Casa em Los Conejos II / La Mirateca

Casa em Los Conejos II / La Mirateca - Imagem 2 de 18Casa em Los Conejos II / La Mirateca - Imagem 3 de 18Casa em Los Conejos II / La Mirateca - Imagem 4 de 18Casa em Los Conejos II / La Mirateca - Imagem 5 de 18Casa em Los Conejos II / La Mirateca - Mais Imagens+ 13

Molina, Espanha
Casa em Los Conejos II / La Mirateca - Imagem 7 de 18
© Patricia Forcen Scheu

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa em Los Conejos II é uma reflexão de como responder através de localização e forma a um terreno de grandes dimensões caracterizado por uma topografia bastante particular. Foi feita a opção de abrigar todos os usos sob um só telhado que se dobra várias vezes e vai assim ordenando o programa de funcionamento e delimitando os espaços externos que serão usados. Mostrar a topografia original é uma das premissas do projeto em seu resultado final.

Casa em Los Conejos II / La Mirateca - Imagem 2 de 18
© Patricia Forcen Scheu

O acesso se torna o elemento estruturador do projeto e gerador da formalização do mesmo. Tanto veículos quanto pedestres acessam pelo mesmo ponto, onde são 'absorvidos' por um rampa que leva a uma área de sombra, ali está a garagem e a porta de entrada da casa. A porta supracitada organizas as escassas circulações internas e subdivide o espaço em público e privado. O átrio de entrada é caracterizado pela ausência de aberturas e por seu pano de fundo, que esconde os dormitórios do visitante.

Casa em Los Conejos II / La Mirateca - Imagem 13 de 18
Planta Pavimento Térreo

A casa ocupa todo o lote, de modo que as suas dimensões não podem ser vistas em sua totalidade. As múltiplas subdivisões da residência definem seus diferentes usos: A área da noite tem uma posição estratégica, não apenas delimitando o átrio de acesso a casa, mas também separando o visitante do restante do programa da casa. A área do dia, no entanto, é um retângulo que incentiva o fluxo através de um núcleo que muda de acordo com as necessidades do usuário. A relação interior e exterior de cada parte do projeto é outra de suas particularidades.

Casa em Los Conejos II / La Mirateca - Imagem 8 de 18
© Patricia Forcen Scheu

A habitação se articula embaixo de um plano vegetado, oque ajuda a integra-la a um entorno natural escasso de edificações. Para de adaptar a área do dia, o plano vegetado tem um formato em 'L', criando sombras e se elevando do solo original para alocar a piscina. Os fechamentos deixam de ser opacos para permitir uma relação direta entre os espaços internos e externos, o que garante a duplicidade das áreas de dia.

Casa em Los Conejos II / La Mirateca - Imagem 3 de 18
© Patricia Forcen Scheu

Há uma parede na área mais alta do terreno que faz a casa parecer semi-enterrada. Assim, os problemas de privacidade, devido aos terrenos adjacentes, são resolvidos. Os espaços de serviços estão nessa área, tornando mais fácil a configuração dos espaços abertos da zona de dia e tornando possível de acesso ao telhado por uma rampa para contemplar a paisagem.

Casa em Los Conejos II / La Mirateca - Imagem 18 de 18
Corte

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa em Los Conejos II / La Mirateca" [Casa En Los Conejos II / La Mirateca] 01 Out 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/628048/casa-em-los-conejos-ii-la-mirateca> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.