i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Plano Diretor
  4. Arábia Saudita
  5. Erick van Egeraat
  6. 2014
  7. Erick van Egeraat propõe centro urbano exclusivo para pedestres na Arábia Saudita

Erick van Egeraat propõe centro urbano exclusivo para pedestres na Arábia Saudita

Erick van Egeraat propõe centro urbano exclusivo para pedestres na Arábia Saudita
Erick van Egeraat propõe centro urbano exclusivo para pedestres na Arábia Saudita, Aerial View. Image © (designed by) Erick van Egeraat BV
Aerial View. Image © (designed by) Erick van Egeraat BV

Erick van Egeraat divulgou imagens de sua proposta para o centro de UnayzahArábia Saudita. Graças a um anel viário de 4 pistas e uma via subterrânea que conecta a um estacionamento também subterrâneo, a área de 58 hectares será de uso exclusivo para pedestres e contará com 70.000 m² de área comercial, apartamentos residenciais e escritórios, todos próximos à mesquita central da cidade.

Mais sobre o projeto para o centro da cidade, a seguir.

Shopping District. Image © (designed by) Erick van Egeraat BV
Shopping District. Image © (designed by) Erick van Egeraat BV

O masterplan leva em conta o patrimônio e o caráter da cidade e se inspira nas massas vegetais que cercam o município, incluindo palmeiras em diversas áreas do projeto que, segundo os arquitetos, "garantirão à cidade de Unayzah uma forte identidade". O plano também mantém os edifícios existentes na região central, adaptando, inclusive, as fachadas de um complexo comercial existente com jardins verticais e quedas d´água. Os novos edifícios terão fachadas inspiradas pela arquitetura tradicional da região, mantendo uma coerência formal e visual com os outros edifícios existentes. 

"Diferentes larguras de vias e transições orgânicas entre alamedas, ruas e praças criarão áreas de estar na escala humana", disse Erick van Egeraat, acrescentando que "uma quantidade generosa de palmeiras e mobiliário urbano proporcionará a proteção necessária contra o sol."

Site Plan. Image © (designed by) Erick van Egeraat BV
Site Plan. Image © (designed by) Erick van Egeraat BV

Erick van Egeraat foi recentemente contratado para desenvolver mais profundamente a proposta. Espera-se que o projeto seja implementado no decorrer dos próximos 10 anos, sendo que a etapa inicial do anel viário já está em construção.

Cita: Stott, Rory. "Erick van Egeraat propõe centro urbano exclusivo para pedestres na Arábia Saudita" [Erick van Egeraat Designs Pedestrianized City Center in Saudi Arabia] 18 Ago 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <http://www.archdaily.com.br/br/625660/erick-van-egeraat-propoe-centro-urbano-exclusivo-para-pedestres-na-arabia-saudita>