MIT, Harvard e TU Delft oferecem cursos online gratuitos de arquitetura

A aprendizagem não tem porquê ser formal - ou cara, no caso. Graças à internet e algumas almas generosas, é possível continuar sua educação de forma gratuita na comodidade da sua própria casa. As melhores escolas como o MIT e a Universidade de Harvard contam com cursos online gratuitos, permitindo que pessoas de todo o mundo possam se conectar e aprender no seu próprio ritmo.Veja a seguir quatro destes cursos.

MIT OpenCourseWare: Architecture

Em 2003, MIT lançou oficialmente o OpenCourseWare – uma plataforma online através da qual absolutamente qualquer pessoa pode acessar o conteúdo do curso, que é idêntico ao dos alunos que pagam, mas de forma gratuita. A seção de arquitetura conta com mais de 100 cursos de graduação e pós-graduação; nessa seção é possível fazer o download de anotações, trabalhos práticos e tarefas, lista de leituras, e em muitos casos, exemplos de trabalhos dos ex-alunos. Apesar de não receber o feedback por parte dos professores ou o certificado de ter completado o curso, se tem o acesso livre ao departamento mais antigo de arquitetura dos Estados Unidos, o que, por si só, já é um recurso incrível. A seguir apresentamos dois dos cursos de arquitetura do MIT OpenCourseWare.

  • Construção Arquitetônica e Computação é para estudantes interessados em como os computadores podem facilitar o desenho e a construção. O curso começa com um modelo computacional previamente preparado, o qual se utiliza para a realização de provas e a pesquisa do processo de construção. O processo de construção é explorado em termos de detalhamento e projeto estrutural, levando questões legais e computacionais em consideração.

  • Teoria da Forma da Cidade é um dos poucos cursos de arquitetura oferecidos em formato de áudio e vídeo através do MIT OpenCourseWare. O título é bastante explicativo - o curso apresenta aos estudantes as teorias históricas e modernas da forma da cidade junto com estudos de caso apropriados, ajudando-os a elaborar uma compreensão de urbanismo e arquitetura para futuras pesquisas educativas e profissionais.

Universidade Técnica de Delft - OpenCourseWare

Como o MIT, a TU Delft também possui uma plataforma OpenCourseWare - ainda que menor. Apesar do site não possuir uma seção própria de arquitetura, os arquitetos ainda podem usar os recursos oferecidos pela prestigiosa escola. O material disponível para a maioria dos cursos inclui gravações de conferências em formato de áudio e vídeo, leituras, tarefas e teste práticos.

  • Bio Inspired Design "confere uma visão geral de enfoques mecânicos não convencionais na natureza e mostra como esse conhecimento pode conduzir a uma maior criatividade no design mecânico e a melhores soluções. Discute-se sobre um grande número de organismo biológicos com construções inteligentes, mecanismos incomuns ou sensores inteligentes, métodos de processamento e apresentação de uma série de exemplos técnicos e projetos de instrumentos e máquinas inspirados na biologia".

  • Tratamento de Águas Residuais examina o desenvolvimento de tecnologias de tratamento de águas residuais e suas aplicações. "Os sistemas de alta e baixa tecnologia, que são aplicáveis tanto aos países industrializados como aos países em desenvolvimento, são discutidos". Os temas específicos incluem tecnologias de remoção de nutrientes e a recuperação, tais como os sistemas de tratamento anaeróbico e técnicas de filtragem com membrana.

EdX: Arquitetura

EdX, uma inciativa online sem fins lucrativos fundada pelo MIT e pela Universidade de Harvard, oferece aulas interativas de algumas das melhores escolas do mundo. Se você decidir fazer o curso, pode conseguir um certificado de conclusão. Uma grande vantagem é a possibilidade de se conectar com outros companheiros que compartilham a mesma opinião, utilizando as ferramentas de conectividade da plataforma. Além das categorias como informática, música e econômica, existe uma seção de arquitetura. Dois de seus cursos de arquitetura, descritos a seguir, estão abertos para inscrição.

  • Pesquisa sobre a arquitetura vernacular asiática "é um curso baseado no diálogo que proporciona uma exploração profunda do conceito vernáculo e suas aplicações na cultura e nos entornos construídos do passado, presente e futuro. Criado para promover o debate e o diálogo e igualmente contribuir ao discurso do conceito do vernáculo, esse curso de cinco semanas desafiará a percepção da tradição e estimulará uma análise mais profunda do ambiente local de cada participante". Tal como se sugere o título, o curso se centrará especificamente na linguagem vernacular asiática.

  • "Embora o desenvolvimento das cidades em diferentes partes do mundo se movimente em diversas direções, todos as estimativas mostram que as cidades se transformarão e crescerão muito nos próximos anos" - especialmente nos trópicos, onde "se espera que o número de novos habitantes urbanos aumente o equivalente a 3 vezes a população da Europa de hoje" Com um enfoque específico na Ásia, o curso Future Cities explorará os métodos de projeto e gestão no transcorrer de nove semanas, com o objetivo de aumentar o rendimento sustentável das cidades e, assim, sua capacidade de recuperação.

Academia Online Aberta

A Open Online Academy, uma plataforma similar a Edx, oferece uma gama mais seletiva de cursos relacionados especificamente com a arquitetura, a arte e o design. Dr. Ivan Shumkov, fundador do sitee um de seus professores, já lecionou na Harvard GSD, da Escola de Arquitetura do Pratt Institute, e da Parsons The New School for Design. Até o momento, a Open Online Academy, oferece seis cursos, dois dos quais descritos a seguir.

  • Arquitetura Contemporânea analisa as "grandes ideias contemporâneas de arquitetura, as ideologias e os projetos nos contextos local e globalizado ", ao longo de 8 semanas. Os alunos estudarão o material desde a década de 1990, apresentando trabalhos semanais, apoiados em aulas e visitas virtuais.

  • Projetando Escolas Resistentes é ministrado por Shumkov, Arnold Rivera e Illac Diaz, o homem por trás do projeto Litro de Luz nas Filipinas, que ganhou o Curry Stone Design Prize em 2012. O curso de 8 semanas foca no desenho de escolas resistentes para as vítimas do furacão Haiyan, que arrasou as Filipinas em novembro de 2013. No final do curso, que é essencialmente uma versão online de um estúdio de projeto colaborativo, um júri internacional selecionará as melhores propostas para sua futura implantação. A próxima edição do curso terá início no dia 1 de setembro de 2014.

Os outros quatro cursos são:

Sobre este autor
Cita: Whelan, Jennifer. "MIT, Harvard e TU Delft oferecem cursos online gratuitos de arquitetura" [Four Ways to Learn About Architecture for Free] 04 Jul 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/623413/mit-harvard-e-tu-delft-oferecem-cursos-online-gratuitos-de-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.