Casa Katsutadai / Yuko Nagayama & Associates

Casa Katsutadai / Yuko Nagayama & Associates - Imagem 2 de 15Casa Katsutadai / Yuko Nagayama & Associates - Imagem 3 de 15Casa Katsutadai / Yuko Nagayama & Associates - Imagem 4 de 15Casa Katsutadai / Yuko Nagayama & Associates - Imagem 5 de 15Casa Katsutadai / Yuko Nagayama & Associates - Mais Imagens+ 10

Yachiyo, Japão
  • Arquitetos Responsáveis: Yuko Nagayama , Yohei Kawashima
  • área Do Terreno: 100㎡
  • área Total Construída: 178.5㎡
  • Cidade: Yachiyo
  • País: Japão
Mais informaçõesMenos informações
Casa Katsutadai / Yuko Nagayama & Associates - Imagem 7 de 15
© Daici Ano

Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência com comércio em Katsutadai, Japão se estrutura a partir de um espaço comercial localizado na parte externa do térreo, que abriga uma confeitaria e na parte interna, uma cozinha, além do segundo e o terceiro pavimento que compõem a residência projetada para uma família de 4 pessoas. Esta casa possui um corpo que se eleva entre o primeiro e o terceiro pavimento, como se a parte superior da casa flutuasse sobre o comércio e possa ser vista da rua. Esta fachada foi projetada para mudar seu caráter ao longo do tempo- durante o dia, funciona como claraboia do espaço comercial, enquanto que durante a noite as luzes que escapam por aqui parecem uma caixa mágica. A parede do comércio frente à rua possui 1,8 metros de altura, e essa medida aumenta gradualmente em direção ao interior. 

Casa Katsutadai / Yuko Nagayama & Associates - Imagem 15 de 15
Corte

Quando visitamos os clientes em sua antiga casa, o que mais os preocupava era a questão da privacidade, onde tinham que constantemente fechar as cortinas devido à sua relação com a rua, e o contínuo ruído provocado pelas crianças do pavimento superior. Por isso, tentamos solucionar isto através do desenho de vistas cruzadas entre a loja e a casa, de modo torná-las diferentes e independentes em apenas um objeto ao mesmo tempo. Cada espaço se distancia de seu ambiente circundante de maneira particular. O comércio é quase um exterior contínuo em direção à rua, apenas rodeada por uma pequena parede e a casa é um objeto independente que se separa de seus limites, flutuando sobre o plano do solo e se fechando em direção à rua, de modo que os habitantes não possam ter vistas para os apartamentos vizinhos e vice versa. 

Casa Katsutadai / Yuko Nagayama & Associates - Imagem 10 de 15
© Daici Ano

O foco do projeto foi pensado para gerar uma aparência atrativa de grande longitude, de modo a mudar a relação entre uma casa e um comércio. A ideia foi mudar o sentido das distâncias a partir do ato de tornar independente as situações. Um espaço comercial aberto em direção à rua e um espaço íntimo, independente e diferenciado. Esta mudança no sentido das distâncias, mudam o fluxo do tempo na vida cotidiana desta família.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Katsutadai / Yuko Nagayama & Associates" [Katsutadai House / Yuko Nagayama & Associates] 20 Out 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/734217/casa-katsutadai-yuko-nagayama-and-associates> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.