Exposição “Latin America in Construction: Architecture 1955–1980” no MoMA

Exposição “Latin America in Construction: Architecture 1955–1980” no MoMA

Em 1955 o Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (MoMA) promoveu a exposição "Latin American Architecture since 1945", um levantamento sem precedentes da arquitetura moderna da América Latina. No 60° aniversário desse importante marco, o MoMA revisita a região para oferecer um complexo panorama das posições, debates e criatividade arquitetônica do México e Cuba ao Cone Sul entre 1955 e o início da década de 1980.

Esse período de auto-questionamento, exploração e complexas mudanças políticas também viu o surgimento da imagem da América Latina como uma paisagem em desenvolvimento em que todos os aspectos da vida cultural eram coloridos, de uma forma ou de outra, por essa nova atitude que emergiu como o “Terceiro Mundo”. E exposição de 1955 apresentava o resultado de uma única série fotográfica; por outro lado, "Latin America in Construction: Architecture 1955–1980" reúne uma grande variedade de materiais originais que nunca antes haviam sido compilados e, em sua maioria, são raramente expostos mesmo em seus países de origem.

A exposição conta com desenhos arquitetônicos, modelos, fotografias de época e registros audiovisuais, além de maquetes e fotografias recentes. Embora a exposição foque no período de 1955 a 1980 na maioria dos países da América Latina, ela é introduzida por um vasto prelúdio sobre as três décadas precedentes de desenvolvimento arquitetônico na região, apresentando a construção de diversas universidades importantes em cidades como Cidade do México e Caracas, além de expor o desenvolvimento de Brasília. Os arquitetos da época abordaram esses desafios com inovações formais, urbanísticas e programáticas, muitas das quais ainda relevantes para os desafios de nosso tempo; um tempo em que a América Latina continua mostrando respostas arquitetônicas e urbanísticas vibrantes e desafiadoras às questões de modernização e desenvolvimento, embora em contextos econômicos e políticos bastante diferentes daqueles considerados na grande retrospectiva apresentada na exposição.

A exposição vem acompanhada de duas grandes publicações: um catálogo e uma antologia de textos seminais traduzidos do português e do espanhol.

  • Organizado por Barry Bergdoll, Curador, e Patricio del Real, Assistente de curadoria, Department of Architecture and Design, The Museum of Modern Art; Jorge Francisco Liernur, Universidad Torcuato di Tella, Buenos Aires, Argentina; e Carlos Eduardo Comas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil; com o apoio de um comitê consultivo da América Latina
  • Colaboradores no Brasil: Igor Fracalossi, Rafael Saldanha Duarte e Carlos Castro.
  • Apoio principal: The International Council of The Museum of Modern Art.
  • Financiamento adicional: The Reed Foundation e MoMA Annual Exhibition Fund

Latin America in Construction: Architecture 1955–1980

  • Data: de 29 de março a 12 de julho de 2015
  • Local: Museum of Modern Art - MoMA
  • Endereço: 11 West 53 Street  New York, NY, EUA

  • Título

    Exposição “Latin America in Construction: Architecture 1955–1980”
  • Website

  • Organizadores

  • De

    29 de Março de 2015 12:00 AM
  • Até

    12 de Julho de 2015 12:00 AM
  • Onde

    MoMA
  • Endereço

    11 West 53rd Street, Nova Iorque, NY 10019, EUA

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Exposição “Latin America in Construction: Architecture 1955–1980” no MoMA" 01 Jan 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/757289/exposicao-latin-america-in-construction-architecture-1955-nil-1980-no-moma> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.