Instalação "Musings on a Glass Box" de Diller Scofidio + Renfro ocupa a Fondation Cartier em Paris

Em comemoração dos 30 anos da Fondation Cartier pour l’art contemporain, o escritório Diller Scofidio + Renfro criou uma exposição interativa que estimula os visitantes a experienciar o edifício de vidro e aço projetado por Jean Nouvel de um modo completamente novo.

“O edifício da Fondation Cartier, projetado por Jean Nouvel, será usado como matéria prima para a obra, a primeiro na história da instituição. Musings on a Glass Box é uma obra complexa que ocupa todo o térreo da Fondation Cartier, onde uma alteração no forro desencadeará uma reação de surpresa. O resultado é um ambiente imersivo que inclui um componente acústico - desenvolvido pelo compositor americano David Lang e pelo designer de som Jody Elff - e que trabalha com a arquitetura do edifício para levantar questões sobre transparência, percepção e a relação com o espaço.

Uma declaração de Diller Scofidio + Renfro, a seguir.

© Diller Scofidio + Renfro

“Os distintos espaços expositivos de vidro de Jean Nouvel na Fondation Cartier têm sido uma provocação para artistas e curadores há duas décadas, derrubando as convenções da galeria 'caixa branca' e estendendo os limites da arquitetura. As grandes paredes transparentes do edifício ocupavam a vanguarda da tecnologia do vidro na década de 1990, aspirando a um dos maiores objetivos do modernismo: desmaterializar a parede e conectar completamente o interior e o exterior", comentou Diller Scofidio + Renfro.

Musings on a Glass Box esvazia as galerias do térreo para colocá-las em evidência. Suas qualidades visuais e acústicas são intensificadas através de poucas intervenções dispostas estrategicamente nos sistemas hidráulico, elétrico e de fachada do edifício. Usando o clichê da negligência aparente, o projeto começa com um único e malicioso vazamento no forro. Uma resposta vem com a ajuda de um balde, um refrão, sensores, robótica, comunicação remota, vídeo e processamento de som em tempo real. As duas galerias no térreo se interconectam num circuito. Pequenos gestos na grande galeria são amplificados na menor, fazendo o familiar parecer estranho e tornando o banal grotesco."

Preparativos para a exposição Musings on a Glass Box. Imagem © Diller Scofidio + Renfro
Preparativos para a exposição Musings on a Glass Box. Imagem © Diller Scofidio + Renfro

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Instalação "Musings on a Glass Box" de Diller Scofidio + Renfro ocupa a Fondation Cartier em Paris" [Diller Scofidio + Renfro's "Musings on a Glass Box" Opens in Paris] 14 Nov 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Romullo Baratto) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/757146/instalacao-musings-on-a-glass-box-de-diller-scofidio-plus-renfro-ocupa-a-fondation-cartier-em-paris> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.