Reforma do Apartamento Nàpols. Projetar o Vazio / Allaround Lab

Reforma do Apartamento Nàpols. Projetar o Vazio / Allaround Lab - Imagem 2 de 18Reforma do Apartamento Nàpols. Projetar o Vazio / Allaround Lab - Fotografia de InterioresReforma do Apartamento Nàpols. Projetar o Vazio / Allaround Lab - Fotografia de Interiores, Cama, DormitórioReforma do Apartamento Nàpols. Projetar o Vazio / Allaround Lab - Imagem 5 de 18Reforma do Apartamento Nàpols. Projetar o Vazio / Allaround Lab - Mais Imagens+ 13

  • Arquitetos: Allaround Lab
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  65
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2023
  • Fotógrafo
    Fotografias:José Hevia
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cubro, Ikea, Klein
  • Arquitetos Responsáveis: Noelia de la Red, Jordi Ribas
  • Colaboradores: Mònica Piqué
  • Cidade: Barcelona
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Reforma do Apartamento Nàpols. Projetar o Vazio / Allaround Lab - Imagem 2 de 18
© José Hevia
Reforma do Apartamento Nàpols. Projetar o Vazio / Allaround Lab - Fotografia de Interiores
© José Hevia

Descrição enviada pela equipe de projeto. Não se trata de reabilitar um pequeno apartamento construído em 1910 no Eixample de Barcelona. Este projeto se insere na pesquisa teórica e prática "Projetar o vazio", que defende a transformação do conceito de habitação, deixando de considerá-la como uma mercadoria definida por seu valor de mercado para entendê-la como uma infraestrutura definida por seu potencial de uso.

Reforma do Apartamento Nàpols. Projetar o Vazio / Allaround Lab - Fotografia de Interiores
© José Hevia

A partir de uma habitação com mais quartos do que janelas, a proposta consiste em abrir e esvaziar o espaço. As divisórias existentes são eliminadas e, a partir da definição de dois elementos, a cozinha e o banheiro, o que chamamos de "os meios mínimos para habitar um lugar", uma série de vazios não programados são estabelecidos com o potencial para abrigar diferentes usos. A presença de mais de uma porta nesses vazios permite um percurso contínuo, facilitando que diferentes atividades possam ocorrer simultaneamente.

Reforma do Apartamento Nàpols. Projetar o Vazio / Allaround Lab - Fotografia de Interiores, Cama, Dormitório
© José Hevia
Reforma do Apartamento Nàpols. Projetar o Vazio / Allaround Lab - Imagem 17 de 18
Planta
Reforma do Apartamento Nàpols. Projetar o Vazio / Allaround Lab - Imagem 15 de 18
© José Hevia

A cozinha, transformada em uma peça de mobiliário, torna-se o epicentro do projeto. Por outro lado, a utilização de azulejos vidrados contribui para enfatizar e definir a área de circulação relacionada a ela, embora ao mesmo tempo dissolva seus limites ao se introduzir em outros cômodos. Quanto ao banheiro, funciona como um receptáculo que integra os painéis móveis, permitindo segregar o espaço de acordo com as necessidades. Dessa forma, o vazio, articulado apenas por esses dois elementos, transforma a arquitetura em um quadro de possibilidades, oferecendo ao morador a capacidade de montar e remontar suas condições de ocupação.

Reforma do Apartamento Nàpols. Projetar o Vazio / Allaround Lab - Imagem 5 de 18
© José Hevia
Reforma do Apartamento Nàpols. Projetar o Vazio / Allaround Lab - Imagem 18 de 18
Axonométrica
Reforma do Apartamento Nàpols. Projetar o Vazio / Allaround Lab - Imagem 13 de 18
© José Hevia

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Reforma do Apartamento Nàpols. Projetar o Vazio / Allaround Lab" [Nàpols. Proyectar el Vacío / Allaround Lab] 29 Fev 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1013526/reforma-do-apartamento-napols-projetar-o-vazio-allaround-lab> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.