Reforma da Escola Liu Lian / FORWARD STUDIO

Reforma da Escola Liu Lian / FORWARD STUDIO - Fotografia de Exterior, UrbanoReforma da Escola Liu Lian / FORWARD STUDIO - Fotografia de Exterior, FachadaReforma da Escola Liu Lian / FORWARD STUDIO - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaReforma da Escola Liu Lian / FORWARD STUDIO - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, CadeiraReforma da Escola Liu Lian / FORWARD STUDIO - Mais Imagens+ 12

  • Arquitetos Responsáveis: Su jinlefu, Xianzhi Zeng
  • Equipe De Projeto: Rushuai Ma, Landu Guo, Zijun Yin, Xiaoyu Liao, Qiwan Qin, Chao Chen
  • Clientes: Bureau of Public Works of Shenzhen, Longgang District、Development and Reform Commission of Shenzhen, Longgang District.
  • Cidade: Shenzhen
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Reforma da Escola Liu Lian / FORWARD STUDIO - Fotografia de Exterior, Fachada
© Tianpei Zeng

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Escola Pingdi Liulian faz parte do Programa Modelo de Economia de Energia e Redução de Carbono "Five Ones" no Distrito de Longgang, China. O design avançado, em colaboração com a Jianxue Design e a CSCEC, combina tecnologias de economia de energia e redução de carbono para concluir a renovação da primeira escola básica de Shenzhen com energia quase zero utilizando a renovação de um prédio existente.

Reforma da Escola Liu Lian / FORWARD STUDIO - Fotografia de Exterior
© Tianpei Zeng
Reforma da Escola Liu Lian / FORWARD STUDIO - Fotografia de Interiores, Escada, Fachada
© Tianpei Zeng

Construir um campus seguro, conveniente, confortável e natural. Após dezenas de anos, não é mais possível atender aos requisitos atuais das atividades escolares. Nos últimos anos, Shenzhen está empenhada em explorar o caminho da construção "quase neutra em carbono" promovendo o desenvolvimento urbano sustentável e de baixo carbono, ajudando Shenzhen a se tornar um modelo de demonstração que alcança o pico de carbono neutro. Antes da renovação, o prédio da escola, as salas de aula, o átrio, o jardim e outros espaços careciam de interação, além dos problemas como instalações e equipamentos antigos, mistura de pessoas e veículos e uso insuficiente do espaço. Esperamos plantar as sementes verdes nas mentes dos alunos por meio da integração do conceito zero carbono no futuro. O campus renovado se tornará um lugar educacional, confortável e ambientalmente amigável para estudar e viver, fornecendo aos alunos melhores recursos educacionais e experiências de aprendizado. A simplória imagem externa da entrada e a organização caótica do tráfego estão sujeitas a problemas de segurança e mobilidade. Os jardins para sequestro de carbono carecem de envolvimento instrucional diário, e professores e alunos carecem de espaço de qualidade para atividades recreativas.

Reforma da Escola Liu Lian / FORWARD STUDIO - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Tianpei Zeng
Reforma da Escola Liu Lian / FORWARD STUDIO - Fotografia de Exterior, Fachada, Aido
© Tianpei Zeng

O objetivo desta renovação é exatamente resolver os problemas de segurança e utilização do espaço, atualizando o campus para que atenda aos requisitos do novo currículo. Além da integração de aprendizado e educação baseados em valores, os alunos serão incentivados a participar de atividades abrangentes de ensino, como aprendizado temático interdisciplinar baseado em projetos e tarefas. O campus foi transformado pela renovação das entradas, ativação de corredores e abertura de espaços. O projeto também gerencia de forma inteligente os terrenos propensos a incidentes para garantir a segurança dos funcionários por meio da segregação de pedestres e veículos. 

Reforma da Escola Liu Lian / FORWARD STUDIO - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Tianpei Zeng
Reforma da Escola Liu Lian / FORWARD STUDIO - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Tianpei Zeng

Uma linha de ensino de baixo carbono, sustentável e inteligente. A construção de um campus verde e de baixo carbono é um projeto sistemático completo, que inclui não apenas a construção de ambientes, mas também a economia de energia e preocupação ambiental da tecnologia, materiais e equipamentos usados no campus. O projeto está intimamente ligado aos materiais e equipamentos verdes da CSCEC, e foi organizada uma linha de ensino de baixo carbono, sustentável e inteligente para o campus. A renovação utiliza mais estruturas de aço e maximiza os métodos de construção modular e pré-fabricados, o que reduz o tempo de construção, o consumo de energia e o impacto no ensino e aprendizado durante o processo de construção. 

