Studio Alex Monroe / DSDHA

Studio Alex Monroe / DSDHA - Imagem 1 de 10
© Dennis Gilbert
  • Arquitetos: DSDHA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  310
  • Fotógrafo
    Fotografias:Dennis Gilbert

Studio Alex Monroe / DSDHA - Imagem 2 de 10Studio Alex Monroe / DSDHA - Imagem 3 de 10Studio Alex Monroe / DSDHA - Imagem 4 de 10Studio Alex Monroe / DSDHA - Imagem 5 de 10Studio Alex Monroe / DSDHA - Mais Imagens+ 5

Studio Alex Monroe / DSDHA - Imagem 3 de 10
© Dennis Gilbert

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Studio Alex Monroe é um novo estúdio de jóias localizado muito próximo a área de conservação urbana de Bermondsey.

Studio Alex Monroe / DSDHA - Imagem 6 de 10
© Dennis Gilbert

O projeto consiste em uma adição de 3 plantas à um edifício existente de um só pavimento, de estilo eduardiano, incluindo um ateliê e um estúdio, junto a uma loja boutique, com espaços para reuniões e refeitórios nos pavimentos superiores, assim como um terraço na cobertura com vistas para a London Brigde.

Studio Alex Monroe / DSDHA - Imagem 2 de 10
© Dennis Gilbert

O novo edifício funciona como um marco para o bairro, já que o terraço original cria uma curva que completa a fachada em direção a rua. O desenho mantem a continuidade das fachadas das lojas, ao mesmo tempo em que os pavimentos adicionais formam um volume de metal revestido que está levemente apoiado sobre o existente.

Studio Alex Monroe / DSDHA - Imagem 7 de 10
© Dennis Gilbert

Assim como o estudo anterior de Alex em Iliffe Yard, as conexões com o mundo exterior no sul de Londres são fundamentais para proporcionar boas condições de trabalho, e por isso, todas as oportunidades para conectar-se com a natureza foram aproveitadas. Portas de correr abrem a oficina para a rua e permitem a interação com o mundo, proporcionando um lugar para ampliar a visão dos trabalhadores como um contraponto aos joalheiros que trabalham no interior. Uma sacada no terceiro pavimento cria a sensação de amplitude no refeitório/sala de reunião, e as aberturas com uma variedade de perspectivas são cuidadosamente posicionadas para maximizar o compromisso com a paisagem urbana. As atividades individuais acomodadas em cada pavimento estão conectadas por uma ampla escada "social", que funciona como um espaço de exposição adicional e como lugar de encontro, atenuando o desafio de trabalhar em um "edifício lápis" (termo utilizado no Japão para caracterizar os edifícios estreitos nos terrenos pequenos).

Studio Alex Monroe / DSDHA - Imagem 9 de 10
Diagrama/Corte

A fachada é cuidadosamente desenhada para celebrar a "arte de fazer". Com uma tonalidade cinza-bronze ligeiramente escura, a fachada possui um acabamento brilhante que sutilmente capta os edifícios circundantes e seus vários tons e cores.

Studio Alex Monroe / DSDHA - Imagem 5 de 10
© Dennis Gilbert

As "abas" verticais na fachada movem-se seletivamente frente as aberturas para animar a fachada, conferindo um dinamismo à rua e escalonando o edifício com a aparência de uma micro-torre. O ritmo da fachada é acentuado com uma superfície envidraçada de pé direito duplo na fachada sul, através dos níveis da sala de reuniões e oficinas, com vistas panorâmicas sobre os arredores. O detalhe horizontal refere-se diretamente ao terraço vizinho, mas sem imitá-lo literalmente. 

Studio Alex Monroe / DSDHA - Imagem 10 de 10
Fachada Ampliada

A estrutura do edifício está construída inteiramente de painéis pré-fabricados de madeira; através do seu uso foram eliminadas 27,1 toneladas de CO2 da atmosfera. Internamente esta simples estrutura é visível, acabamento que proporciona um entorno robusto para o estúdio onde os móveis embutidos foram feitos de madeira específica para cada parte do processo de fabricação das jóias. Com o tempo, a madeira revelará uma pátina de uso, registrando a vida cotidiana do edifício,

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Studio Alex Monroe / DSDHA" [Alex Monroe Studio / DSDHA] 15 Out 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/755316/studio-alex-monroe-dsdha> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.