Pavilhão das Orquídeas / CCA Centro de Colaboración Arquitectónica

Pavilhão das Orquídeas / CCA Centro de Colaboración Arquitectónica - Fotografia de ExteriorPavilhão das Orquídeas / CCA Centro de Colaboración Arquitectónica - Fotografia de InterioresPavilhão das Orquídeas / CCA Centro de Colaboración Arquitectónica - Fotografia de ExteriorPavilhão das Orquídeas / CCA Centro de Colaboración Arquitectónica - Fotografia de Interiores, AçoPavilhão das Orquídeas / CCA Centro de Colaboración Arquitectónica - Mais Imagens+ 22

Puerto Escondido, México
  • Arquiteto Responsável: Bernardo Quinzaños
  • Equipe: Begoña Manzano, Andrés Suárez, Miguel Izaguirre, Florencio de Diego, Carlos Cruz Ay, Javier Castillo, Carlos Molina, Fernanda Ventura
  • Programa: Cultural
  • Cliente: Fundação Casa Wabi
  • Cidade: Puerto Escondido
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
Pavilhão das Orquídeas / CCA Centro de Colaboración Arquitectónica - Fotografia de Exterior
© Rafael Gamo

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Pavilhão das Orquídeas, projetado para a Casa Wabi e inaugurado em 3 de fevereiro de 2024, está localizado nos arredores de Puerto Escondido, entre o mar e as montanhas. Trata-se de uma estrutura de madeira, permanente, sustentável e leve, dedicada à conservação das orquídeas na região de Oaxaca, que estabelece uma sólida relação entre a diversidade biológica e cultural da paisagem.

Pavilhão das Orquídeas / CCA Centro de Colaboración Arquitectónica - Fotografia de Interiores
© Rafael Gamo

Ao projetar o Pavilhão, nossa pesquisa deixou claro que para que as orquídeas cresçam, floresçam e sejam colhidas, era necessário criar um ambiente propício para o seu desenvolvimento: úmido, parcialmente sombreado e bem ventilado.

Pavilhão das Orquídeas / CCA Centro de Colaboración Arquitectónica - Imagem 25 de 27
Corte Perspectivado

Mas o mais interessante é a filosofia japonesa do Wabi-Sabi, que acredita que a beleza e a harmonia estão na simplicidade, na imperfeição e no não convencional, e sua relação com as ricas e complexas tradições da costa de Oaxaca, o vernacular, os materiais de origem local (cerâmica de barro, palma e madeira) e a alta qualidade das obras dos artesãos locais.

Pavilhão das Orquídeas / CCA Centro de Colaboración Arquitectónica - Fotografia de Interiores, Viga
© Jaime Navarro

Então pensamos na palavra japonesa Ikigai (生き甲斐, "a razão de ser") que poderia ser traduzida como a felicidade de estar ocupado. O termo é composto por duas palavras japonesas: iki (生き, que significa "vida ou estar vivo") e kai (甲斐, que significa "um efeito, resultado, fruto ou valor", sendo "o propósito da vida".

Pavilhão das Orquídeas / CCA Centro de Colaboración Arquitectónica - Fotografia de Interiores, Janela, Viga
© Rafael Gamo

Quando alguém descobre seu propósito, sua vocação, é mais provável que desfrute de uma vida longa e saudável. No entanto, é fácil se perder no estresse e no barulho de nossa rotina diária, por isso precisamos reservar um espaço, tirar um momento para relaxar, neste caso, com as orquídeas.

Pavilhão das Orquídeas / CCA Centro de Colaboración Arquitectónica - Fotografia de Exterior, Floresta
© Rafael Gamo

Ao adentrar o pavilhão, você respira o frescor da umidade, ouve o suave tilintar das gotas, sente os ventos cruzados e, talvez com sorte, consegue reconectar-se com sua essência, descobrir seu propósito, seu Ikigai.

Pavilhão das Orquídeas / CCA Centro de Colaboración Arquitectónica - Fotografia de Interiores, Aço
© Rafael Gamo

Nosso pavilhão se concentra em três elementos principais:
Primeiro, o pavilhão é uma máquina simples e austera, 12 umidificadores de barro usam a gravidade para gerar um ambiente úmido dentro da estrutura que abriga as orquídeas da costa de Oaxaca.
Em segundo lugar, ele aproveita materiais e técnicas construtivas simples, como a madeira da região e peças de cerâmica de barro feitas sob medida em fornos locais de alta temperatura.
E terceiro, ele é um santuário para as orquídeas, ao mesmo tempo em que busca despertar um profundo senso de Ikigai em quem o visita.