Reforma da Escola Liu Lian / FORWARD STUDIO - Janela
© Tianpei Zeng
Reforma da Escola Liu Lian / FORWARD STUDIO - Janela
© Tianpei Zeng

Caixa verde + Jardim de sequestro de carbono: A "Caixa Verde" montada em estrutura de aço não apenas carrega a função de demonstração de carbono zero do campus, mas também fornece geração de energia fotovoltaica, detectando dados de consumo de energia. O Jardim de Sequestro de Carbono é composto por vários módulos de plantas com alto valor de sequestro de carbono. No futuro, o jardim será adotado por turmas e se tornará uma ferramenta para as atividades com os alunos, aumentando sua interação íntima com o meio ambiente natural. Neste jardim, tecnologias verdes como geradores de energia interativos, sistemas de captação de água da chuva e dispositivos de armazenamento e fornecimento fotovoltaico foram incorporados aos módulos verdes, que servirão como um nó importante para expandir o espaço de ensino e comunicação do campus.

Cubo de energia: Ao lado do jardim há outro "Cubo de Energia" que integra geração de energia fotovoltaica, armazenamento, distribuição e consumo flexível de energia - uma caixa inteligente abrangente pesquisada e desenvolvida independentemente pela CSCEC. É o centro de controle de energia de todo o campus, capaz de equilibrar e regular a geração de energia fotovoltaica, além do armazenamento e consumo de energia do prédio. Ao fornecer eletricidade eficiente, estável e flexível para o campus com consumo de energia quase zero, também pode fornecer para a cidade, desempenhando um papel importante na mitigação da pressão do consumo de energia urbana. 

Reforma da Escola Liu Lian / FORWARD STUDIO - Fotografia de Interiores
© Tianpei Zeng
Reforma da Escola Liu Lian / FORWARD STUDIO - Fotografia de Interiores
© Tianpei Zeng

Edifício demonstrativo de energia quase zero: seleciona novos materiais, como lã de rocha isolante de alta eficiência, vidro duplo de baixa emissividade e modelagem de sombra horizontal para atualizar o sistema de fechamento, reduzir o consumo de energia e melhorar significativamente o conforto térmico interno.

Livraria da Sabedoria: A renovação das bibliotecas e salas de aula faz uso de equipamentos em corrente contínua e sistemas inteligentes de IA para reduzir o consumo de energia. Na transformação de todo o campus, a aplicação do "cérebro inteligente" é indispensável. Por meio de sensores e dispositivos de medição, é realizado o monitoramento em tempo real, categorizado e detalhado do consumo de energia do campus e a compreensão das emissões de carbono, o que capacita a escola a visualizar, otimizar e gerenciar dados sobre a capacidade de produção. 

Reforma da Escola Liu Lian / FORWARD STUDIO - Fotografia de Interiores
© Tianpei Zeng
Reforma da Escola Liu Lian / FORWARD STUDIO - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Cadeira
© Tianpei Zeng

Ativação do Campus Carbono Zero. Após a conclusão da renovação do Campus Inteligente da Escola Liu Lian, é possível economizar 28.000 kWh de eletricidade anualmente, reduzir 13 toneladas de emissões de CO₂, o que equivale ao plantio de 3.250 árvores; Todo o campus faz uso total dos recursos fotovoltaicos para aumentar constantemente a geração de energia em 5% -30%, com uma geração anual de 145.000 kWh para o prédio, aumentando a taxa de utilização de energia renovável em 53,77% e basicamente alcançando a autossuficiência no consumo de energia.

Reforma da Escola Liu Lian / FORWARD STUDIO - Fotografia de Exterior, Urbano
© Tianpei Zeng

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Longgang, Shenzhen, Guangdong, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Reforma da Escola Liu Lian / FORWARD STUDIO" [Building Energy Saving Retrofit in Liu Lian Primary School / FORWARD STUDIO] 11 Jan 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1011871/reforma-da-escola-liu-lian-forward-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.