Clássicos da Arquitetura: Escola Estadual Milton Campos / Oscar Niemeyer

Clássicos da Arquitetura: Escola Estadual Milton Campos / Oscar Niemeyer - Imagem 1 de 37
© Tibor Jablonsky

Clássicos da Arquitetura: Escola Estadual Milton Campos / Oscar Niemeyer - Imagem 2 de 37Clássicos da Arquitetura: Escola Estadual Milton Campos / Oscar Niemeyer - Imagem 3 de 37Clássicos da Arquitetura: Escola Estadual Milton Campos / Oscar Niemeyer - Imagem 4 de 37Clássicos da Arquitetura: Escola Estadual Milton Campos / Oscar Niemeyer - Imagem 5 de 37Clássicos da Arquitetura: Escola Estadual Milton Campos / Oscar Niemeyer - Mais Imagens+ 32

Quatro blocos envoltos por uma área ajardinada determinam o conjunto arquitetônico. Três destes blocos são retangulares e o quarto bloco, cuja planta tem a forma de um trapézio isósceles, distingue-se dos demais por seu traçado externo curvilíneo.

Clássicos da Arquitetura: Escola Estadual Milton Campos / Oscar Niemeyer - Imagem 8 de 37
© Aleluia Teixeira (CC BY-NC 3.0 BR)
Planta Pavimento Inferior

O bloco de planta trapezoidal abriga o auditório. As faces laterais externas do trapézio são configuradas a partir de duas curvas opostas que se encontram em dois pontos opostos e elevados em relação ao solo. Ambas as curvas, portanto, produzem os dois planos curvos quase idênticos do edifício: seu piso e sua coberta.

Croquis

Uma das faces do edifício, por onde se dá seu acesso principal, é transparente, com dois módulos diferentes que se intercalam. No primeiro módulo, a parte superior, é um terço maior do que a parte inferior, ambas fixas. O outro módulo, a proporção 1:3 é mantida, porém invertida. A porção superior é menor e móvel, e a porção inferior, maior, é fixa.

Clássicos da Arquitetura: Escola Estadual Milton Campos / Oscar Niemeyer - Imagem 28 de 37
© Hudson Menezes

Os outros três blocos estão implantados na porção posterior do lote e são interligados através do volume maior cujo comprimento mede cinco vezes mais do que sua largura. Este volume retangular possui térreo em pilotis e mais um pavimento superior que se conecta a ele por meio de uma rampa linear em concreto.

Planta Pavimento Superior
Clássicos da Arquitetura: Escola Estadual Milton Campos / Oscar Niemeyer - Imagem 15 de 37
© Stamo Papadaki, 1956
Corte transversal
Belo Horizonte, Brasil

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Rua Antônio de Albuquerque, 1377 - Funcionários, Belo Horizonte - State of Minas Gerais, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: Audrey Migliani. "Clássicos da Arquitetura: Escola Estadual Milton Campos / Oscar Niemeyer" 15 Out 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/755023/classicos-da-arquitetura-escola-estadual-milton-campos-oscar-niemeyer> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.