Reforma Avorio / Estudio Gonzalo del Val

Reforma Avorio / Estudio Gonzalo del Val - Fotografia de InterioresReforma Avorio / Estudio Gonzalo del Val - Fotografia de Interiores, JanelaReforma Avorio / Estudio Gonzalo del Val - Fotografia de Interiores, Janela, Porta, Iluminação, VigaReforma Avorio / Estudio Gonzalo del Val - Fotografia de Interiores, Cozinha, BancadaReforma Avorio / Estudio Gonzalo del Val - Mais Imagens+ 13

  • Arquiteto Responsável: Gonzalo del Val
  • Cidade: Madri
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Reforma Avorio / Estudio Gonzalo del Val - Fotografia de Interiores
© José Hevia
Reforma Avorio / Estudio Gonzalo del Val - Imagem 15 de 18
Axonométrica
Reforma Avorio / Estudio Gonzalo del Val - Fotografia de Interiores, Viga
© José Hevia

Descrição enviada pela equipe de projeto. As residências em Madri do início do século XX são caracterizadas, de modo geral, por uma distribuição alongada do programa doméstico, resultando em corredores muito longos e pátios internos de pequenas dimensões. Nossa proposta para essa tipologia tradicional consiste em unificar uma série de espaços, eliminando, na medida do possível, distribuidores e corredores, para convertê-los em ambientes com funções.

Reforma Avorio / Estudio Gonzalo del Val - Fotografia de Interiores, Porta
© José Hevia
Reforma Avorio / Estudio Gonzalo del Val - Imagem 16 de 18
Planta original
Reforma Avorio / Estudio Gonzalo del Val - Fotografia de Interiores, Armário
© José Hevia

O estado anterior da casa era organizado com um hall de entrada e um armário, um corredor que levava aos quartos e à cozinha separada, e por último, uma sala apartada do resto da moradia que dá para a fachada externa. A nova distribuição agrupa os principais programas: hall, cozinha e sala, eliminando o corredor entre eles e transformando cada programa doméstico em um objeto com identidade própria.

Reforma Avorio / Estudio Gonzalo del Val - Fotografia de Interiores, Janela
© José Hevia
Reforma Avorio / Estudio Gonzalo del Val - Imagem 17 de 18
Planta intervenção - Corte
Reforma Avorio / Estudio Gonzalo del Val - Fotografia de Interiores, Armário
© José Hevia

Cada ambiente da casa é ocupado por um objeto que qualifica o espaço e faz com que ele funcione de forma específica. A peça principal na entrada é também uma enorme estante que cobre a parede e se dobra na horizontal, resultando em um forro de células onde ilumina e aclimata o espaço. Essa estante espacial é feita com painéis de MDF cru revestidos com uma lâmina de cor baunilha. Um armário embutido serve de apoio para segurar esse L invertido.

Reforma Avorio / Estudio Gonzalo del Val - Fotografia de Interiores, Janela, Porta, Iluminação, Viga
© José Hevia
Reforma Avorio / Estudio Gonzalo del Val - Imagem 14 de 18
Diagrama

O armário visto da sala funciona como um grande cubo de madeira encaixado com a estante. Finalizando essa peça de madeira, encontra-se a entrada da casa, executada com um painel de cor preta. Essa peça, oca e escura, serve de articulação para terminar em uma cozinha aberta e conectada ao hall e à sala. A posição da bancada e a eliminação da parede que separava a cozinha permitem que o corredor seja usado como uma área que torna a tarefa de cozinhar mais lúdica.

Reforma Avorio / Estudio Gonzalo del Val - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada
© José Hevia

Todos os materiais usados nessa obra brincam com uma heterogeneidade radical, atribuindo materiais e cores a cada programa ou peça doméstica. Madeira de cerejeira, alumínio, mármore, cerâmica, madeira clara, marfins e brancos manchados...

Reforma Avorio / Estudio Gonzalo del Val - Fotografia de Interiores, Cozinha, Prateleira, Bancada
© José Hevia

Para otimizar o orçamento da obra, alguns elementos foram mantidos, como o piso de madeira, os caixilhos externos, algumas paredes e forros. Por outro lado, outros elementos são revelados nas demolições como algo valioso, a laje metálica que foi instalada na reconstrução do imóvel fica à vista ao remover o forro que a cobria, ganhando na sala uma altura de mais de três metros.

Reforma Avorio / Estudio Gonzalo del Val - Fotografia de Interiores
© José Hevia

Cornijas, rodapés e molduras de gesso próprios de uma moradia do início do século XX resistem e convivem com vigas metálicas e lajes colaborantes da última grande reforma.

Reforma Avorio / Estudio Gonzalo del Val - Fotografia de Interiores, Armário
© José Hevia

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Madri, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Reforma Avorio / Estudio Gonzalo del Val" [Renovación Avorio / Estudio Gonzalo del Val] 14 Dez 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1010689/reforma-avorio-estudio-gonzalo-del-val> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.