Reforma de Dois Apartamentos / Bajet Giramé

Reforma de Dois Apartamentos / Bajet Giramé - Fotografia de Interiores, DormitórioReforma de Dois Apartamentos / Bajet Giramé - Fotografia de Interiores, JanelaReforma de Dois Apartamentos / Bajet Giramé - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Cadeira, BancadaReforma de Dois Apartamentos / Bajet Giramé - Fotografia de Interiores, Banheiro, TijoloReforma de Dois Apartamentos / Bajet Giramé - Mais Imagens+ 11

  • Arquitetos Responsáveis: Maria Giramé, Pau Bajet
  • Construção : H2o Constructora
  • Cidade: Barcelona
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Reforma de Dois Apartamentos / Bajet Giramé - Fotografia de Interiores, Fachada
© José Hevia

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto de dois apartamentos de amigos interligados em um ático em Poblenou, Barcelona, está relacionado à prática do loft como paradigma da livre apropriação do espaço, em um sentido técnico, político e temporal. Os limites tradicionais, como os de propriedade ou as esferas de lazer, trabalho e estar, se sobrepõem e se misturam. Existem lugares íntimos de uns e de outros, assim como espaços para compartilhar. Relações produzidas por meio de limiares que, por sua vez, regulam interações climáticas entre um interior e um exterior também diluídos.

Reforma de Dois Apartamentos / Bajet Giramé - Fotografia de Interiores, Dormitório
© José Hevia
Reforma de Dois Apartamentos / Bajet Giramé - Imagem 16 de 16
Axonométrica
Reforma de Dois Apartamentos / Bajet Giramé - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Cadeira, Janela, Bancada, Viga
© José Hevia

A intervenção celebra o pragmatismo da planta livre deste edifício industrial de 50.000 m2 de 1970. Com esse objetivo, explora-se uma poética construtiva baseada na sobreposição de estratos e objetos distintos.

Reforma de Dois Apartamentos / Bajet Giramé - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Cadeira, Bancada
© José Hevia
Reforma de Dois Apartamentos / Bajet Giramé - Imagem 15 de 16
Planta
Reforma de Dois Apartamentos / Bajet Giramé - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Cadeira, Pia
© José Hevia

Assim, cada material ou dispositivo dessa paisagem habitacional é mostrado cru e tem certa autonomia, inclusive temporal, para poder ser desfrutado e transformado ao longo do tempo. Os dois ambientes, cada um envolto por uma pele térmica e blocos de concreto de expressão quase têxtil, são mantidos conectados por meio de limiares, translucidez, cortinas e reflexos. Esses recintos foram mantidos inacabados, abertos em alguns pontos, permitindo passagens entre os diferentes locais.

Reforma de Dois Apartamentos / Bajet Giramé - Fotografia de Interiores
© José Hevia
Reforma de Dois Apartamentos / Bajet Giramé - Fotografia de Interiores
© José Hevia

A tipologia do edifício direciona o olhar para uma única fachada frontal, voltada para a favorável orientação marítima da cidade de Barcelona. Uma pequena constelação de dispositivos explora limites entre construção tradicional e produção digital, dando sentido a cada recanto habitável. Móveis em compensado de madeira, produzidos com CNC e montados por encaixe, ocupam o espaço como "pequenos volumes", tornando-se um suporte primário para locais de trabalho, armazenamento e descanso.

Reforma de Dois Apartamentos / Bajet Giramé - Fotografia de Interiores, Banheiro, Tijolo
© José Hevia
Reforma de Dois Apartamentos / Bajet Giramé - Fotografia de Interiores, Banheiro, Iluminação
© José Hevia

Estruturas de aço inoxidável, produzidas a laser e montadas por encaixe e dobra, são conectadas a rotinas de cozimento e limpeza. Em um gesto pragmático, banheiros e instalações são contidos em volumes de gesso acartonado, cujo interior expressa diversas configurações espaciais e cromáticas.

Reforma de Dois Apartamentos / Bajet Giramé - Fotografia de Interiores, Janela
© José Hevia
Reforma de Dois Apartamentos / Bajet Giramé - Fotografia de Exterior, Mesa, Cadeira, Janela
© José Hevia

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:El Poblenou, Sant Martí, Barcelona, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Reforma de Dois Apartamentos / Bajet Giramé" [Renovación Blurring 2 Attics / Bajet Giramé] 03 Jan 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1011539/reforma-de-dois-apartamentos-bajet-girame> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.