Os artistas britânicos Tony Hornecker e William Farr apresentam no MAC Quinta Normal o resultado da viagem que realizaram por várias regiões do Chile, construindo exóticos abrigos com materiais reciclados encontrados em cada lugar. Punta de Choros, Cobquecura e Chiloé foram alguns lugares escolhidos para completar um total de 5 casa e viver em cada uma delas por volta de 3 meses. Um projeto de exploração que propõe uma reflexão sobre o que significa uma casa e sua condição de habitabilidade, descobrindo a essência do refúgio e os elementos básicos que requeremos para encontrar a comodidade.
Saiba mais detalhes a seguir.
Descrição dos Artistas. Tony Hornecker e Wiliam Farr, dois artistas britânicos que têm seu escritório em Londres, sonharam com uma viagem através do mundo em que criariam casas de materiais com os materiais que recolhessem e encontrassem ao longo do caminho. Em cada casa, viveriam um tempo - até que as construções e o clima permitisse - e depois continuariam a viagem até outro destino.
Esse projeto de exploração propunha uma reflexão sobre o que significa uma casa e sua condição de habitabilidade, perguntando-se sobre a essência do refúgio e sobre os elementos básicos que requeremos para encontrar a comodidade.
O artistas partiram de Santiago em março de 2013, com um mapa do Chile e da Rota 5 até o sul como referência. No total completaram cinco casas: criaram sua primeira casa em um bosque próximo a Cobquecura; a segunda, ao sul de Chilóe e chegaram depois à Punta de Choros no norte do Chile. As casas foram criadas através do elementos encontrados no lugar: o que foi jogado ao mar, deixado no caminho, abandonado em um moinho, etc. Viveram em cada uma durante três meses.
Atualmente, essa exposição está no MAC Quinta Normal apresentando-se em duas partes; um work in progress na parte da frente do museu que se tornará na sexta casa realizada por Hornecker, a modo de site specific; e uma exposição fotográfica com o registro total da viagem, na Sala de Fotografia Emergente, com fotografias realizadas por William Farr, juntamente com os elementos, objetos da viagem, documentos e um vídeo.
Para mais informações sobre a exposição acesse:
Exposição: Tony Hornecker apresenta seus lares efêmeros no MAC Quinta Normal / Chile