Pavilhão das Orquídeas / CCA Centro de Colaboración Arquitectónica - Imagem 27 de 27
Diagrama de Funcionamento
Pavilhão das Orquídeas / CCA Centro de Colaboración Arquitectónica - Fotografia de Interiores, Viga
© Jaime Navarro
Pavilhão das Orquídeas / CCA Centro de Colaboración Arquitectónica - Fotografia de Interiores, Viga
© Rafael Gamo

O principal elemento que permite que as orquídeas prosperem é um ambiente úmido. As intricadas raízes, ramos e folhas capturam água do ar, do solo e de todas as superfícies circundantes. Uma série de tigelas de barro cheias de água em forma de pirâmide repousam no topo de uma estrutura de madeira simples. As tigelas filtrarão lentamente pequenas gotas de água que cairão no chão, permitindo a irrigação por gotejamento. A água é coletada por bandejas de base de barro que estarão permanentemente úmidas. A brisa e o calor permitirão que as orquídeas bebam água diretamente do ambiente sem a necessidade de serem regadas manualmente.

"A vida é a essência da umidade, e a umidade é a essência da beleza" - Derek Zoolander

Pavilhão das Orquídeas / CCA Centro de Colaboración Arquitectónica - Fotografia de Exterior
© Jaime Navarro

Para os hóspedes da Casa Wabi, o pavilhão das orquídeas oferece um refúgio onde podem descansar e desfrutar de água fresca após uma longa caminhada. Ao lembrar que os primeiros passos da humanidade foram dados à sombra de uma árvore, o pavilhão convida a uma experiência contemplativa, já que a água que os visitantes bebem é a mesma que nutre as orquídeas.

Pavilhão das Orquídeas / CCA Centro de Colaboración Arquitectónica - Fotografia de Interiores, Viga
© Jaime Navarro
Pavilhão das Orquídeas / CCA Centro de Colaboración Arquitectónica - Imagem 24 de 27
Plantas

O som das gotas caindo nas tigelas cria uma harmonia entre os ciclos naturais e a atividade humana. Este espaço fresco e parcialmente submerso transforma o horizonte e a perspectiva dos visitantes à medida que descem ao nível do solo, oferecendo uma oportunidade não apenas para apreciar a diversidade de espécies de orquídeas, mas também para se conectar com a humilde raiz da vida em um estado de harmonia.

Pavilhão das Orquídeas / CCA Centro de Colaboración Arquitectónica - Imagem 14 de 27
© CCA Centro de Colaboración Arquitectónica

A Fundação Casa Wabi é uma organização sem fins lucrativos que promove o diálogo entre a arte contemporânea e as comunidades locais em suas três localizações: Puerto Escondido, Cidade do México e Tóquio. O nome deriva da filosofia japonesa do Wabi-Sabi, que acredita em encontrar a beleza e a harmonia na simplicidade, imperfeição e não convencionalidade. Sua missão é construir desenvolvimento social por meio da arte, o que é realizado por meio de cinco programas fundamentais: residências, exposições, cerâmica, cinema e uma biblioteca móvel.

Pavilhão das Orquídeas / CCA Centro de Colaboración Arquitectónica - Fotografia de Exterior, Floresta
© Rafael Gamo

Nos últimos anos, a fundação inaugurou um Pavilhão de Barro projetado pelo Arquiteto Português Álvaro Siza (Pritzker, 1992), um Pavilhão do Guayacán do estúdio mexicano Ambrosi Etchegaray, um Galinheiro do arquiteto japonês Kengo Kuma, um Pavilhão de Composta dos arquitetos paraguaios Solano Benítez e Gloria Cabral, e mais recentemente, o Forno de alta temperatura e jardins do arquiteto mexicano Alberto Kalach. O objetivo desses pavilhões é fornecer espaços utilitários para o desenvolvimento dos programas da fundação.

Pavilhão das Orquídeas / CCA Centro de Colaboración Arquitectónica - Fotografia de Exterior, Orla, Jardim
© Jaime Navarro

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Puerto Escondido, Oax., México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Pavilhão das Orquídeas / CCA Centro de Colaboración Arquitectónica" [Pabellón de las Orquídeas / CCA Centro de Colaboración Arquitectónica] 23 Fev 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1013353/pavilhao-das-orquideas-cca-centro-de-colaboracion-arquitectonica> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.