Casa Pinar / mog taller de arquitectura

Casa Pinar  / mog taller de arquitectura - Imagem 2 de 35Casa Pinar  / mog taller de arquitectura - Imagem 3 de 35Casa Pinar  / mog taller de arquitectura - Imagem 4 de 35Casa Pinar  / mog taller de arquitectura - Imagem 5 de 35Casa Pinar  / mog taller de arquitectura - Mais Imagens+ 30

Zapopan, México
  • Equipe De Projeto: Andrés Mayorga García Rulfo, Diego González Díaz Ochoa, Leopoldo Orendain Ruiz Escoto.
  • Contrução: Orozco y Soto construcciones S. A. de C. V.
  • Cidade: Zapopan
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
Casa Pinar  / mog taller de arquitectura - Imagem 9 de 35
© Helmer Murayama Caro / Fabrica de Arquitectura

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado dentro de um terreno próximo a um dos pulmões mais importantes da Zona Metropolitana da cidade de Guadalajara, o Bosque de la Primavera.

Casa Pinar  / mog taller de arquitectura - Imagem 14 de 35
© Helmer Murayama Caro / Fabrica de Arquitectura

Com uma extensão 2.578 m² e uma vegetação densa conformada em sua maioria por pinheiros e carvalhos, o terreno abrigava uma série de construções abandonadas há aproximadamente 30 anos, incluindo piscina, garagens e uma quadra poliesportiva.

Casa Pinar  / mog taller de arquitectura - Imagem 34 de 35
Corte AA

Sendo a vegetação o principal protagonista do terreno, o projeto se desenvolve imerso nela, gerando vistas para o interior do terreno.

Casa Pinar  / mog taller de arquitectura - Imagem 12 de 35
© Miguel Valverde Hernández / Fabrica de Arquitectura

A separação do programa proposto, os materiais e a honestidade nos sistemas construtivos são definidos como conceitos principais do projeto, onde dispomos principalmente de dois edifícios ao redor da piscina e da quadra existentes.

Casa Pinar  / mog taller de arquitectura - Imagem 30 de 35
Planta Baixa Térreo

O primeiro edifício dividido em três volumes abriga a área privada, conformada pelos espaços de serviços, as áreas de estar e os dormitórios. O segundo edifício dividido em dois abriga a área social conformada pelo terraço e um escritório. Esta separação de volumes gera uma exploração do programa onde se criam cheios e vazios, fazendo do exterior uma extensão  da casa que incita o usuário a viver seu entorno.

Casa Pinar  / mog taller de arquitectura - Imagem 28 de 35
© Helmer Murayama Caro / Fabrica de Arquitectura

Os materiais e sistemas construtivos existentes como as paredes de alvenaria e pedra extraídas do próprio terreno, as paredes em tijolos aparentes, os rebocos em cores, criam um sentimento de pertencimento ao terreno e provocam, graças à sua virtude de envelhecimento, uma gama cromática que muda com o passar do tempo.

Casa Pinar  / mog taller de arquitectura - Imagem 15 de 35
© Helmer Murayama Caro / Fabrica de Arquitectura

Algumas estratégias como o amplo uso de elementos em madeira evocam os métodos de construção tradicionalistas da região.

Casa Pinar  / mog taller de arquitectura - Imagem 3 de 35
© Miguel Valverde Hernández / Fabrica de Arquitectura

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Pinar / mog taller de arquitectura" [Casa Pinar / mog taller de arquitectura] 01 Jan 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/759544/casa-pinar-mo-plus-g-taller-de-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.