Casa Itu / Studio Arthur Casas

Casa Itu / Studio Arthur Casas - Imagem 2 de 17Casa Itu / Studio Arthur Casas - Imagem 3 de 17Casa Itu / Studio Arthur Casas - Imagem 4 de 17Casa Itu / Studio Arthur Casas - Imagem 5 de 17Casa Itu / Studio Arthur Casas - Mais Imagens+ 12

Itu, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  950
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2012
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Legrand / Bticino
  • Arquitetura: STUDIO ARTHUR CASAS - Arthur Casas.
  • Arquitetos: Alexandra Kayat, Regiane Khristian, Renata Adoni.
  • Construtora: EB Malucelli Construtora
  • Consultores: Systemac (Engenharia Estrutural); Kitchens (Cozinha); Luis Carlos Orsini (Paisagismo); La Lampe (iluminação);
  • Fornecedores: : G Moveis Especiais (Marcenaria); Mekal (Metais); Arthur Decor (Toldos); De Aluminio (Caixilhos); Metalbagno/Deca (Metais); NPK(Pedras); Altero/Floresta (Metais); BTicino (Elétrica), Jatoba (Mosaicos); Vallve (Banheiras), Prima Matéria (Pintura).
  • Interiores: Casual; Micasa; Varuzza; Nanni Chinelatto; Atelier Ricardo Fasanello; Dpot; Arthur Decor; Emporium Cortinas; Passado Composto.
  • Cidade: Itu
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações

Situada a cerca de uma hora de São Paulo, a Casa em Itu é um refugio para um jovem casal com filhos. A posição privilegiada às margens de um pequeno lago e a presença de um grande ipê amarelo nos levou a criar uma casa que tira o maior partido possível da paisagem.

Casa Itu / Studio Arthur Casas - Imagem 7 de 17
© Fernando Guerra | FG+SG

A planta em L divide a casa de maneira simples: o volume principal contém no térreo o quarto dos filhos, um pátio interno contínuo ao home theater forma uma sala de estar intima, uma grande sala de estar se abre para o terraço e para o jardim, apagando as fronteiras entre o interior e o exterior.  Acima desse volume estão situadas a suíte master e uma academia.

Casa Itu / Studio Arthur Casas - Imagem 11 de 17
Planta - Térreo

No volume secundário estão a sala de jantar e cozinha, assim como as áreas de serviço. No primeiro andar deste volume ficam os quartos dos hóspedes.

Casa Itu / Studio Arthur Casas - Imagem 4 de 17
© Fernando Guerra | FG+SG

A casa é marcada pela horizontalidade e fluidez entre os espaços. A entrada é feita no ponto onde os dois volumes convergem, um pé-direito baixo reforça a transição do olhar para o exterior. De um lado o piso em pedra da sala de jantar segue em direção ao terraço, gradualmente se mesclando ao jardim.  A sala de estar se encontra num nível ligeiramente mais baixo e possui um pé-direito mais alto. Um tronco de arvore domina esse espaço, revestindo a única coluna de apoio presente. Os caixilhos deslizam completamente e ficam escondidos dentro das paredes, trazendo o terraço e a paisagem para dentro da casa.

Casa Itu / Studio Arthur Casas - Imagem 3 de 17
© Fernando Guerra | FG+SG

O piso e o forro em madeira trazem um aspecto caloroso e domestico para esse espaço invadido pela natureza. Um segundo terraço contínuo à sala foi criado sob a pérgula em balanço que possui um toldo retrátil. Toda a lateral do volume é dominada por um grande deck em madeira e por uma raia de natação, integrada ao paisagismo por grandes pedras que penetram a piscina.

Casa Itu / Studio Arthur Casas - Imagem 5 de 17
© Fernando Guerra | FG+SG

O antigo ipê amarelo que foi preservado se mescla à arquitetura da casa, alinhado com ele uma escada externa permite circular entre o térreo e o primeiro pavimento. Essa variedade de percursos interiores e exteriores é uma das características mais marcantes dessa casa.

Casa Itu / Studio Arthur Casas - Imagem 10 de 17
© Fernando Guerra | FG+SG

Revestida em cumaru e com uma tinta feita com a própria terra do local,  apesar de seu grande volume a casa possui uma inserção discreta na paisagem, sua horizontalidade reforçando a linha das copas das árvores que dominam o entorno.

Casa Itu / Studio Arthur Casas - Imagem 13 de 17
Corte

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Itu / Studio Arthur Casas" 28 Jul 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/705301/casa-itu-slash-studio-arthur-casas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.