Casa “U” / Eleonora Aquilante, Ariel Busch Arquitectos

Casa “U” / Eleonora Aquilante, Ariel Busch Arquitectos - Mais Imagens+ 19

Córdoba, Argentina
  • Colaboradores: Franco Marioli, Cecilia Baudino, Bruno Fiolone arquitectos
  • Estrutura: Edgar Moran
  • Cidade: Córdoba
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
© Gonzalo Viramonte

Descrição enviada pela equipe de projeto. Nos subúrbios da zona sul da cidade de Córdoba, num terreno de 1350 m², a Casa U foi projetada.

© Gonzalo Viramonte

O esquema funcional em "U" surge, por um lado, em resposta à união das situações particulares do lugar, e por outro lado, aos requisitos específicos da uso da família de arquitet@s; casa de arquitet@s para arquitet@s.

© Gonzalo Viramonte

A residência se abre em um pátio até a frente, para captar o sol do norte e aproveitá-lo nos ambientes de uso social, que se agrupam em um volume de 5 x 20 metros, com 10 metros de afastamento frontal do lote, com o duplo propósito de garantir privacidade e de ligar o jardim à parte sul da casa.

Planta Baixa

O "U" se fecha na ala oeste, que abriga os serviços; garagem, lavanderia, pátio de serviço e ao leste, que abriga os dormitórios.

© Gonzalo Viramonte

Os materiais utilizados são simplificados em seu uso, como tijolo aparente, metal, concreto e vidro. Estes são ótimos materiais com um mínimo de manutenção. Para os pisos também foi utilizado o concreto.

© Gonzalo Viramonte

A pesquisa teve como foco o estudo da tipologia de habitação, e como diferenciar o exterior do interior com o uso de materiais. As alas leste e oeste, juntas com o hall de entrada que as conecta, foram projetadas com lajes de concreto exposto, e os exteriores foram utilizados como experimento para diferentes maneiras de composição com tijolo aparente.

Corte

No volume público, que abriga a cozinha, sala de estar, sala de jantar e mezanino de estudo, escolhemos outra tecnologia, com um telhado seco feito de folhas de metal com espuma de poliuretano como isolante, e um teto tipo Barrisol, uma tela esticada que cobre o grande espaço completamente.

© Gonzalo Viramonte

Este volume, com um teto inclinado, é aberto para o leste, com uma grande janela com vista para o espaço verde circundante. Como uma boca que trás ao interior o bosque de eucalipto existente, para integrá-lo na composição do objeto arquitetônico.

© Gonzalo Viramonte

Originalmente publicado Janeiro 24, 2015.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa “U” / Eleonora Aquilante, Ariel Busch Arquitectos" [Casa “U” / Eleonora Aquilante, Ariel Busch Arquitectos] 16 Dez 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/760579/casa-u-eleonora-aquilante-ariel-busch-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.