Curso "Políticas Habitacionais: Resultados e Desafios"

Laboratório Arq.Futuro de Cidades lança curso sobre políticas habitacionais no Brasil


Entre 29 de janeiro e 3 de fevereiro, o Laboratório Arq.Futuro de Cidades, do Insper, ministrará o curso “Políticas Habitacionais: Resultados e Desafios”. As aulas acontecerão presencialmente na Vila Olímpia, São Paulo, em que os alunos estudarão os diferentes mecanismos adotados na esfera governamental, na busca de soluções e da garantia a um direito constitucional, que é a moradia.

Conforme a Fundação João Pinheiro (2021), o déficit habitacional brasileiro é equivalente a quase seis milhões de casas. As moradias desse estudo são divididas em três categorias: habitações precárias (1.482.585), coabitações (1.358.374) e ônus excessivo com aluguel (3.035.739). É nesse contexto que o curso de curta duração se baseia, além do cenário de concentração de habitações nas periferias e dos interesses de vários atores urbanos.  

Para organizar o curso, os estudantes serão contemplados por três módulos. O tema do primeiro é "Ocupações"; o do segundo, "Programas Habitacionais"; e o terceiro, "Habitações no Centro de São Paulo".


1. Módulo "Ocupações"

Nesta etapa, as aulas abordarão sobre o modelo de habitação por meio das ocupações formais e informais. Além disso, essa parte do curso apresentará os diferentes mecanismos de ocupação e posse de terra. 

No mesmo módulo, haverá uma visita em uma ocupação formal do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) e em uma informal, localizada em regiões mananciais. 

2. Módulo "Programas Habitacionais"

Este módulo tratará do tema de políticas de Habitação de Interesse Social (HIS).  Nessas aulas, os participantes visitarão uma HIS construída pelo setor imobiliário e outra feita pelo setor público.

3. Módulo "Habitações no Centro de São Paulo"

Esse módulo se concentrará nos diferentes tipos de moradias nos centros urbanos. Por isso, os participantes visitarão um exemplo de locação social, a Ocupação 9 de Julho, um loft padrão do setor imobiliário e uma HIS.


-------------------
Serviço – Urbanismo Social e Segurança Pública

Local: Insper – Rua Quatá, 300, Vila Olímpia, São Paulo, SP.
Carga horária: 44 horas.
Início das aulas: 29 de janeiro de 2024.
Fim das aulas: 3 de fevereiro de 2024.
Horário: Segunda a sábado, das 9h às 18h.
Inscrições abertas: https://www.insper.edu.br/educacao-executiva/cursos-de-curta-duracao/insper-cidades/politicas-habitacionais-resultados-e-desafios/
Encerramento das inscrições: 29 de janeiro de 2024.

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Curso "Políticas Habitacionais: Resultados e Desafios"" 19 Dez 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1011320/curso-politicas-habitacionais-resultados-e-desafios> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.