Museu de Arte Nelson-Atkins / Steven Holl Architects

Museu de Arte Nelson-Atkins / Steven Holl Architects - FachadaMuseu de Arte Nelson-Atkins / Steven Holl Architects - FachadaMuseu de Arte Nelson-Atkins / Steven Holl Architects - Cadeira, VidroMuseu de Arte Nelson-Atkins / Steven Holl Architects - Imagem 5 de 62Museu de Arte Nelson-Atkins / Steven Holl Architects - Mais Imagens+ 57

Kansas City, Estados Unidos
  • Arquitetos: Steven Holl Architects; Steven Holl Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  15329
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2007
  • Fotógrafo
    Fotografias:Andy Ryan
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Goppion
  • Engenharia Estrutural: Guy Nordenson and Associates
  • Engenharia Mecânica: Ove Arup & Partners / W.L. Cassell & Associates
  • Consultoria De Vidro: R.A. Heintges & Associates
  • Consultoria Em Iluminação: Renfro Design Group
  • Paisagismo: Gould Evans Goodman Associates
  • Artista: Walter De Maria
  • Custo: US $200.000.000
  • Equipe De Projeto: Steven Holl, Chris McVoy, Chris McVoy, Martin Cox, Richard Tobias, Masao Akiyoshi, Gabriela Barman-Kraemer, Matthias Blass, Molly Blieden, Elissavet Chryssochoides, Robert, Edmonds, Simone Giostra, Annette Goderbauer, Mimi Hoang, Makram El-Kadi, Edward Lalonde, Li Hu, Justin Korhammer, Linda Lee, Fabian Llonch, Stephen O’Dell, Irene Vogt, Urs Vogt, Christian Wassmann
  • Arquitetos Locais: BNIM Architects
  • Cidade: Kansas City
Mais informaçõesMenos informações
Museu de Arte Nelson-Atkins / Steven Holl Architects - Fachada
© Andy Ryan

Descrição enviada pela equipe de projeto. A expansão do Museu de Arte Nelson Atkins combina arquitetura com a paisagem para criar uma arquitetura experimental que se desdobra para os visitantes, uma vez que é percebida pelo movimento de cada indivíduo através do espaço e do tempo. O novo anexo, chamado de Edifício Bloch, envolve o Jardim de Esculturas existente, transformando todo o terreno do museu em um recinto para a experiência do visitante. O novo anexo se estende ao longo da borda oriental do campus e distingue-se por cinco lentes de vidro, atravessando a partir do edifício existente através do Jardim de Esculturas para formar novos espaços e ângulos de visão. A fusão inovadora de paisagem, arquitetura e arte foi executada através de uma estreita colaboração com curadores de museus e artistas, para conseguir uma relação dinâmica e solidária entre arte e arquitetura. Enquanto os visitantes se movem através do novo anexo, eles experimentam um fluxo entre a luz, arte, arquitetura e paisagem, com vistas a partir de um nível para outro, de dentro para fora.

Museu de Arte Nelson-Atkins / Steven Holl Architects - Fachada
© Andy Ryan

O movimento de rosca entre as lentes de captação de luz do novo anexo tece o novo edifício com a paisagem em um dinamismo fluido com base em uma relação sensível ao seu contexto. Ao invés do anexo de uma massa, os novos elementos existem em contraste complementar com o original e clássico "Templo de Arte" de 1933:

- Original Edifício Novo (em Contraste Complementar)
- Opaco Transparente
- Luz Pesada
- Mistura Hermética
- Vistas da Paisagem
- Delimitada Inlimitado
- Circulação Dirigida Circulação Aberta
- Peça Única Lentes Transparentes

Museu de Arte Nelson-Atkins / Steven Holl Architects - Urbano, Janela
© Andy Ryan

A primeira das cinco "lentes" forma uma entrada brilhante e transparente, com café, biblioteca de arte e livraria, convidando o público para o museu e incentivando o movimento através de rampas em direção às galerias à medida que progridem para baixo no jardim. Do lobby, um eixo cruzado novo se conecta através de grandes espaços do edifício original. À noite, o volume de vidro brilhante do lobby oferece uma transparência convidativa, atraindo visitantes para eventos e atividades. Várias camadas de vidro translúcido das lentes reunem, difundem e refratam a luz, às vezes, materializando a luz como blocos de gelo. Durante o dia, as lentes injetam diferentes qualidades de luz para as galerias, enquanto à noite o Jardim de Esculturas brilha com sua luz interna. O "caminho sinuoso" entre as lentes no Jardim de Esculturas tem seu complemento no fluxo aberto através do nível contínuo de galerias abaixo. As galerias, organizadas em sequência para apoiar a progressão das coleções, gradualmente desce para o jardim e são pontuadas por vistas na paisagem.

Museu de Arte Nelson-Atkins / Steven Holl Architects - Imagem 23 de 62
© Andy Ryan

O projeto para o novo anexo utiliza conceitos de construção sustentável; o Jardim de Esculturas continua para cima e sobre para as galerias-telhado, criando espaços para as esculturas entre as lentes, além de fornecer os telhados verdes para atingir altos níveis de isolamento e controle de águas pluviais. No coração de lentes do anexo está um conceito estrutural que fundiu-se com o conceito de luz e distribuidor de ar: "A Respiração em T" transporta luz para dentro das galerias ao longo de suas curvas inferiores através do vidro em suspensão. As cavidades de duplo vidro das lentes armazenam ar aquecido pelo sol no inverno ou esgota-os no verão. Níveis de luz ideal para todos os tipos de arte ou de instalações de mídia e requisitos de flexibilidade sazonais são asseguradas através do uso de telas controlados por computador e de material translúcido isolante especial incorporado nas cavidades de vidro. Um porão de serviço abaixo das galerias de arte oferece entrega, armazenamento e manipulação de espaços, bem como um acesso flexível à "Respiração em T".

Museu de Arte Nelson-Atkins / Steven Holl Architects - Fachada, Janela
© Andy Ryan

A integraçãoengenhosa dearte e arquiteturaincluiu umesforço de colaboraçãocom o artistaWalterDe Maria, um dos grandes artistasminimalistasdo nosso tempo.A escultura deDe Maria, Um Sol/34Luas, éa peça central da entradadegranito comum espelho d'águaque formaum novo espaço deentradaformado pelo edifício antigo e o novo. As"luas"da obra de artesão clarabóiascirculares nofundo da piscina, que projetamluzrefratadada águana garagemabaixo.

Diagrama

A forte relação entre o conceito de arquitetura e importantes participações de arte oriental do Museu é ilustrada pelas obras da coleção permanente, como Verdant Mountains (século 12) por Chiang Shen ou o The North Sea (século 16) por Chou Ch'en, que demonstram a fusão intemporal da arte, arquitetura e paisagem. O novo anexo celebra essa fusão com o novo espaço de esculturas de Isamu Noguchi, estabelecendo uma conexão de ligação aos Jardim de Esculturas existente.

Museu de Arte Nelson-Atkins / Steven Holl Architects - Fachada
© Andy Ryan

Tradução do artigo original feita por Maria Julia Martins. Equipe ArchDaily Brasil.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Kansas City, MO, EUA

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Museu de Arte Nelson-Atkins / Steven Holl Architects" 18 Jul 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/624107/museu-de-arte-nelson-atkins-steven-holl-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.