Estúdios Capelinha / Arquitetos Associados

Estúdios Capelinha / Arquitetos Associados - Janela, Escada, CorrimãoEstúdios Capelinha / Arquitetos Associados - Janela, Tijolo, Escada, CorrimãoEstúdios Capelinha / Arquitetos Associados - JanelaEstúdios Capelinha / Arquitetos Associados - Imagem 5 de 20Estúdios Capelinha / Arquitetos Associados - Mais Imagens+ 15

Belo Horizonte, Brasil
Estúdios Capelinha / Arquitetos Associados - Janela, Tijolo, Escada, Corrimão
© Leonardo Finotti

Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício Estúdios Capelinha 244 é iniciativa de arquitetos – maioria entre os empreendedores –, interessados em apresentar alternativas à padronização do mercado imobiliário. Apresenta 10 apartamentos, todos com área privativa, ora ao nível térreo, ora nas coberturas. Os espaços internos, compactos, se distribuem em dois ou três níveis, integrados por um vazio interno que amplia verticalmente as unidades. Assim, busca-se a possibilidade de um habitar menos determinado e menos condicionado pelos modelos tradicionalmente praticados no mercado imobiliário.

Estúdios Capelinha / Arquitetos Associados - Janela, Urbano, Fachada
© Leonardo Finotti

 SÍTIO E IMPLANTAÇÃO

 Implantado em um lote urbano de pouca largura (10x40m), o edifício aproveita o declive suave para implantar as garagens em subsolo, distribuindo 5 apartamentos ao nível térreo e 5 coberturas. As aberturas dos apartamentos se orientam predominantemente para a frente e para os fundos, evitando a lateral com pouca largura e as visadas de vizinhos. O apartamento intermediário, com maior afastamento, se abre no sentido oposto para ambos os lados, ocupando nos pavimentos pares a área sobre a circulação coletiva e usufruindo de ventilação cruzada. As áreas frontais e laterais são privativas para os apartamentos térreos, ambientados como pequenos sobrados, cada qual com seu quintal gramado. As coberturas usufruem dos terraços com vista para a cidade e para a Serra do Curral.

Estúdios Capelinha / Arquitetos Associados - Janela, Escada, Fachada, Corrimão
© Leonardo Finotti

USO E APROPRIAÇÃO

 A integração espacial assegura o maior aproveitamento dos espaços, evitando a compartimentação típica dos apartamentos-tipo do mercado. A cozinha está na sala, aos modos de um armário. A sala, por sua vez, se abre para uma varanda e para um jardim, ampliando a área de convívio social. No pavimento superior, os quartos se conformam como mezaninos, abertos para o vazio, compartilhando o banheiro. Ao invés de pensar o espaço como uma sequência de compartimentos fechados por quatro paredes, que o morador precisa quebrar e refazer para habitar melhor, com alto custo financeiro e ambiental, aplica-se o raciocínio inverso: fazê-lo aberto e sem paredes, o que permite usufruir da integração visual e física. Se necessário, em uma ação construtiva rápida, econômica e sem resíduos, é possível fechar e redefinir os espaços.

Estúdios Capelinha / Arquitetos Associados - Janela
© Leonardo Finotti

A indeterminação funcional evitou a multiplicação de banheiros – há um em cada pavimento do apartamento – e a multiplicação de compartimentos, resultando em um ambiente integrado, com maior qualidade ambiental – iluminação e ventilação fartas, proporcionadas pelas amplas aberturas. Para tanto, todos os elementos fixos e determinados de infraestrutura – sanitários, cozinha, escada interna – se concentram em uma faixa lateral, liberando o espaço central com área de permanência prolongada de uso indeterminado.

Estúdios Capelinha / Arquitetos Associados - Janela, Escada, Corrimão
© Leonardo Finotti

Materiais simples e duráveis – o granilite nas circulações coletivas, salas e banheiros; o taco de madeira nos mezaninos; o deck nos terraços; aço oxidado no muro frontal, mais sujeito a desgastes; pintura texturizada nas fachadas – permitem concentrar esforços e investimentos em amplas aberturas, portas de correr, jardins privativos e elevador, conformando infraestruturas e espaços internos mais preocupados com a qualidade ambiental do que com a representação social.

Corte BB

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Belo Horizonte - Minas Gerais, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Estúdios Capelinha / Arquitetos Associados" 19 Jan 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/760583/estudios-capelinha-arquitetos-associados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.