-
Arquitetos: WeStudio
- Área: 140 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Marcos A. Sousa
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projecto de reabilitação do apartamento na Rua Raimundo Macedo procurou uma interpretação do desenho inicial dos arquitectos José Carlos Magalhães Carneiro e João Serôdio atendendo a novas relações espaciais quanto ao tema de habitar. O edifício é constituído por 9 fracções de tipologia T3, com acessos directos a partir da Rua ao nível do rés-do-chão e um acesso em galeria às tipologias duplex no primeiro e segundo piso. O acesso ao apartamento é feito pela galeria, parcialmente exterior, que distribui o acesso às restantes fracções do piso 1. O rés-do-chão do edifício é também composto por áreas de jardim cuja vegetação se revela como um importante elemento para a caracterização do edifício pelo exterior, mas também pelo enquadramento interior estabelecido, tendo em conta o filtro natural que é criado.
O apartamento é constituído por uma zona social e de serviço no primeiro piso e num segundo piso a zona privada de quartos e respectivas instalações sanitárias. A intervenção procurou estabelecer novas relações espaciais mais convenientes ao tipo de habitar que hoje em dia se verifica. Assim, o acesso à casa de banho de serviço foi reposicionado e foi incorporado um “passa-pratos” na relação da cozinha com a zona de jantar. Desta forma, alterados os acessos a estes espaços foi importante incorporar um novo desenho de carpintarias que representasse o que de novo se tratava, introduzindo um novo tema da cor na casa.
A restante intervenção procurou a manutenção dos restantes espaços incorporando materiais que se adequassem à data de construção do edifício. Foi também tida em conta uma estratégia de climatização que pelo recurso à instalação de um recuperador de calor a lenha de aquecimento central distribui o aquecimento pelos diversos radiadores da habitação de uma forma sustentável.