Recuperação de conjunto histórico em Guimarães vence prêmio "Reabilitação na Construção 2014"

O escritório português José Rodrigues Lourenço acaba de vencer o Prêmio "Reabilitação na Construção 2014" na categoria "Melhor Ateliê" com seu projeto de recuperação de um conjunto de edifícios no centro da cidade de Guimarães, Portugal, e sua transformação em uma unidade hoteleira.

Do arquiteto: O projeto consiste na recuperação e readaptação funcional do conjunto edificado na esquina entre a Rua D. João I e o Largo do Toural, na cidade de Guimarães, Portugal, para uma unidade hoteleira quatro estrelas.

O projeto compreende a totalidade dos 3 edifícios (A, B e C), bem como a recuperação do “antigo” logradouro.

Edifício A - Recuperação

Reforma no edifício A. Image Cortesia de José Rodrigues Lourenço

Este edifício é, sem dúvida, o que contém mais interesse histórico e arquitetônico e o que estava em melhor estado de conservação do conjunto de edificações a intervir. Assim sendo, foi possível manter a grande parte das suas características, visto não comprometerem a nova função instalada neste conjunto.

Edifício A. Image Cortesia de José Rodrigues Lourenço

Edifício B - Adaptação

Edifíco B. Image Cortesia de José Rodrigues Lourenço

Esta construção encontrava-se em mau estado de conservação, o que limita a intervenção. Trata-se de um edifício que tem a função de conectar as outras construções, possibilitando a ligação horizontal entre o edifício A e C, dado estes se encontrarem em cotas diferentes. Em nossa proposta este edifício caracteriza-se por ser a ligação vertical de emergência em caso de incêndio, já que se encontra estanque e revestido com matérias de alta capacidade contra o fogo.

Edifíco B. Image Cortesia de José Rodrigues Lourenço
Edifíco B. Image Cortesia de José Rodrigues Lourenço

Edifício C - Reconstrução

Edifíco C. Image Cortesia de José Rodrigues Lourenço

Este edifício encontrava-se em estado de ruína completa, com apenas alguns elementos da fachada principal. Estes elementos possibilitam o encontro com as cotas pré-existentes de cada piso. O acesso a alguma informação fotográfica cedida pelo Gabinete Técnico Local da Câmara Municipal de Guimarães possibilitou a melhor compreensão dos elementos pré-existentes atualmente não visíveis, possibilitando reconstruir todo o edifício à imagem do que em tempos foi.

Edifíco C. Image Cortesia de José Rodrigues Lourenço

Não obstante a situação atual, a proposta mantém a estrutura principal dos edifícios e é intocável em relação às fachadas principais e o gabarito. O projeto mantém na essência os aspectos construtivos, bem como o esquema funcional.

A proposta visa ainda prevê a recuperação dos elementos da cantaria existentes nas duas fachadas voltadas às ruas, bem como a recuperação das caixilharias em madeira originais.

Detalhe A. Image Cortesia de José Rodrigues Lourenço

No que se refere à estrutura da cobertura, propõe-se que seja refeita em madeira de pinho tratado, sendo que a solução estrutural aponta para a introdução pontual de elementos metálicos. O revestimento da cobertura, bem como a forma dos beirais, será realizado de acordo com a situação original, sendo obviamente utilizada a telha de canudo.

A proposta de arquitetura procurou ainda compatibilizar os sistemas de climatização, imprescindíveis para aquele espaço, procurando não interferir negativamente a estética dos espaços, quer nos compartimentos interiores, quer no exterior.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos

Text Message Html

Cita: Romullo Baratto. "Recuperação de conjunto histórico em Guimarães vence prêmio "Reabilitação na Construção 2014"" 19 Out 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/755621/recuperacao-de-conjunto-historico-em-guimaraes-vence-premio-reabilitacao-na-construcao-2014> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.