Casa Patio Guapuruvu / Estudio Piloti Arquitetura

Casa Patio Guapuruvu / Estudio Piloti Arquitetura - Fotografia de Exterior, FachadaCasa Patio Guapuruvu / Estudio Piloti Arquitetura - Fotografia de Interiores, MadeiraCasa Patio Guapuruvu / Estudio Piloti Arquitetura - Fotografia de ExteriorCasa Patio Guapuruvu / Estudio Piloti Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Madeira, Cadeira, VigaCasa Patio Guapuruvu / Estudio Piloti Arquitetura - Mais Imagens+ 25

Camanducaia, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  210
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Pedro Kok
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Ekomposite , Kingspan - ISOESTE, Rothoblass
  • Arquiteto Líder: Luis Claudio Marques Dias, Vivian hori Hawthorne
  • Colaboradora: Luiza Amato Iazzetti
  • Fck Engenharia / Projetos Complementares Estrutura, Elétrica E Hidráulica: Caue Carromeu
  • Mão De Obra Local: Tiago da Silva Morais e equipe
  • Pica Pau / Carpintaria: Luciano Rosa Honório
  • Cidade: Camanducaia
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa Patio Guapuruvu / Estudio Piloti Arquitetura - Fotografia de Exterior, Floresta
© Pedro Kok

Descrição enviada pela equipe de projeto. O sítio está localizado a 1250 m de altitude na serra da Mantiqueira no município de Camanducaia, em um terreno com 20.000m², com pendente para a face norte. Essa orientação privilegia a implantação da casa que se abre para as vistas da serra e se fecha para o vento frio do sul.

Casa Patio Guapuruvu / Estudio Piloti Arquitetura - Fotografia de Exterior, Fachada
© Pedro Kok

O projeto nasce da ideia do pátio. O programa da casa se organiza em 3 blocos ao redor do desse pátio de 10x10m: a casa principal, o galpão e a casa de hóspedes com duas unidades. O acesso a cada volume é independente dando flexibilidade às diversas atividades possíveis. O pátio é espaço de encontro, seja nas atividades agrícolas do dia a dia (secar e separar grãos e hortaliças), seja nos momentos de descanso, festejos ou contemplar uma fogueira com o céu estrelado.

Casa Patio Guapuruvu / Estudio Piloti Arquitetura - Fotografia de Exterior, Janela
© Pedro Kok

A implantação da casa em um nível intermediário do terreno permitiu duas “camadas” de vistas. A mata preservada mais próxima onde se avistam e escutam os animais, e o vale com uma montanha ao fundo onde se percebem as mudanças na paisagem: chuva, vento e sol.

Casa Patio Guapuruvu / Estudio Piloti Arquitetura - Imagem 24 de 30
implantação

O sistema construtivo pensado buscou a rapidez e valor baixo da construção, além da facilidade de entendimento do projeto pelos construtores locais. As paredes de taipa foram executadas por uma empresa especializada e são apoiadas sobre o baldrame de concreto aparente. Os pisos (exceto o pátio) são de concreto polido sobre placas de isopor para ter isolamento térmico. A cerâmica do piso do pátio buscou resgatar os espaços de secagem de café das fazendas históricas.

Casa Patio Guapuruvu / Estudio Piloti Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Pedro Kok
Casa Patio Guapuruvu / Estudio Piloti Arquitetura - Fotografia de Exterior
© Pedro Kok

Ao longo do dia a temperatura varia muito, os dias são quentes e as noites frias mesmo no verão. Exceto no galpão, o sistema construtivo adotado buscou o isolamento e inércia térmica. Para as casas principal e de hóspedes, a cobertura de telhas metálicas com isolamento se apoiam em estrutura de madeira laminada colada e paredes de taipa de pilão de 30cm. Para o galpão, espaço de ferramentas e lavanderia, optou-se pela economia de recursos, utilizando laje painel e estrutura de concreto aparente sobre paredes de alvenaria convencional e fechamento com cobogós de tijolo cerâmico da região.

Casa Patio Guapuruvu / Estudio Piloti Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Madeira, Cadeira, Viga
© Pedro Kok
Casa Patio Guapuruvu / Estudio Piloti Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Viga, Janela, Cadeira
© Pedro Kok
Casa Patio Guapuruvu / Estudio Piloti Arquitetura - Imagem 26 de 30
Planta Térreo
Casa Patio Guapuruvu / Estudio Piloti Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Viga
© Pedro Kok

O sistema de tratamento de esgoto é ecológico, através do uso de bacia de evapotranspiração com bananeiras que evaporam a água depurada por bactérias. A água captada da chuva infiltra no solo novamente para alimentar o lençol freático.

Casa Patio Guapuruvu / Estudio Piloti Arquitetura - Fotografia de Exterior
© Pedro Kok

Todo o projeto foi pensado em reduzir o impacto na paisagem seja no aproveitamento do solo da terraplanagem para subir as paredes de taipa, seja na escolha da madeira proveniente de reflorestamento. A simplicidade dos materiais, deixados em seu estado bruto, busca essa economia de recursos, além de permitir uma reconexão com a matéria que compõe o espaço.

Casa Patio Guapuruvu / Estudio Piloti Arquitetura - Fotografia de Interiores, Madeira
© Pedro Kok

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Patio Guapuruvu / Estudio Piloti Arquitetura" 05 Fev 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1012934/casa-patio-guapuruvu-estudio-piloti-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.