo, lá vamos encontrar algum brilho, reflexão, cor, que lembra uma arquitetura "vestida com uma luz brilhante". Esta pele metálica tecida, como um laço, que vai proteger as funções do teatro, sem separá-lo das funções da cidade. Vai filtrar a luz e quebrar o vento e a chuva. Este grande ornamento tem algumas características sustentáveis. A malha irá se ajustar aos espaços e aos usos que abrange. Será possível tecê-la maior para oferecer alguns pontos de vista de dentro para fora ou mais apertado em outras partes, para esconder algumas paredes estruturais, ou para filtrar, como um quebra sol, a luz nos grandes foyers.

Nota: Este projeto foi originalmente publicado em Fevereiro 08, 2015

© Vincent Boutin

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Grand Théâtre, 81000 Albi, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Grande Teatro Albir / Dominique Perrault Architecture" [Albi Grand Theater / Dominique Perrault Architecture] 14 Dez 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/760773/grande-teatro-albir-dominique-perrault-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.