Centro de Arte Cívica Zhuhai Jinwan / Zaha Hadid Architects

Centro de Arte Cívica Zhuhai Jinwan / Zaha Hadid Architects - Fotografia de Exterior, Orla, UrbanoCentro de Arte Cívica Zhuhai Jinwan / Zaha Hadid Architects - Fotografia de Exterior, FachadaCentro de Arte Cívica Zhuhai Jinwan / Zaha Hadid Architects - Fotografia de Interiores, CorrimãoCentro de Arte Cívica Zhuhai Jinwan / Zaha Hadid Architects - Fotografia de Interiores, Janela, VigaCentro de Arte Cívica Zhuhai Jinwan / Zaha Hadid Architects - Mais Imagens+ 39

  • Arquitetos Principais: Zaha Hadid, Patrik Schumacher
  • Diretores De Projeto: Satoshi Ohashi, Charles Walker
  • Diretores Associados De Projeto: Lydia Kim, Yang Jingwen
  • Colaboradores De Projeto: Mei-Ling Lin, Aurora Santana (SD)
  • Líderes De Projeto: Mei-Ling Lin, Elena Scripelliti
  • Equipe Central De Projeto: Armando Bussey, Reza Karimi, Julian Lin
  • Equipe Ca De Projeto: Qi Cao, Kai-Jui Tsao, Mei-Ling Lin, Juan Liu, Yuling Ma, Feifei Fan
  • Equipe De Projeto: Armando Bussey, Marius Cernica, Grace Chung, Nelli Denisova, Xuexin Duan, Kaloyan Erevinov, Nassim Eshaghi, Kate Hunter, Yang Jingwen, Reza Karimi, Ben Kikkawa, Lydia Kim, Julian Lin, Mei-Ling Lin, Valeria Mazzilli, Sareh Mirseyed Nazari, Massimo Napoleoni, Satoshi Ohashi, Yevgeniya Pozigun, Qi Cao, Qiuyu Zhao, Aurora Santana, Hannes Schafelner, Michael Sims, Patrik Schumacher, Sharan Sundar, Maria Touloupou, Chao Wei, Charles Walker, Kai-Jui Tsao, Yuling Ma, Feifei Fan
  • Equipe Concurso: Armando Bussey, Clara Martins, Cristiano Ceccato, Charles Walker, Ed Gaskin, Filippo Nassetti, Jinqi Huang, Juan Liu, Lydia Kim, Julian Lin, Satoshi Ohashi, Paulo Flores, Harry Spraiter, Patrick Schumacher, Houzhe Xu, Simon Yu
  • Instituto De Projeto Local: Beijing Institute of Architecture & Design (South China Centre)
  • Consultoria Estrutural: Beijing Institute of Architecture & Design (South China Centre)
  • Consultoria Sustentabilidade: Guangdong JORJUN Green Building Technology
  • Consultoria Bim: Beijing BIMTechnologie
  • Consultoria Fachada: Zhuhai City Honghai Curtain Wall
  • Consultoria Iluminação: Shenzhen Global Lighting Technology
  • Consultoria Paisagismo: Beijing Institute of Architecture & Design (South China Centre)
  • Consultoria Teatro: Shanghai DeYi Engineering Technology
  • Consultoria Design Gráfico: W&T Design
  • Consultoria Anti Incêndio: Beijing Institute of Architecture & Design (South China Centre)
  • Consultoria: Radio, Film & TV Design and Research Institute
  • Consultoria Acústica: East China Architectural Design & Research Institute (Acoustic & Theatre Special Design & Research Division)
  • Consultoria Interiores: Shenzhen Z&F Culture Construction
  • Execução Paisagismo: Zhuhai Wuyue Landscape Engineering
  • Execução Interiores: Shenzhen Weiye Decoration Group
  • Cidade: Zhuhai
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Centro de Arte Cívica Zhuhai Jinwan / Zaha Hadid Architects - Fotografia de Exterior, Orla, Urbano
© AT OPTOGRAM STUDIO

Descrição enviada pela equipe de projeto. Projetado como um centro de criatividade contemporânea em uma das regiões mais dinâmicas do mundo, o Centro Zhuhai Jinwan está no coração da Aviation New City, um bairro com área construída de 4,78 milhões de metros quadrados que abriga 100.000 residentes e incorpora uma nova infraestrutura cívica, cultural, acadêmica e comercial dentro do distrito de Jinwan, em Zhuhai, China. A Zhuhai Airport Railway, uma extensão da Guangzhou-Zhuhai Intercity Railway, oferece conexões diretas com o centro da cidade de Zhuhai e seu aeroporto, enquanto a nova ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau conecta Shenzhen e Hong Kong a Zhuhai em menos de uma hora.

