Parque Qianhai Guiwan / Field Operations

Parque Qianhai Guiwan / Field Operations - Fotografia de Exterior, UrbanoParque Qianhai Guiwan / Field Operations - Fotografia de ExteriorParque Qianhai Guiwan / Field Operations - Fotografia de Exterior, Urbano, JardimParque Qianhai Guiwan / Field Operations - Fotografia de InterioresParque Qianhai Guiwan / Field Operations - Mais Imagens+ 11

  • Empresa Supervisora: Zhonghai Supervision Co., Ltd.
  • Empresa Pesquisa: Shenzhen Gongkan Geotechnical Group Co., Ltd.
  • Equipe De Projeto: FIELD OPERATIONS, Xiangming Zhu, National Survey and Design Master, Shanghai Landscape Architecture Design & Research Institute, Shanghai Engineering Construction Consulting and Supervision, Shenzhen Hangcheng Studio
  • Consultoria De Custo: Shenzhen Chengxinhang Engineering Consulting
  • Consultor De Monitoramento Manguezais: Shenzhen University
  • Execução: Guangzhou Pubang Landscape Co., Ltd./ LingNan Eco&Culture-Tourism Co., Ltd. / Shenzhen Zhonglv Environment Group Co., Ltd./ Shenzhen Youkun Sign Engineering Manufacturing Co.,Ltd./Shenzhen Jieshida Industrial Co., Ltd./Shenzhen Dasheng Environmental Art Co., Ltd./Shenzhen Shenhua Mechanical and Electrical Installation Engineering Co., Ltd./ The Second Construction Limited Company of China Construction Eighth Engineering Division/China Railway Guangzhou Engineering Bureau Group Shenzhen Engineering Co., Ltd./China Fifteenth Metallurgical Construction Group Co., Ltd./ China Southwest Architectural Design and Research Institute Corp.Ltd.
  • Clientes: Shenzhen Qianhai Construction & Investment Holding Group
  • Cidade: Shenzhen
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Parque Qianhai Guiwan / Field Operations - Fotografia de Exterior, Urbano
© Holi Photography

“O Parque Guiwan é um exemplar ousado, responsável e equilibrado de uma nova infraestrutura paisagística urbana. Essa transformação de um canal hermético para uma infraestrutura verde em apenas dois anos serve como modelo para todas as cidades costeiras.” - Júri do Prêmio ASLA 2023. Em outubro de 2023, a Sociedade Americana de Arquitetos Paisagistas (ASLA) realizou sua cerimônia anual de premiação em Minneapolis, EUA. Entre os concorrentes internacionais, o projeto Qianhai Guiwan, liderado pela Field Operations, foi o único não americano a receber o Professional General Design Honor Award. Este projeto inovador, reuniu uma equipe multidisciplinar de especialistas de mais de 19 áreas, incluindo geologia, mobilidade, arquitetura e engenharia estrutural. Ele serve como testemunho da habilidade da China na construção e inovação, pois a equipe enfrentou coletivamente um desafio global com inovação audaciosa e dedicação inabalável. Vale ressaltar que membros principais da equipe da Field Operations, envolvidos desde 2016, representaram orgulhosamente o projeto na prestigiosa cerimônia de premiação. Por meio de sua abordagem pioneira e engenharia de ponta, Qianhai Guiwan está não apenas remodelando a paisagem, mas também transformando a maneira como as pessoas vivem, oferecendo uma contribuição distinta para o avanço da sociedade.

Parque Qianhai Guiwan / Field Operations - Imagem 16 de 16
Planta
Parque Qianhai Guiwan / Field Operations - Fotografia de Exterior, Floresta
© Holi Photography
Parque Qianhai Guiwan / Field Operations - Fotografia de Exterior, Jardim
© Holi Photography

Memorial do Projeto. O Parque Guiwan é o primeiro "dedo d'água" a ser construído na "Cidade das Águas de Qianhai", uma urbanização inovadora e sustentável. Como núcleo verde, o Parque Guiwan sustenta o centro da cidade e cria uma infraestrutura azul-verde em grande escala para gerenciamento de águas pluviais, proteção contra enchentes e recuperação de habitats. Um parque costeiro contínuo, o Guiwan possui 51.000 metros quadrados de manguezais, 18.000 metros quadrados de áreas úmidas de água doce e 255.000 metros quadrados de parque, naturalizando o corredor de marés e criando uma harmonia entre beleza e desempenho ecológico. O parque combina funções ecológicas, sociais e urbanas com zonas que apoiam esportes, lazer, recreação e exploração da natureza, criando uma "hiper-natureza" que reúne ecologia e fortalece uma rede urbana.