Centro de Arte Cívica Zhuhai Jinwan / Zaha Hadid Architects - Fotografia de Exterior
© AT OPTOGRAM STUDIO

Integrando três instituições culturais distintas para a cidade (um Centro de Artes Performáticas com um Grande Teatro de 1200 lugares e um teatro multifuncional de 500 lugares retrátil; um Centro de Ciências interativo; e um Museu de Arte), cada ambiente dentro do Centro Zhuhai Jinwan incorpora características únicas que criam diferentes experiências para os visitantes, mas todos são unidos por uma lógica formal e estrutural coerente que se estende por 170 metros de largura de leste a oeste e 270 metros de comprimento de norte a sul.

Centro de Arte Cívica Zhuhai Jinwan / Zaha Hadid Architects - Imagem 15 de 44

Dispostos simetricamente em um eixo central, os dois maiores e os dois menores locais são conectados por uma praça central que serve como um foyer externo compartilhado para todas as instituições culturais. Paredes envidraçadas voltadas para este pátio permitem que os visitantes determinem a individualidade e o caráter de cada local. O Grande Teatro e o Museu de Arte são finalizados em uma paleta clara de materiais, enquanto o Teatro Multifuncional Black Box e o Centro de Ciências são compostos por materiais mais escuros.

Centro de Arte Cívica Zhuhai Jinwan / Zaha Hadid Architects - Fotografia de Interiores, Escada, Fachada, Aço
© Virgile Simon Bertrand

Ecoando os padrões de chevron dos pássaros migratórios voando em formação sobre o sul da China, as coberturas de aço treliçado são configuradas por meio de repetição, simetria e variação de escala; resultando em uma composição de elementos que respondem aos diferentes requisitos funcionais de cada edifício. Essa repetição dos módulos de cobertura autossustentáveis e auto estabilizados otimizou a pré-fabricação, pré-montagem e o uso de construção modular.

Centro de Arte Cívica Zhuhai Jinwan / Zaha Hadid Architects - Fotografia de Interiores
© Virgile Simon Bertrand
Centro de Arte Cívica Zhuhai Jinwan / Zaha Hadid Architects - Fotografia de Interiores, Fachada, Arcada
© Virgile Simon Bertrand
Centro de Arte Cívica Zhuhai Jinwan / Zaha Hadid Architects - Imagem 12 de 44

A estrutura distinta da cobertura une os diferentes ambientes sob uma rede de "cascas" reticuladas que envolvem as quatro alas do centro. Pontes interconectadas e vazios criam uma praça pública em camadas no coração do centro, com vistas para os interiores e também para as avenidas circundantes com seus cafés, restaurantes e instalações educacionais. O projeto otimiza o fluxo intuitivo com luz natural em todas as áreas públicas para melhorar a conectividade, criando espaços cívicos envolventes para os moradores desfrutarem ao longo do dia e da noite.

Centro de Arte Cívica Zhuhai Jinwan / Zaha Hadid Architects - Fotografia de Interiores
© Virgile Simon Bertrand

O interior do Grande Teatro continua a composição da cobertura externa do centro com o posicionamento e ângulo dos painéis de teto otimizados como refletores sonoros. As superfícies de absorção sonora do teatro são projetadas para atender aos mais altos padrões acústicos exigidos para apresentações locais, nacionais e internacionais.

Centro de Arte Cívica Zhuhai Jinwan / Zaha Hadid Architects - Fotografia de Interiores
© Virgile Simon Bertrand
Centro de Arte Cívica Zhuhai Jinwan / Zaha Hadid Architects - Fotografia de Interiores
© Virgile Simon Bertrand

O Museu de Arte adapta as geometrias de chevron da cobertura para enquadrar o átrio principal, que fornece luz natural ao museu ao mesmo tempo em que cria uma superfície vertical contínua para exibir obras de arte. Uma galeria interna, espaços de armazenamento e administrativos estão localizados atrás dessa divisão vertical. Fundindo arquitetura com uma experiência de exposição, uma "fita" vertical contínua branca que circula a rota de exposição do museu é sua característica definidora.

Centro de Arte Cívica Zhuhai Jinwan / Zaha Hadid Architects - Imagem 16 de 44

O interior do Centro de Ciências também traduz a geometria da cobertura para mostrar a inovação científica com exposições interativas que inspiram curiosidade e aprendizado. A sala de palestras do Centro de Ciências é projetada para o programa de demonstrações públicas de experimentos científicos e descobertas do centro.

Centro de Arte Cívica Zhuhai Jinwan / Zaha Hadid Architects - Fotografia de Interiores
© Virgile Simon Bertrand

A base do Centro Cívico de Artes de Zhuhai Jinwan define uma ilha dentro do Lago ZhongXin. Rampas e túneis para pedestres convidam os visitantes a atravessar a superfície do lago até a praça pública central da base, onde pontes pedonais se conectam através de vazios a cada local. Fachadas envidraçadas abrigadas pela cobertura modular proporcionam transparência e dão as boas-vindas à comunidade local nas passarelas à beira do lago e nas praças sob a estrutura em arco. Um anfiteatro externo no lado oeste do centro permite apresentações e atividades ao ar livre.

Centro de Arte Cívica Zhuhai Jinwan / Zaha Hadid Architects - Fotografia de Interiores
© Virgile Simon Bertrand

Construído em concreto, o centro é composto por cinco edifícios estruturalmente separados, cada um com sua própria cobertura de aço externa autossustentável. Apoiadas por apenas 22 pilares e abrangendo um total de 270m x 170m, essas coberturas de aço de forma livre são compostas por geometrias simétricas para permitir que suas estruturas modulares e repetitivas sejam fabricadas fora do local e montadas a partir de apenas dois tipos diferentes de pilares.

Centro de Arte Cívica Zhuhai Jinwan / Zaha Hadid Architects - Fotografia de Interiores, Corrimão
© Virgile Simon Bertrand
Centro de Arte Cívica Zhuhai Jinwan / Zaha Hadid Architects - Fotografia de Interiores, Janela, Viga
© Virgile Simon Bertrand

O paisagismo do centro e do lago circundante é projetado como um elemento integrado na iniciativa da "cidade esponja" de Zhuhai, que visa a permeação natural, armazenamento e reutilização de pelo menos 70% da água da chuva da cidade, usando flora e fauna aquáticas para filtrar os contaminantes naturalmente. Sensores de umidade do solo no sistema de irrigação do paisagismo controlam e reduzem o consumo de água.

Centro de Arte Cívica Zhuhai Jinwan / Zaha Hadid Architects - Fotografia de Exterior, Orla
© Virgile Simon Bertrand

Localizado no clima subtropical da costa sul da China, o vidro duplo isolante do envoltório é otimizado para desempenho térmico e protegido pela cobertura treliçada que incorpora painéis perfurados de alumínio para sombreamento solar externo. As perfurações nos painéis variam de tamanho para permitir diferentes graus de luz solar nos espaços internos do centro, de acordo com seus requisitos de programação, orientação e ganho solar. À noite, essa cobertura ilumina o centro com uma luz refletida suavemente.

Centro de Arte Cívica Zhuhai Jinwan / Zaha Hadid Architects - Fotografia de Exterior, Fachada
© Virgile Simon Bertrand

Sistemas de monitoramento de consumo de energia e qualidade do ar interno com controle inteligente ajustarão automaticamente os ambientes internos do centro para conforto e redução de energia ideais. A recuperação de calor residual será usada para atender a demanda de água quente do centro, com eletrodomésticos conectados ao sistema de reciclagem de água. Projetado para atender aos mais altos níveis das Normas de Avaliação de Edifícios Sustentáveis da China, a seleção e aquisição dos componentes estruturais do centro priorizaram aço reciclado, agregados e outros materiais.

Centro de Arte Cívica Zhuhai Jinwan / Zaha Hadid Architects - Fotografia de Exterior
© Virgile Simon Bertrand

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Jinwan, Zhuhai, Guangdong, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro de Arte Cívica Zhuhai Jinwan / Zaha Hadid Architects" [Zhuhai Jinwan Civic Art Center / Zaha Hadid Architects] 12 Dez 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1010825/centro-de-arte-civica-zhuhai-jinwan-zaha-hadid-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.