Parque Qianhai Guiwan / Field Operations - Fotografia de Exterior, Urbano, Jardim
© ZC Studio
Parque Qianhai Guiwan / Field Operations - Fotografia de Exterior
© Holi Photography

Da "Cidade das Águas de Qianhai" ao Parque Guiwan. A "Cidade das Águas de Qianhai" cria uma nova identidade para uma região costeira com cinco distritos de desenvolvimento definidos por grandes "dedos d'água" entre os bairros. Essa estrutura delineia uma estratégia para uma cidade mais resiliente e ecológica. O Parque Guiwan é o primeiro de cinco "dedos d'água" a ser construído em Qianhai. O parque oferece uma instalação única integrando infraestrutura azul-verde com programas de recreação ativa e passiva, ecologia, habitat e cultura, centrados em um canal de marés que protege a cidade e a área interna de inundações e melhora a qualidade da água. Como um parque central, esse espaço aberto em grande escala é fundamental para as necessidades da cidade à medida que se desenvolve. O parque de 2,2 quilômetros de comprimento e 45 hectares incorpora uma programação que atende a um contexto mais urbano ao oeste e se transforma à medida que se torna mais residencial ao leste. Ao sincronizar uma rede pedonal, sistema de coberturas, áreas úmidas, canais e superfícies suaves, o Parque Guiwan cultiva a interação entre eles, promovendo um ecossistema integrado.

Parque Qianhai Guiwan / Field Operations - Imagem 14 de 16
Diagrama
Parque Qianhai Guiwan / Field Operations - Fotografia de Exterior, Orla, Jardim
© Holi Photography

Desempenho Ecológico. Os três platôs do Parque Guiwan - floresta, área úmida de água doce e área úmida de água salgada - acomodam uma mudança acentuada de elevação entre a rua principal do parque, que fica a 6 metros acima do nível do mar, e o nível da água do canal central, que varia de -1 a 2,0 metros. Como parte das "cidades esponjas" da China, o parque e seus platôs absorvem e tratam a água da chuva, incluindo a água das vias circundantes, capturando 90% da precipitação anual e reduzindo a poluição de fontes difusas em 72%. O Parque Guiwan utiliza estratégias de desenvolvimento de baixo impacto para o gerenciamento de águas pluviais, incluindo valas de grama e cascalho ao longo das principais vias, jardins de chuva com um cinturão verde e tanques subterrâneos para um sistema de filtragem e reutilização da água da chuva.

Parque Qianhai Guiwan / Field Operations - Fotografia de Exterior, Floresta
© Holi Photography
Parque Qianhai Guiwan / Field Operations - Fotografia de Exterior
© Holi Photography

Biodiversidade e Recuperação de Habitats. O Parque Guiwan apresenta uma topografia costeira e contínua que incorpora plantas subtropicais nativas, incluindo 51.000 metros quadrados de manguezais que expandiram de 3 para 17 espécies. Os diversos "terrenos vivos" do parque incluem florestas, bosques, gramados, áreas úmidas de água doce e áreas úmidas de água salgada que aumentam a biodiversidade e criam condições de habitat novas e únicas. Houve um reaparecimento de muitas espécies nativas da região, incluindo garças, garças-brancas, maçaricos, peixes-gato e caranguejos. No primeiro ano, as novas áreas úmidas atraíram 21 espécies de macrobentos, contribuindo para um ecossistema marinho saudável.

Parque Qianhai Guiwan / Field Operations - Fotografia de Interiores
© ZC Studio

Parque Inteligente. O Parque Guiwan incorpora tecnologia que monitora solo, irrigação, insetos, níveis de água e condições das árvores. Esses dados são usados pela equipe de manutenção para apoiar as operações e monitorar o desenvolvimento e amadurecimento das espécies do parque. Os mesmos dados foram usados em parcerias com instituições locais para entender melhor a restauração ecológica em ambientes urbanos, utilizando o Parque Guiwan como estudo de caso. Além disso, um aplicativo para visitantes permite que eles naveguem pelo parque em uma visita digital e aprendam mais sobre seus benefícios ecológicos.

Impacto. O Parque Guiwan estabelece um novo padrão, criando um parque vibrante que combina design com desempenho ecológico e interação social. À medida que as cidades costeiras enfrentam os efeitos das mudanças climáticas, o Parque Guiwan serve como exemplo de reabilitação ecológica em um local danificado, abrindo caminho para uma cidade mais resiliente que aproveita o impacto de uma infraestrutura azul-verde em grande escala enquanto cria espaços abertos e restaurativos.

Parque Qianhai Guiwan / Field Operations - Fotografia de Exterior
© Holi Photography

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Qianhai, Nanshan, Shenzhen, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Parque Qianhai Guiwan / Field Operations" [Qianhai’s Guiwan Park / Field Operations] 07 Fev 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1012914/parque-qianhai-guiwan-field-operations> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.